Concurso INSS: nova emenda propõe nível superior para todos os cargos

Proposta que circula no Congresso Nacional quer que todos os cargos, de qualquer concurso INSS, sejam para nível superior.

O novo concurso INSS foi autorizado pelo governo federal e deverá ter o edital lançado ainda em 2022. Segundo o anúncio, as vagas serão para quem possui nível médio. Entretanto, uma nova emenda quer que passe a ser exigido nível superior para todos os cargos.

Concurso INSS: nível superior para todos os cargos

Na edição de 13 de junho de 2022 do Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, autorizou o novo concurso INSS. Nele, 1.000 vagas para Técnico do Seguro Social, que costuma exigir nível médio de escolaridade, foram anunciadas.

Entretanto, o requisito de escolaridade pode ser modificado caso uma emenda à Medida Provisória nº 1.113/2022, proposta pelo deputado federal Luis Miranda (Republicanos – SP), seja aprovada no Congresso. Segundo o texto, seleções do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão aceitar pessoas com nível superior.

De acordo com o parlamentar, a alteração seria essencial, pois daria uma maior qualidade aos quadros do instituto. Conforme sua justificativa, o INSS precisa de uma “atenção especial”, principalmente pelo déficit de servidores, que está na casa de dezenas de milhares.

No momento, o relator do projeto, deputado Silas Câmara (Republicanos – AM), vem discutindo a ideia com representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

O projeto ainda está no início e precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, além de ter sanção presidencial, para poder vigorar.

Por enquanto, a recomendação é que a pessoa que tenha nível médio continue estudando para o concurso INSS, pois não há como prever qual será o resultado da votação sobre a MP. Ao mesmo tempo, é preciso ficar de olho em novidades sobre o assunto para não ser surpreendido.

Leia também

você pode gostar também

Concurso Receita Federal: edital com 699 vagas em breve; ganhos de até R$ 21 mil

Concurso Receita Federal 2022 pode ser divulgado a qualquer momento. A previsão é de que sejam abertas 699 vagas.

Novo RG tem emissão confirmada no país; veja estados que já aderiram

O novo RG está sendo implementado no Brasil gradativamente, com seis estados emitindo a nova versão enquanto as instituições se adaptam às alterações previstas em lei.

Concurso INSS passará a ser apenas para nível superior? Veja decisão

O novo concurso INSS é o primeiro para cargo de Técnico do Seguro Social nos últimos sete anos. O prazo para lançamento do edital já foi definido.

Multas de trânsito podem ser consultadas pelo CPF; veja como

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Mais de 12 mil CNHs podem ser suspensas; veja se a sua será afetada

As informações são do Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul, que identificou ainda um número recorde nos processos administrativos por mês durante este ano.

Já posso obter CNH sem fazer aulas em autoescolas? Entenda medida

CNH sem autoescolas: projeto de Lei da senadora Kátia Abreu busca descartar a obrigatoriedade das aulas para obtenção do documento.