Índice de inadimplência no Brasil é o maior nos últimos 8 anos; entenda

Dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostram que a inadimplência no Brasil aumentou, sendo mais de 63 milhões de endividados.

De acordo com as informações divulgadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil, índice de inadimplência no Brasil é o maior dos últimos oito anos. Em apenas um ano, foi registrado um aumento de 8,7%, chegando ao patamar de 39,17% de endividados no país.

continua depois da publicidade

Isso significa que, a cada 10 indivíduos adultos, quatro deles estão negativados. Em números concretos, essa situação do Brasil confere 63,27 milhões de pessoas com dívidas atrasadas, sendo o pior resultado da série histórica do levantamento, que reúne dados de 2014 a 2022.

Inadimplência no Brasil é a maior dos últimos oito anos

Inadiplência no Brasil, Índice de inadimplência no Brasil

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Leia também

A média das dívidas das pessoas com nome negativado é de R$ 3.638,22. Considerando todos esses débitos, cada inadimplente devia, em média, para 1,93 de empresas credoras.

O setor credor que concentra a maioria das dívidas é o de Bancos, com 60,05% do total dos débitos. Na sequência, aparece Comércio com 13,23%, seguido pelo setor de água e luz com 10,74% e comunicação com 8,88%.

continua depois da publicidade

Pelos dados do levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC Brasil, é possível traçar um breve perfil dos brasileiros inadimplentes até julho deste ano. Segundo o SPC, mulheres e pessoas da faixa etária entre 30 a 39 anos são os que mais devem no País.

Em relação ao aumento do endividamento no Brasil, o indicador mostra que em julho de 2022 houve crescimento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em suma, são considerados negativados todas aquelas pessoas que deixaram de pagar alguma dívida, ou que a data de vencimento de alguma conta foi ultrapassada. Como consequência, seus dados são inseridos listas de restrição de crédito da Serasa e do SPC Brasil.

continua depois da publicidade

Qual o cenário da inadimplência no país?

Em razão da pandemia da COVID-19, muitos brasileiros acabaram perdendo seus empregos. Dessa maneira, o nível de inadimplência subiu no Brasil, uma vez que a renda dos trabalhadores foi reduzida parcial ou totalmente com a crise de saúde.

Autoridades e especialistas responsabilizam os empréstimos e as dívidas nos cartões de crédito para o crescimento da inadimplência no país. Atualmente, as dívidas com contas básicas de energia e água representam mais de 10% do total de dívida dos brasileiros.

continua depois da publicidade

YouTube video

Como saber se possuo o nome sujo?

Consultar a situação cadastral do seu CPF é simples e o processo é realizado inteiramente de maneira digital. Por meio da verificação, o cidadão pode descobrir se está ou não com seu “nome sujo”.

A verificação está disponível para todos os cidadãos brasileiros e também os estrangeiros que moram ou estão temporariamente no país. Fazer a consulta é fundamental para regularizar quaisquer pendências com o documento.

No site da Serasa, após acessar este endereço eletrônico, será necessário clicar em “Consultar CPF grátis”. Depois de fazer o login ou o cadastro, o cidadão precisa clicar em “Meu CPF” e fazer a consulta. A plataforma também permite negociação de dívida, caso você tenha pendências com alguma empresa que seja parceira do órgão.

Também há possibilidade de consulta no portal e-CAC. Contudo, dependendo do sistema, pode ser necessário ter um certificado digital para acessar o serviço. Da mesma maneira, o site requisita um código de acesso além do CPF e da senha.

Após verificar a situação no e-CAC, caso o CPF esteja na situação “Pendente de regularização”, é preciso consultar as pendências para prosseguir e enviar a documentação necessária.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade