Imposto de Renda 2022: como saber se eu caí na malha fina

Segundo a receita Federal, 2 milhões de pessoas caíram na malha fina. Confira como consultar sua situação em relação ao Imposto de Renda.

A Receita Federal anunciou que cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022. Essas pessoas serão notificadas pelo órgão em breve. Entretanto, já é possível se adiantar e verificar a situação. Então, veja como saber se você caiu na malha fina.

Leia também

Vale lembrar que quem caiu na malha fina deve responder a Receita Federal. Ao ignorar a notificação, a pessoa pode pagar multas maiores e até ter problemas judiciais, dependendo do caso.

Como consultar a malha fina

A consulta da malha fina pode ser realizada de forma online, por meios diferentes. O interessado pode verificar sua situação por meio do portal e-CAC ou pelo site da Receita Federal.

Além disso, existe a possibilidade de baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Para poder acessar a ferramenta, é necessário informar o CPF e a senha do gov.br. Se a pessoa não tiver conta na plataforma do governo, bastará criar uma nova gratuitamente com seus dados pessoais.

O que fazer se cair na malha fina

De acordo com a Receita Federal, quatro situações costumam fazer com que a pessoa caia na malha fina. São elas:

  • Omissão de rendimentos;
  • Deduções realizadas incorretamente;
  • Divergências entre o Dirf e declaração;
  • Deduções do imposto devido.

Se o contribuinte teve sua declaração identificada com algum problema, deverá receber uma notificação da Receita Federal. Então, a pessoa terá a opção de recorrer ou de acatar o que foi estipulado pelo órgão e retificar a declaração, pagando eventuais multas.

Restituição do Imposto de Renda começou a ser paga

Quem não caiu na malha fina, poderá contar com a restituição do Imposto de Renda. O 1º lote foi pago em 31 de maio para aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores. Agora, restam quatro repasses. Portanto, confira as datas:

  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

O dinheiro é depositado na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.