Imposto de Renda: veja calendário com os próximos lotes da restituição

Restituição do Imposto de Renda começou no final do mês de maio. Depósitos continuarão sendo feitos até setembro.

No dia 30 de junho, a Receita Federal liberou os pagamentos do 2º lote da Restituição do Imposto de Renda 2022. Milhões de contribuintes foram beneficiados pelos depósitos. Todavia, ainda restam outros pagamentos. Confira o calendário com os próximos lotes da restituição do IR.

continua depois da publicidade

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Até o momento, a Receita Federal já disponibilizou dois lotes da restituição do Imposto de Renda. O 1º lote foi pago a quem tinha preferência: aposentados, pensionistas, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores. Já o 2º lote foi pago aos contribuintes sem preferência. Ainda restam três lotes. Confira o calendário restante:

    Leia também
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Os depósitos da restituição do Imposto de Renda são feitos conforme a conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração. Em 2022, a Receita Federal autorizou a opção da realização da devolução por meio do Pix. No caso, foi aceita chave do CPF.

Como consultar a restituição do IR 2022

De acordo com a Receita Federal, a verificação da restituição do Imposto de Renda costuma ser liberada com uma semana de antecedência do lote. Sendo assim, a verificação dos repasses do dia 30 de julho deve ser disponibilizada por volta do dia 23 de julho.

continua depois da publicidade

Para fazer a consulta, o contribuinte possui três plataformas diferentes. A primeira é o aplicativo do Meu Imposto de Renda (Android e iOS). Ainda existem as opções no site da Receita Federal e no portal do e-CAC.

Vale lembrar que, segundo a Receita Federal, 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Todos receberão uma notificação do órgão e deverão responder. A pessoa notificada possui duas opções. A primeira é contestar o que foi determinado pela Receita. A segunda é acatar e pagar as eventuais multas.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade