Não sabe se está com o nome sujo? Veja como verificar pelo seu CPF

Ter o nome sujo pode gerar uma série de problemas para o consumidor, que fica impedido de abrir conta bancária e solicitar empréstimos.

Os índices de inadimplência e endividamento no Brasil atingiram um novo recorde em 2022. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 60 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o mês de julho. Para saber se você está nesse grupo, basta verificar pelo CPF.

Os órgãos de proteção ao crédito e outras plataformas do governo oferecem o serviço de consulta do seu Cadastro de Pessoa Física gratuitamente. A partir disso, é possível ver se você está negativado e quais são as suas dívidas em aberto. Confira abaixo três formas de obter essa informação.

1. Consultar nome sujo na Serasa

Um meio bastante conhecido de fazer a verificação é pelo site da Serasa. Esse órgão de proteção ao crédito possibilita que você veja o que está restringindo o seu CPF e ainda te dá opções de renegociação. Dessa forma, o consumidor pode regularizar sua situação cadastral em alguns minutos.

O procedimento para saber se está com o nome sujo é bastante simples:

  1. Acessar a plataforma online;
  2. Clicar no botão “Consulta Grátis”;
  3. Informar CPF e clicar em “Continuar”. Se você não tiver uma conta no site, poderá criar uma na mesma hora sem nenhum custo;
  4. Informar a senha cadastrada e clicar em “Continuar”.

No seu perfil, será possível verificar o Score Serasa, quantidade de dívidas e várias outras informações. Se tiver algum valor em aberto, você pode verificar quais são as opções de negociação para fazer o pagamento e ficar com as finanças em dia.

2. Verificar CPF pela Receita Federal

Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha um CPF pode verificar se está com o nome sujo por meio da Receita Federal. A consulta é feita pela internet e ainda dá a opção de salvar o comprovante de situação cadastral. Ou seja, permite que você obtenha um documento informando se está ou não negativado.

O passo a passo para conferir se você tem pendências no seu nome é o seguinte:

  1. Acesse o site do governo federal;
  2. Clique no botão “Iniciar”;
  3. Na nova página aberta da Receita Federal, informe seu CPF e data de nascimento;
  4. Depois marque a caixa “Sou humano” e clique em “Consultar”.

Você verá um comprovante que conta com algumas informações simples e informa qual é a sua situação. Se estiver “Regular”, então não existe nenhuma restrição. Caso o status seja “Pendente de regularização”, você poderá consultar o que precisa fazer para limpar o nome.

3. Pesquisa rápida no SPC Brasil

Assim como a Serasa, o SPC Brasil é um órgão de proteção ao crédito em que devedores têm o nome inscrito. Essas pessoas acabam sendo impedidas de pedir empréstimos, emitir passaporte e abrir conta bancária. A consulta do nome sujo pelo CPF no SPC Brasil permite verificar todo o seu histórico financeiro. Para isso, basta:

  1. Acessar o site do órgão;
  2. Ir na opção “Cadastro Positivo”;
  3. Rolar a página até encontrar a opção “Ir para o Portal” e clicar sobre ela;
  4. Na nova página, informar o CPF e clicar em “Avançar”;
  5. Informar a senha e clicar em “Entrar”.

Quem está utilizando o serviço pela primeira vez deve clicar em “Criar acesso” e se cadastrar. Você pode saber mais sobre o Cadastro Positivo do SPC Brasil no vídeo abaixo:

Leia também

você pode gostar também

Cientistas descobrem fonte de água renovável na Lua

Em um relatório publicado na revista Nature Geoscience, os cientistas anunciaram que descobriram uma nova fonte renovável de água na Lua para futuros exploradores.

Immet alerta: Tempestades e chuvas intensas em 861 cidades

Novas 861 cidades devem ser atingidas por tempestades e chuvas intensas entre hoje (30/03) e amanhã (31/03), de acordo com alerta do Inmet.

Em quanto tempo eu vou receber o dinheiro esquecido? Confira o prazo

Dinheiro esquecido nos bancos soma mais R$ 5,7 bilhões disponíveis. Veja como fazer a consulta e ver se tem algum valor a receber.

Servidores terão reajuste salarial de 9%; acordo já foi assinado

Governo e representantes da classe trabalhadora assinaram acordo que selou o reajuste dos servidores federais. Vale-alimentação também segue o reajuste; confira.

TST altera regras de pagamento das horas extras; veja o que muda

Mudanças nas horas extras trabalhadas devem beneficiar empregados de todo o país. Decisão do TST já está em vigor.

Brasil terá programa de incentivo à produção de alimentos saudáveis

Objetivo da iniciativa é fomentar a produção de alimentos sem agrotóxicos e conter a queda na diversidade do que é plantado no país.