FGTS permite antecipar saque de até três anos; entenda como funciona

Para antecipar o saque do FGTS é preciso ter conta na Caixa e ter aderido à modalidade de aniversário. Veja outros critérios.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) permite a retirada anual de valores pela modalidade de aniversário. Ou seja, apenas no mês de aniversário do trabalhador. Mas a Caixa Econômica informou que é possível antecipar esse saque do FGTS de até três anos.

Isso significa que quem tem contas ativas e inativas pode fazer o resgate de aniversário deste ano e dos próximos dois. A antecipação é feita no formato de empréstimos, deixando como garantia o saque-aniversário dos anos seguintes.

Saque do FGTS: regras da antecipação

O trabalhador deve solicitar um valor total de, no mínimo, R$ 2 mil. Já cada retirada, dentro do valor pedido, deve ser igual ou superior a R$ 300.

A Caixa informa ainda que a data da última retirada não pode passar de 999 dias contados a partir da contratação do crédito. Vale ressaltar que a taxa de juros é de 1,09% ao mês. Pode antecipar o saque do FGTS quem:

  • Possui conta na Caixa;
  • Tem mais de 18 anos;
  • Aderiu à modalidade aniversário;
  • Tem valores suficientes na conta do Fundo;
  • Não estiver negativado;
  • Autorizou o “Empréstimo Saque Aniversário” pela Caixa no aplicativo ou site do FGTS.

Antecipar saque do FGTS: passo a passo

Assim que você autorizar o recebimento do empréstimo pela Caixa, você deve fazer a solicitação pelo app do próprio banco. Dessa forma, para antecipar o saque do FGTS é preciso:

  1. Entrar no Internet Banking CAIXA com seu usuário e senha;
  2. Selecionar a opção “Crédito” e depois “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”;
  3. Clicar em “simular” e verificar os valores, taxas e condições do empréstimo com base na cotação daquele dia;
  4. Confirmar as informações do seu cadastro e de solicitação do crédito;
  5. Informar senha do aplicativo e clicar em confirmar.

Então, o Fundo vai bloquear o valor pedido e confirmar o empréstimo. A quantia total será depositada na sua conta da Caixa no dia seguinte.

Leia também

você pode gostar também