Os índices de inadimplência e endividamento no Brasil atingiram um novo recorde em 2022. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais de 60 milhões de brasileiros estavam com o nome sujo até o mês de julho. Para saber se você está nesse grupo, basta verificar pelo CPF.
Os órgãos de proteção ao crédito e outras plataformas do governo oferecem o serviço de consulta do seu Cadastro de Pessoa Física gratuitamente. A partir disso, é possível ver se você está negativado e quais são as suas dívidas em aberto. Confira abaixo três formas de obter essa informação.
1. Consultar nome sujo na Serasa
Um meio bastante conhecido de fazer a verificação é pelo site da Serasa. Esse órgão de proteção ao crédito possibilita que você veja o que está restringindo o seu CPF e ainda te dá opções de renegociação. Dessa forma, o consumidor pode regularizar sua situação cadastral em alguns minutos.
O procedimento para saber se está com o nome sujo é bastante simples:
- Acessar a plataforma online;
- Clicar no botão “Consulta Grátis”;
- Informar CPF e clicar em “Continuar”. Se você não tiver uma conta no site, poderá criar uma na mesma hora sem nenhum custo;
- Informar a senha cadastrada e clicar em “Continuar”.
No seu perfil, será possível verificar o Score Serasa, quantidade de dívidas e várias outras informações. Se tiver algum valor em aberto, você pode verificar quais são as opções de negociação para fazer o pagamento e ficar com as finanças em dia.
2. Verificar CPF pela Receita Federal
Qualquer brasileiro ou estrangeiro que tenha um CPF pode verificar se está com o nome sujo por meio da Receita Federal. A consulta é feita pela internet e ainda dá a opção de salvar o comprovante de situação cadastral. Ou seja, permite que você obtenha um documento informando se está ou não negativado.
O passo a passo para conferir se você tem pendências no seu nome é o seguinte:
- Acesse o site do governo federal;
- Clique no botão “Iniciar”;
- Na nova página aberta da Receita Federal, informe seu CPF e data de nascimento;
- Depois marque a caixa “Sou humano” e clique em “Consultar”.
Você verá um comprovante que conta com algumas informações simples e informa qual é a sua situação. Se estiver “Regular”, então não existe nenhuma restrição. Caso o status seja “Pendente de regularização”, você poderá consultar o que precisa fazer para limpar o nome.
3. Pesquisa rápida no SPC Brasil
Assim como a Serasa, o SPC Brasil é um órgão de proteção ao crédito em que devedores têm o nome inscrito. Essas pessoas acabam sendo impedidas de pedir empréstimos, emitir passaporte e abrir conta bancária. A consulta do nome sujo pelo CPF no SPC Brasil permite verificar todo o seu histórico financeiro. Para isso, basta:
- Acessar o site do órgão;
- Ir na opção “Cadastro Positivo”;
- Rolar a página até encontrar a opção “Ir para o Portal” e clicar sobre ela;
- Na nova página, informar o CPF e clicar em “Avançar”;
- Informar a senha e clicar em “Entrar”.
Quem está utilizando o serviço pela primeira vez deve clicar em “Criar acesso” e se cadastrar. Você pode saber mais sobre o Cadastro Positivo do SPC Brasil no vídeo abaixo: