A Secretaria de Economia do Distrito Federal, enfim, determinou a abertura do novo concurso IBRAM (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal, também conhecido como Instituto Brasília Ambiental). A portaria deliberativa nº 125 foi publicada na edição de 03 de maio de 2022 do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
As 219 vagas autorizadas estão distribuídas para dois cargos do quadro de pessoal do IBRAM: Analista de Atividades do Meio Ambiente e Técnico de Atividades do Meio Ambiente. As duas ocupações são integrantes da carreira de Atividades do Meio Ambiente.
Situação atual do concurso IBRAM
Situação confirmadíssima essa do próximo concurso IBRAM! Ao todo, serão ofertadas 89 vagas de nível superior, no cargo de Analista de Atividades do Meio Ambiente (35 vagas imediatas e 54 cadastros de reserva) e 130 vagas para o nível médio, no cargo de Técnico de Atividades do Meio Ambiente (15 vagas imediatas e 115 para cadastro reserva).
A carga horária será de 40 horas semanais e os vencimentos iniciais ainda não são oficialmente conhecidos, embora existam estimativas de que os valores sejam acima de R$ 4,4 a R$ 6,7 mil por mês.
De acordo com Ricardo Roriz, superintendente de Administração Geral (Suag), para que o projeto básico do concurso tenha andamento, será necessária a criação de um grupo de trabalho formado por servidores da Secretaria de Economia e do próprio IBRAM.
Organizadora do concurso IBRAM
Roriz disse ainda que o governo do DF espera “realizar o concurso público ainda este ano [2022]”, com previsão de chamar os aprovados a partir de 2023.
Também deverá acontecer em breve o processo licitatório para a contratação da instituição organizadora do certame. O último edital, lançado há quase uma década e meia, foi executado pelo Cebraspe.
A portaria autorizativa ressalta que os cargos serão providos, como já de praxe na Administração Pública, de acordo com a “disponibilidade orçamentária e financeira no exercício em que se der o ingresso”.
Vagas e etapas do último edital IBRAM
O concurso do IBRAM aberto em 2009 teve a oferta de 100 vagas nos mesmos cargos agora autorizados (Analista de Atividades do Meio Ambiente e Técnico de Atividades do Meio Ambiente).
Para Técnico de Atividades do Meio Ambiente, os perfis profissionais com vagas foram:
- Agente Administrativo;
- Agente de Unidade de Conservação de Parques;
- Segurança do Trabalho;
- Técnico em Contabilidade;
- Técnico em Edificações; e
- Topógrafo.
Já para Analista de Atividades do Meio Ambiente, as formações/especialidades disponíveis foram:
- Engenheiro Ambiental;
- Engenheiro Civil;
- Administrador;
- Advogado;
- Biólogo;
- Contador;
- Educador Ambiental;
- Analista Administrativo;
- Arquiteto e Urbanista;
- Arquivista;
- Bibliotecário;
- Geógrafo;
- Geólogo;
- Médico Veterinário;
- Engenheiro Agrônomo;
- Engenheiro Florestal;
- Meteorologista;
- Jornalista;
- Químico;
- Relações Públicas; e
- Economista.
As etapas seletivas pelas quais os inscritos passaram foram estas:
- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior.