Concurso Receita Federal finalmente sairá do papel? Entenda

Concurso Receita Federal será solicitado diretamente ao ministro Paulo Guedes durante uma reunião, nesta sexta-feira (14/01).

O concurso Receita Federal está sendo esperado por centenas de milhares de concurseiros em todo o Brasil. Atualmente, novas movimentações indicam que o certame pode finalmente sair do papel e ser lançado em um futuro próximo.

continua depois da publicidade

Novo concurso da Receita Federal colaboraria para que o déficit de servidores que se afastaram ou aposentaram nos últimos anos fosse reduzido. Órgão não tem certame desde o ano de 2014.

Concurso Receita Federal: reunião decidirá futuro do certame

Após vários pedidos, o Sindifisco Nacional finalmente conseguiu uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O encontro se dará nesta sexta-feira (14/01) e terá como pauta principal as demandas dos servidores da Receita Federal.

Entre os pedidos da categoria está o bônus de eficiência de serviço e um apelo contra os cortes de verbas para o órgão, previstos na PLOA 2022. A Receita perdeu uma grande fatia dos recursos oriundos da União.

continua depois da publicidade

Além disso, haverá um pedido para que o ministro leve em consideração as solicitações para a realização de um novo concurso Receita Federal. Os representantes do Sindifisco estão confiantes de que haverá uma resposta definitiva sobre o certame.

Como detalharemos ainda nesta matéria, o órgão já fez duas solicitações para a realização de um novo concurso. O déficit de servidores na Receita Federal vem aumentando a cada, fazendo com que os trâmites se tornem mais lentos. Ou seja, os serviços prestados pelo órgão não estão dentro da qualidade esperada, pois faltam recursos humanos.

continua depois da publicidade

Concurso Receita Federal: pedidos em 2020 e 2021

Em 2020, o pedido do concurso Receita Federal foi feito para que 3.360 oportunidades fossem preenchidas, para os cargos de Analista Tributário (nível superior), Analista Técnico-administrativo (nível superior), Auditor Fiscal (nível superior), Arquiteto (nível superior), Contador (nível superior), Engenheiro (nível superior) e Assistente Técnico-administrativo (nível médio).

No ano seguinte, a receita Federal tornou a fazer uma solicitação, dessa vez com menos vagas. Foram pedidos 699 novos postos. 230 oportunidades para Auditor Fiscal e 469 vagas para Analista Tributário. O Ministério da Economia não respondeu o órgão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade