Receita libera consulta do 4° lote da restituição do IR; veja se você recebe

Os cidadãos já podem realizar a consulta do 4° lote da restituição do IR. Pagamentos acontecem no dia 31 de agosto.

A Receita Federal libera, nesta quarta-feira, 24 de agosto de 2022, a consulta ao 4º lote da restituição do IR (Imposto de Renda Pessoa Física). Os pagamentos desse grupo estão previstos para serem feitos na próxima quarta-feira (31). Os valores são depositados na conta bancária informada durante declaração dos contribuintes.

continua depois da publicidade

A ordem dos repasses segue conforme a entrega da declaração. Dessa forma, os brasileiros que enviaram com antecedência foram atendidos nos primeiros lotes. Contudo, aqueles que entregaram a declaração mais tarde, ou tiveram que realizar alguma retificação e reenvio, serão atendidos nas últimas rodadas.

Ainda segundo a Receita Federal, neste lote, serão pagos R$ 6 bilhões para 4.462.564 de contribuintes que declararam o Imposto de Renda em 2022. Os valores incluem ainda o pagamento a contribuintes com prioridade legal.

Restituição do IR em 2022: calendário

Leia também
restituição imposto de renda, restituição irpf

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Calendário da restituição do IR em 2022 conta possui cinco datas. Três lotes foram repassados entre os meses de maio e julho deste ano. Portanto, ainda restam duas datas de pagamento, das quais uma será realizada ainda em agosto, correspondendo ao 4º lote. Confira o restante do cronograma:

continua depois da publicidade
  • Restituição do 4º lote: valores liberados em 31 de agosto de 2022;
  • Restituição do 5º lote: valores liberados em 30 de setembro de 2022.

Pela primeira vez, a Receita Federal passou a permitir que a restituição do Imposto de Renda seja repassada por meio do Pix. Assim, era preciso apenas informar a chave do CPF no momento da declaração para quem optasse por essa forma de transferência.

Caso a pessoa tenha problema com a chave Pix, ou mesmo com a conta bancária, o dinheiro da restituição vai parar automaticamente no Banco do Brasil. O recurso ficará saque pelo prazo de 12 meses. Nesse caso, o interessado pode ter acesso ao recurso em qualquer agência da instituição financeira, no site do BB dedicado à restituição.

continua depois da publicidade

Também é possível obter os valores por meio dos telefones 4004-0001 (para capitais) e 0800-729-0001 (para as demais cidades). Vale ressaltar que o pedido de depósito da restituição do IR tradicional continua funcionando, bastando informar o número da conta e o banco.

Restituição do IR: como fazer a consulta dos pagamentos

O governo, por meio da Receita Federal, disponibiliza plataformas de consulta da restituição do Imposto de Renda. A verificação é realizada de maneira gratuita e fica disponível para todos os contribuintes. Confira as opções:

  • Aplicativo do Meu Imposto de Renda, para celulares com sistemas Android e iOS;
  • Site da Receita Federal;
  • Portal do e-CAC.

É importante lembrar que a consulta costuma ser liberada quando resta uma semana para os pagamentos do próximo lote. Se a restituição não estiver programada para o 4° lote, é provável que ela estará agendada para a rodada seguinte. Dessa maneira, a verificação do 5º lote só ficará no ar a partir do mês de setembro.

continua depois da publicidade

Malha fina

Aqueles que caíram na malha fina em 2022 provavelmente não estarão inclusos na restituição do IR desse ano. De acordo com a Receita Federal, aproximadamente 2 milhões de contribuintes se encontram nessa situação. A malha fina pode ocorrer por omissão de rendimentos, erros em deduções ou informações incorretas do contribuinte.

Aqueles que não concordarem com essa situação estabelecida pela Receita Federal, precisam apresentar os argumentos e provas que justifiquem sua apelação. Caso a pessoa perca, ainda existe a opção de entrar com um processo na Justiça, o que pode demorar anos para ter resultado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade