Não sabe se está com o nome sujo? Veja como verificar pelo seu CPF

Ter o nome sujo pode gerar uma série de problemas para o consumidor, que fica impedido de abrir conta bancária e solicitar empréstimos.

Os índices de inadimplência e endividamento no Brasil atingiram um novo recorde em 2022. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 60 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o mês de julho. Para saber se você está nesse grupo, basta verificar pelo CPF.

continua depois da publicidade

Os órgãos de proteção ao crédito e outras plataformas do governo oferecem o serviço de consulta do seu Cadastro de Pessoa Física gratuitamente. A partir disso, é possível ver se você está negativado e quais são as suas dívidas em aberto. Confira abaixo três formas de obter essa informação.

1. Consultar nome sujo na Serasa

Um meio bastante conhecido de fazer a verificação é pelo site da Serasa. Esse órgão de proteção ao crédito possibilita que você veja o que está restringindo o seu CPF e ainda te dá opções de renegociação. Dessa forma, o consumidor pode regularizar sua situação cadastral em alguns minutos.

Leia também

O procedimento para saber se está com o nome sujo é bastante simples:

continua depois da publicidade
  1. Acessar a plataforma online;
  2. Clicar no botão "Consulta Grátis";
  3. Informar CPF e clicar em "Continuar". Se você não tiver uma conta no site, poderá criar uma na mesma hora sem nenhum custo;
  4. Informar a senha cadastrada e clicar em "Continuar".

No seu perfil, será possível verificar o Score Serasa, quantidade de dívidas e várias outras informações. Se tiver algum valor em aberto, você pode verificar quais são as opções de negociação para fazer o pagamento e ficar com as finanças em dia.

2. Verificar CPF pela Receita Federal

Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha um CPF pode verificar se está com o nome sujo por meio da Receita Federal. A consulta é feita pela internet e ainda dá a opção de salvar o comprovante de situação cadastral. Ou seja, permite que você obtenha um documento informando se está ou não negativado.

continua depois da publicidade

O passo a passo para conferir se você tem pendências no seu nome é o seguinte:

  1. Acesse o site do governo federal;
  2. Clique no botão "Iniciar";
  3. Na nova página aberta da Receita Federal, informe seu CPF e data de nascimento;
  4. Depois marque a caixa "Sou humano" e clique em "Consultar".

Você verá um comprovante que conta com algumas informações simples e informa qual é a sua situação. Se estiver "Regular", então não existe nenhuma restrição. Caso o status seja "Pendente de regularização", você poderá consultar o que precisa fazer para limpar o nome.

3. Pesquisa rápida no SPC Brasil

Assim como a Serasa, o SPC Brasil é um órgão de proteção ao crédito em que devedores têm o nome inscrito. Essas pessoas acabam sendo impedidas de pedir empréstimos, emitir passaporte e abrir conta bancária. A consulta do nome sujo pelo CPF no SPC Brasil permite verificar todo o seu histórico financeiro. Para isso, basta:

continua depois da publicidade
  1. Acessar o site do órgão;
  2. Ir na opção "Cadastro Positivo";
  3. Rolar a página até encontrar a opção "Ir para o Portal" e clicar sobre ela;
  4. Na nova página, informar o CPF e clicar em "Avançar";
  5. Informar a senha e clicar em "Entrar".

Quem está utilizando o serviço pela primeira vez deve clicar em "Criar acesso" e se cadastrar. Você pode saber mais sobre o Cadastro Positivo do SPC Brasil no vídeo abaixo:

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade