2º lote da restituição do IR será pago neste mês; veja calendário oficial

Calendário oficial da restituição do Imposto de Renda (IR) prevê 2º lote sendo pago no mês de junho. Veja todas as datas.

O 1º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) foi pago no dia 31 de maio, priorizando alguns grupos de pessoas. Agora, a expectativa é para a próxima rodada de depósitos, que deve atingir milhões de contribuintes. Portanto, veja quando será pago o 2º lote da restituição do IR.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o prazo de declaração do Imposto de Renda já terminou. De acordo com a Receita Federal, pouco mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina e serão notificados pelo órgão. Assim, eles deverão recorrer da decisão ou ter que aceitar o que foi determinado como erro nos informes.

2º lote da restituição do IR

O 2º lote da restituição do IR será pago neste mês de junho. A Receita Federal irá priorizar as declarações que foram feitas mais cedo. Então, veja a data do 2º lote e dos demais que ainda serão repassados:

Leia também
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

O dinheiro é depositado na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração. O recurso, após ter sido pago, pode ser gasto pelo dono de forma livre.

continua depois da publicidade

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

A consulta da restituição do Imposto de Renda é gratuita e pode ser feita de várias formas. Se quiser, o interessado pode fazer a verificação no site da Receita Federal ou no portal do e-CAC. Em ambas as situações é preciso informar o CPF.

Além disso, a Receita Federal disponibilizou o aplicativo Meu Imposto de Renda (para sistemas Android e iOS). A consulta é gratuita, mas exige que a pessoa tenha cadastro no gov.br. Por lá ainda é possível tirar dúvidas e obter mais informações sobre o assunto.

continua depois da publicidade

Geralmente, a verificação dos valores só é liberada faltando uma semana para os pagamentos. Mesmo assim, é válido ver a situação, pois nos mesmos locais de consulta também há informações sobre a malha fina.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade