Negativados podem renegociar dívidas na Serasa; veja como funciona

Através do Serasa Limpa Nome, os brasileiros negativados conseguem acessar condições especiais de renegociação e descontos que chegam a até 90% do valor da dívida.

A princípio, são considerados negativados aquelas pessoas que deixaram de pagar alguma dívida ou que a data de vencimento de alguma conta foi ultrapassada. Como consequência, seus dados são inseridos em bancos de dados da Serasa e do SPC Brasil.

continua depois da publicidade

Entretanto, o atraso de uma conta não significa necessariamente que o nome será inscrito em um órgão de proteção ao crédito, pois isso acontece somente quando o vencimento da conta passou há muito tempo. Atualmente, estima-se que 62 milhões de brasileiros estão negativados, mas existem formas de renegociar essas dívidas. Confira a seguir como renegociar dívidas na Serasa:

Como renegociar dívidas na Serasa?

No geral, a renegociação de dívidas acontecem através do Serasa Limpa Nome, uma plataforma de negociação específica dessa instituição. Por meio dessa ferramenta, pessoas negativadas conseguem condições especiais de pagamento e descontos que podem chegar a 90% do valor total devido.

Leia também

Como um serviço gratuito e 100% digital, estima-se que as negociações podem ser feitas em cerca de três minutos, de forma segura e autenticada. Sobretudo, o Serasa Limpa Nome utiliza uma série de mecanismos de segurança para garantir que as informações dos usuários estejam protegidas.

continua depois da publicidade

Para negociar as dívidas, os brasileiros podem acessar o site do Serasa Limpa Nome e realizar o cadastro a partir do preenchimento de dados pessoais. Posteriormente, basta retornar à página inicial e realizar o login, informando o número de CPF e a senha.

Com o acesso na plataforma, os usuários podem consultar dívidas em atraso, acessando informações como valor original, juros, multa e afins. Depois, clique em “Simule agora” para conhecer as opções de renegociação dessa dívida.

Escolha uma das opções de negociação, tanto pagamento à vista quanto dividindo em parcelas. No caso do parcelamento, é importante definir a quantidade de prestações e a data de vencimento dos boletos. Por fim, emita o boleto e realize os pagamentos.

continua depois da publicidade

Neste caso, o usuário pode pagar no banco de preferência, tanto presencialmente nas agências, através do internet banking, em uma casa lotérica ou por meio da Carteira Digital Serasa. Após a confirmação do pagamento do primeiro boleto, a instituição credora terá até cinco dias úteis para retirar a dívida associada ao seu CPF.

Como evitar golpes nesse processo?

Acima de tudo, confira se você está renegociando a dívida no portal autenticado da Serasa, e não em outros endereços suspeitos. Além disso, confira as informações disponíveis no site, para não enviar suas informações pessoais a qualquer instituição.

continua depois da publicidade

Utilize senhas fortes para acessar dispositivos e aplicativos, sempre monitorando os seus dados através do CPF ou e-mail. Ademais, verifique se as informações dos boletos estão corretas antes de realizar a transferência, como valores devidos e CNPJ da instituição a receber o pagamento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade