Em abril deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o calendário do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para o Enem 2022, a previsão é que as provas aconteçam nos dias 13 e 20 de novembro, com as inscrições encerradas em maio.
Nesta edição, o valor da taxa de inscrição custou R$ 85, segundo o edital divulgado no Diário Oficial da União. Além disso, será disponibilizado aos candidatos a realização do Enem em formato digital, inaugurando a nova modalidade no país. Entenda mais sobre a prova a seguir:
Como será o Enem 2022?
Como sempre, a previsão é que os horários da prova continuem os mesmos. Neste sentido, os portões serão abertos às 12h, pelo horário de Brasília, posteriormente se fecham às 13h. Dessa forma, a prova começa às 13h30, com 6h30 e 5h de duração nos dois dias, respectivamente.
No primeiro dia, a prova aplicada avalia os candidatos no campo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologia e também a Redação, na modalidade de dissertação argumentativa. Nessa etapa, também se responde à prova de Língua Estrangeira, com base na escolha no momento da inscrição.
A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assim como Matemática e suas Tecnologias, é aplicada no segundo dia, com menos tempo de duração para o exame. O edital ainda prevê a utilização de máscaras de proteção contra COVID-19 nas salas de realização dos exames.
Entretanto, as máscaras serão descartadas nos estados ou municípios em que o uso do equipamento de segurança estiver dispensado por decreto ou ato administrativo. Porém, os candidatos podem escolher usar ou não, independente dos decretos estabelecidos.
Apesar da evolução da pandemia, a previsão é que as medidas de distanciamento social, higienização e disponibilização de álcool em gel continuem sendo adotadas nos locais de realização dos exames. No caso dos candidatos que estejam doentes com alguma enfermidade contagiosa, será necessário solicitar a reaplicação do exame.
No geral, considera-se como enfermidade contagiosas as seguintes doenças:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por conta da Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica ou meningite;
- Varíola;
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- COVID-19.
Cronograma do Enem 2022
Veja agora como ficou o cronograma completo do Enem 2022:
- Inscrição: de 10 a 21/05/2022;
- Pagamento da inscrição: de 10 a 27/5/2022;
- Solicitação de atendimento especializado: 10 a 21/05/2022;
- Solicitação do uso do nome social: 23 a 28/06/2022;
- Aplicação das provas: 13 e 20/11/2022.
Confira também um resumo de como ficaram divididas as provas do Enem 2022, incluindo número de questões e as disciplinas que caem no exame:
- 1º domingo (13/11): 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas e Redação;
- 2º domingo (20/11): 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.
Como vai funcionar o Enem Digital?
No geral, a modalidade do Enem digital possui suas especificidades, mas mantém a mesma quantidade de questões, com a prova de redação sendo o único papel impresso durante o exame remoto. Por via de regra, os candidatos devem se direcionar à alguma unidade de ensino para realização da prova, pois não é possível fazer em casa.
No caso do Enem Digital, não será possível acessar outros serviços ou internet, e a prova tem aplicação semelhante ao modelo presencial. De todo modo, o candidato deve responder a prova normalmente como um simulado virtual e confirmar as respostas no gabarito antes de encerrar a avaliação.