Restituição do IR 2022 terá 5 lotes; veja calendário com todas as datas

Restituição do Imposto de Renda começa no mês de maio e será pago em cinco lotes. Confira as datas e o prazo para entregar a declaração.

A Receita Federal alterou o prazo final para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022. Além disso, foi confirmado o calendário de restituição do IR 2022 com 5 lotes. Confira, em nossa matéria, todas as datas e como funciona a devolução de valores aos cidadãos.

continua depois da publicidade

Lembrando que a declaração do Imposto de Renda deve ser feita até o dia 31 de maio de 2022. Neste ano, os contribuintes que realizarem o envio da declaração depois da data limite deverão pagar 1% ao mês sobre o imposto, podendo chegar até 20%.

Assim, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A expectativa é que o número de declarações fique acima de 34 milhões de documentos, número parecido com o ano de 2021.

Calendário da restituição do IR 2022 possui 5 lotes

Leia também

restituição do Imposto de Renda começa a ser paga no dia 31 de maio e vai até 30 de setembro, dividida em 5 lotes. Veja o calendário completo na sequência:

continua depois da publicidade
  • 1º lote será liberado em 31 de maio de 2022;
  • 2º lote será liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote será liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote será liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote será liberado em 30 de setembro de 2022.

Entre as novidades do Imposto de Renda para o ano de 2022, está a opção de o interessado receber a restituição por meio do Pix. Basta informar o desejo de receber o dinheiro dessa maneira.

Restituição do IR: como é realizado?

Segundo a Receita Federal, a restituição é realizada de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quanto mais cedo for feito, mais chances de ficar entre os primeiros lotes.

continua depois da publicidade

Além da data de envio dos informes, também é considerado se a pessoa é idosa, possui doença grave ou se é PcD (Pessoa com Deficiência). Ainda vale ressaltar que Professor é a única categoria profissional que possui prioridade nos lotes.

O dinheiro é devolvido segundo o cálculo feito pelo sistema da Receita Federal. É considerado os rendimentos e os gastos que a pessoa teve ao longo do ano passado. Despesas com saúde e educação costumam ter deduções, beneficiando o declarante.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade