Pix: como cadastrar uma chave e fazer transferências instantâneas

Entenda o Pix, saiba como cadastrar sua primeira chave e aprenda o passo a passo para realizar transferências, entre outros detalhes.

Uma das mudanças mais revolucionárias dos últimos tempos no sistema de pagamentos e transações, o Pix é uma alternativa criada pelo Banco Central para efetuar pagamento de contas, realizar compras, transferências e receber dinheiro de forma instantânea.

O sucesso do Pix não é por acaso. Os serviços que ele oferece não possuem custos, permitem transações em questão de segundos e ainda podem ser utilizados em qualquer hora ou dia da semana.

Como cadastrar sua chave Pix

Para cadastrar uma chave Pix, basta acessar o aplicativo do seu banco e procurar pela opção “Pix”. Geralmente esse é um botão que está em destaque logo no menu inicial.

No caso da Caixa, por exemplo, é possível cadastrar através dos aplicativos Caixa (download disponível para Android e iOS) e Caixa Tem (também disponível para Android e iOS), pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento nas agências da Caixa.

Em todos esses canais a opção de cadastramento é facilmente encontrada, a partir daí, basta seguir as instruções seguintes.

A chave Pix poderá ser o número do seu CPF ou CNPJ (no caso de pessoas jurídicas), e-mail ou número do celular. O intuito da chave é concentrar todos os dados da sua conta em um só, facilitando receber e realizar transações, já que ao invés de informar vários dados, você irá fornecer somente a chave.

Passo a passo para enviar um Pix

As transferências por Pix podem ser feitas utilizando a chave, por meio de QR Code ou através dos dados do recebedor. Para realizar, tenha em mãos o seu celular com o aplicativo do seu banco. Confira o passo a passo:

  • Utilizando a chave Pix: digite a chave de quem vai receber, o valor e a sua senha (ou faça a autenticação por biometria, se estiver habilitada no seu aparelho);
  • Com QR Code: aponte a câmera do celular para o QR Code fornecido pelo estabelecimento em que você está ou para o fornecido no celular da pessoa que irá receber o dinheiro. Digite o valor e a senha;
  • Dados convencionais: digite os dados bancários de quem vai receber e repita o processo de valor e senha.

Entenda o Pix Saque e o Pix Troco

O Pix Saque é uma das modalidades do Pix que possibilita sacar dinheiro direto da conta. Já o Pix Troco permite realizar, em uma única transação, uma compra e um saque.

Em ambos os casos, no processo de compra, o cliente envia um Pix para o agente do saque, que pode ser uma lotérica, um estabelecimento comercial, correspondentes bancários ou caixas eletrônicos, e em troca recebe o dinheiro em espécie. O processo é iniciado com a geração de um QR Code pelo agente, a partir daí basta apontar a câmera do celular e finalizar a transação.

Para estas modalidades existem limites de valores: R$ 500,00, no período das 06:00 às 19:59, e de R$ 100,00, no período das 20:00 às 05:59. Para mais informações sobre o Pix Saque e Pix Troco clique aqui.

Leia também

você pode gostar também