Não sabe se está com o nome sujo? Veja como verificar pelo seu CPF

Ter o nome sujo pode gerar uma série de problemas para o consumidor, que fica impedido de abrir conta bancária e solicitar empréstimos.

Os índices de inadimplência e endividamento no Brasil atingiram um novo recorde em 2022. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 60 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o mês de julho. Para saber se você está nesse grupo, basta verificar pelo CPF.

Leia também

Os órgãos de proteção ao crédito e outras plataformas do governo oferecem o serviço de consulta do seu Cadastro de Pessoa Física gratuitamente. A partir disso, é possível ver se você está negativado e quais são as suas dívidas em aberto. Confira abaixo três formas de obter essa informação.

1. Consultar nome sujo na Serasa

Um meio bastante conhecido de fazer a verificação é pelo site da Serasa. Esse órgão de proteção ao crédito possibilita que você veja o que está restringindo o seu CPF e ainda te dá opções de renegociação. Dessa forma, o consumidor pode regularizar sua situação cadastral em alguns minutos.

O procedimento para saber se está com o nome sujo é bastante simples:

  1. Acessar a plataforma online;
  2. Clicar no botão “Consulta Grátis”;
  3. Informar CPF e clicar em “Continuar”. Se você não tiver uma conta no site, poderá criar uma na mesma hora sem nenhum custo;
  4. Informar a senha cadastrada e clicar em “Continuar”.

No seu perfil, será possível verificar o Score Serasa, quantidade de dívidas e várias outras informações. Se tiver algum valor em aberto, você pode verificar quais são as opções de negociação para fazer o pagamento e ficar com as finanças em dia.

2. Verificar CPF pela Receita Federal

Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha um CPF pode verificar se está com o nome sujo por meio da Receita Federal. A consulta é feita pela internet e ainda dá a opção de salvar o comprovante de situação cadastral. Ou seja, permite que você obtenha um documento informando se está ou não negativado.

O passo a passo para conferir se você tem pendências no seu nome é o seguinte:

  1. Acesse o site do governo federal;
  2. Clique no botão “Iniciar”;
  3. Na nova página aberta da Receita Federal, informe seu CPF e data de nascimento;
  4. Depois marque a caixa “Sou humano” e clique em “Consultar”.

Você verá um comprovante que conta com algumas informações simples e informa qual é a sua situação. Se estiver “Regular”, então não existe nenhuma restrição. Caso o status seja “Pendente de regularização”, você poderá consultar o que precisa fazer para limpar o nome.

3. Pesquisa rápida no SPC Brasil

Assim como a Serasa, o SPC Brasil é um órgão de proteção ao crédito em que devedores têm o nome inscrito. Essas pessoas acabam sendo impedidas de pedir empréstimos, emitir passaporte e abrir conta bancária. A consulta do nome sujo pelo CPF no SPC Brasil permite verificar todo o seu histórico financeiro. Para isso, basta:

  1. Acessar o site do órgão;
  2. Ir na opção “Cadastro Positivo”;
  3. Rolar a página até encontrar a opção “Ir para o Portal” e clicar sobre ela;
  4. Na nova página, informar o CPF e clicar em “Avançar”;
  5. Informar a senha e clicar em “Entrar”.

Quem está utilizando o serviço pela primeira vez deve clicar em “Criar acesso” e se cadastrar. Você pode saber mais sobre o Cadastro Positivo do SPC Brasil no vídeo abaixo:

Leia também


você pode gostar também

Quem não tem multa na CNH poderá receber benefícios NESTE mês

Motoristas que não cometerão infrações nos últimos 12 meses, ou seja, não têm nenhuma multa na CNH, poderão receber vários benefícios.

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.

Seu direito de dirigir está suspenso? Veja como recorrer e recuperar a CNH

Os condutores possuem o direito de recorrer a qualquer notificação de infração enviada por entidades públicas.