Inteligência Lógico-Matemática: o que é e como desenvolvê-la no dia a dia

Ainda que pareça limitada aos cálculos matemáticos, essa habilidade permite noções amplas de observação, raciocínio lógico, organização e análise em diferentes circunstâncias.

A Inteligência Lógico-Matemática consiste na capacidade de manipular números e padrões lógicos através do raciocínio crítico. Neste sentido, envolve uma habilidade de analisar situações de forma abstrata, utilizando conceitos científicos para solucionar problemas ou acessar diferentes perspectivas.

continua depois da publicidade

Sobretudo, pessoas com essa habilidade têm maior facilidade para realizar cálculos, mas de um ponto de vista subjetivo tendem a ser mais analíticas. No geral, essa capacidade faz parte da Teoria das Inteligências Múltiplas, cunhada por Howard Gardner a partir da década de 1980.

Como a Inteligência Lógico-Matemática se manifesta?

Em primeiro lugar, a Inteligência Lógico-Matemática envolve um domínio de noções de quantidade e medidas específicas. Sendo assim, conseguem adivinhar a distância exata entre dois pontos e até mesmo se aproximar muito do peso de objetos simplesmente ao segurá-los.

Como consequência, conseguem entender melhor as noções relativas ao tempo, espaço, causa e efeito. Além de serem calculadoras humanas, realizando cálculos complexos mentalmente e em pouco tempo, conseguem interagir facilmente com as diferentes grandezas na natureza.

continua depois da publicidade

Outra característica interessante refere-se ao raciocínio lógico, pois pessoas com ampla Inteligência Lógico-Matemática tendem a encontrar soluções mais rápidas para os problemas no cotidiano. No geral, isso decorre da alta capacidade de raciocínio, oferecendo uma perspectiva mais ampla sobre os problemas.

Nesse caso, a habilidade com números e cálculos matemáticos também oferecem uma facilidade em estabelecer padrões, conexões e criar categorias a partir de diferentes elementos. Portanto, trabalham bem na organização de informações, muitas vezes com sistemas próprios.

Essa característica relacionada à organização e categorização permite que pessoas com a Inteligência Lógico-Matemática desenvolvida consigam ter bons desempenhos em jogos e desafios que envolvem raciocínio. Ainda que sejam expostos a muitos estímulos, conseguem trabalhar a absorção de informações de modo específico para encontrar respostas e caminhos novos.

continua depois da publicidade

Por fim, tendem a ter uma consciência mais ampla, porque lidam constantemente com a observação, controle e pensamento. Assim, conseguem compreender melhor os próprios erros, tendo uma conexão pessoal desenvolvida e um amplo autoconhecimento.

Como desenvolver essa habilidade?

A inteligência é uma habilidade adquirida, treinada e aperfeiçoada ao longo da vida. No caso da Inteligência Lógico-Matemática, estímulos como jogos de raciocínio lógico e cálculo são ferramentas interessantes para desenvolver essa capacidade.

Desde clássicos como o Sudoku ou xadrez até desafios mais atuais, o interessante é encontrar uma atividade lúdica e pedagógica.

continua depois da publicidade

A organização da rotina também estimula essa capacidade, pois demanda a capacidade de categorização e trabalha uma perspectiva mais ampla.

Comumente, o indivíduo precisa encaixar as atividades do cotidiano em caixas de tempo e administrar cada uma ao longo do dia. Desse modo, é comum criar mecanismos e técnicas próprias que se relacionam diretamente com a lógica e o raciocínio.

Atividades de lazer, como visitar museus e exposições, também ajudam nesse processo, porque trabalham diretamente com a análise e observação do indivíduo. Mais do que apreciar uma obra de arte, por exemplo, é interessante pensar em entender a composição, estudando a história e o autor.

No geral, ser um grande curioso e questionador permite que a pessoa entre em contato com outras experiências, perspectivas e informações. Assim, pode trabalhar a categorização, organização de informações e aprender no processo. Portanto, faça perguntas e interaja com pessoas que sabem mais do que você sobre diferentes áreas do conhecimento.

Leia também

você pode gostar também

Como limpar a tela da TV sem estragar? Veja 3 dicas para evitar manchas

São três dicas fáceis, simples e com produtos que você tem em casa, que te ajudarão a limpar a tela da sua TV sem causar estrago ou manchas. Confira.

Vírgula: Quando usar? Guia prático para evitar erros de pontuação

A vírgula é uma das principais pontuações da Língua Portuguesa, mas muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando usar. Pensando nisso, existe um guia prático para evitar erros de pontuação e garantir credibilidade ao discurso.

Conheça 5 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Está querendo turbinar ainda mais o seu aprendizado, concurseiro? Então, fique por dentro dos cinco melhores exercícios para ativar e desenvolver a memória.

Estas 9 profissões são as mais “felizes” do mundo; veja ranking

O ranking das 9 profissões mais felizes do mundo foi desenvolvida pela revista Forbes em parceria com a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Além disso, existem algumas dicas que te ajudam a ser feliz no ambiente de trabalho.

Concurso BBTS: qual conteúdo estudar para a prova?

Se você vai tentar o concurso BBTS em 2023, fique por dentro das disciplinas que serão cobradas pelo edital e saiba como serão as provas.

Horta vertical: conheça 3 tipos incríveis que vão otimizar seu espaço

Modelo de horta vertical é indicado para lugares pequenos, como apartamentos. Confira como otimizar o espaço de casa com 3 tipos incríveis de hortas.