Cadastro Positivo: o que é, como funciona e onde é possível consultar

O Cadastro Positivo vai reunir as informações sobre pagamentos dos compromissos relacionados à contratação de crédito.

O Cadastro Positivo opera como uma forma de “currículo financeiro”. Por meio do histórico com bons hábitos, serão gerados pontos positivos para o cliente. Em suma, todas as informações financeiras do cliente, até mesmo as contas comuns de água e luz, servirão de base para o mercado financeiro.

continua depois da publicidade

Como funciona o Cadastro Positivo?

Por meio deste currículo, todas as informações financeiras do cliente estarão reunidas no Cadastro Positivo. Nele estará disponível como o consumidor se comporta com os pagamentos de contratação de crédito, sejam empréstimos ou financiamentos.

Dessa maneira, passará a constar no CPF todo o histórico de financiamentos já feitos, além dos valores das parcelas. Dentro desse histórico, devem aparecer as informações de pagamentos de serviços comuns, como contas do dia a dia.

Com isso, o mercado financeiro deseja construir o histórico de um bom ou mau pagador. Os birôs de crédito, como SPC e Serasa, terão acesso a essas informações com as empresas e, posteriormente, as lojas, comércio em geral, bancos e financeiras terão acesso a todo o histórico do cliente.

continua depois da publicidade

Por meio dessas informações, as instituições financeiras poderão agir de forma mais segura, disponibilizando os serviços de acordo com o perfil do cliente.

Cadastro Positivo: saiba mais

O cliente pode consultar, a qualquer momento do dia, suas informações presentes no Cadastro Positivo. Esse procedimento é gratuito e pode ser verificado no site do Serasa. Caso haja alguma informação incorreta, o cliente pode solicitar uma revisão.

A inserção no Cadastro Positivo não é obrigatória. Por isso, o cliente poderá, a qualquer momento, ser excluído dos canais de atendimento de qualquer birô de crédito. Assim, a instituição que receber o pedido deverá atendê-lo e compartilhar com demais birôs, para que todas as informações sejam excluídas no prazo de dois dias úteis.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade