Concurso INSS: saiba como consultar o local de aplicação das provas

Candidatos do concurso INSS poderão consultar o local de aplicação das provas pela internet. É aconselhável imprimir o cartão de confirmação com o endereço.

As provas do concurso INSS estão próximas de serem realizadas e, em breve, a banca organizadora irá liberar a consulta do local de aplicação. De acordo com o Cebraspe, empresa responsável pelo certame, os candidatos poderão verificar onde farão a avaliação a partir do dia 21 de novembro (segunda-feira).

continua depois da publicidade

O Cebraspe informou que cerca de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar da seleção, pleiteando as mil vagas imediatas de Técnico do Seguro Social. Esse cargo é voltado para profissionais de nível médio. Dessa forma, o Instituto Nacional do Seguro Social contabilizou concorrência de 1.023,4 inscritos por vaga.

Como consultar o local das provas do concurso INSS?

Em documento divulgado pela banca organizadora, chamado de Edital n° 4, os candidatos podem ler as principais informações e regras acerca das avaliações. Segundo o texto, será possível consultar o local de aplicação das provas do concurso INSS pela internet a partir do dia 21 de novembro de 2022.

Leia também

Para isso, os interessados deverão seguir o passo a passo abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o site do Cebraspe;
  2. Clicar em "Página de Acompanhamento" ou na opção de consulta individual do local de prova;
  3. Informar CPF e senha cadastrados;
  4. Selecionar a opção de local de prova.

É importante ressaltar que só será possível realizar a avaliação no lugar determinado pela banca. O edital n° 4 ainda informa que é necessário comparecer ao local, pelo menos, uma hora antes do início das provas do concurso INSS. Os candidatos devem portar:

  • Documento de identificação original;
  • Comprovante de inscrição; e
  • Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Veja os detalhes das vagas do concurso INSS

Conforme dito anteriormente, estão sendo oferecidas mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, com lotação em todos os estados brasileiros. Os contratados devem receber remuneração de até R$ 5.905,79, considerando vencimento básico e gratificações. Além disso, é oferecido auxílio-alimentação de R$ 458 mensais.

continua depois da publicidade

Os candidatos que farão a prova do concurso INSS devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar em dia com os direitos políticos e obrigações eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Estar quite com as obrigações militares, para homens.

Como será realizada a prova do concurso INSS?

concurso inss, concorrência por vaga, prova concurso inss, etapas concurso inss

Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

A participação no certame contará com avaliação escrita composta por 120 questões de certo ou errado. O exame está previsto para ser aplicado no dia 27 de novembro de 2022, no turno da tarde, com duração de 3h30. Antes dessa data, os candidatos devem consultar o local da prova do concurso INSS e imprimir o cartão de confirmação.

Na avaliação, serão cobrados conteúdos de:

continua depois da publicidade

O resultado final deve ser divulgado no dia 22 de dezembro, segundo cronograma oficial. A partir disso, os aprovados serão convocados para curso de formação de 180 horas. Aqueles que comparecerem às aulas e forem considerados aptos na prova final devem ser nomeados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade