Imposto de Renda: veja calendário com os próximos lotes da restituição

Restituição do Imposto de Renda começou no final do mês de maio. Depósitos continuarão sendo feitos até setembro.

No dia 30 de junho, a Receita Federal liberou os pagamentos do 2º lote da Restituição do Imposto de Renda 2022. Milhões de contribuintes foram beneficiados pelos depósitos. Todavia, ainda restam outros pagamentos. Confira o calendário com os próximos lotes da restituição do IR.

continua depois da publicidade

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Até o momento, a Receita Federal já disponibilizou dois lotes da restituição do Imposto de Renda. O 1º lote foi pago a quem tinha preferência: aposentados, pensionistas, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores. Já o 2º lote foi pago aos contribuintes sem preferência. Ainda restam três lotes. Confira o calendário restante:

  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Os depósitos da restituição do Imposto de Renda são feitos conforme a conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Em 2022, a Receita Federal autorizou a opção da realização da devolução por meio do Pix. No caso, foi aceita chave do CPF.

Como consultar a restituição do IR 2022

De acordo com a Receita Federal, a verificação da restituição do Imposto de Renda costuma ser liberada com uma semana de antecedência do lote. Sendo assim, a verificação dos repasses do dia 30 de julho deve ser disponibilizada por volta do dia 23 de julho.

continua depois da publicidade

Para fazer a consulta, o contribuinte possui três plataformas diferentes. A primeira é o aplicativo do Meu Imposto de Renda (Android e iOS). Ainda existem as opções no site da Receita Federal e no portal do e-CAC.

Vale lembrar que, segundo a Receita Federal, 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Todos receberão uma notificação do órgão e deverão responder. A pessoa notificada possui duas opções. A primeira é contestar o que foi determinado pela Receita. A segunda é acatar e pagar as eventuais multas.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.

CNH 2023: confira quais são as multas de trânsito mais caras do país

Motoristas que não dirigem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro podem levar multas na CNH. Confira a seguir quais são as multas de trânsito mais caras do Brasil.

Contribuintes que não declararam IRPF podem ficar fora de concursos públicos

A declaração do IRPF é fundamental para todos os cidadãos que se enquadram na listagem obrigatória. Não fazê-la pode acarretar consequências severas, como ficar fora de concursos públicos.

Terra ganha ‘minilua’ que deve ficar por cerca de 1.500 anos

O asteroide gira em torno do Sol de forma sincronizada com a Terra, tornando-se uma espécie de 'minilua' do nosso planeta.

Concursos públicos que abrem inscrições esta semana; mais de 1.279 vagas

Confira 11 concursos públicos que abrem inscrições durante esta semana.