A Receita Federal anunciou que cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2022. Essas pessoas serão notificadas pelo órgão em breve. Entretanto, já é possível se adiantar e verificar a situação. Então, veja como saber se você caiu na malha fina.
Vale lembrar que quem caiu na malha fina deve responder a Receita Federal. Ao ignorar a notificação, a pessoa pode pagar multas maiores e até ter problemas judiciais, dependendo do caso.
Como consultar a malha fina
A consulta da malha fina pode ser realizada de forma online, por meios diferentes. O interessado pode verificar sua situação por meio do portal e-CAC ou pelo site da Receita Federal.
Além disso, existe a possibilidade de baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Para poder acessar a ferramenta, é necessário informar o CPF e a senha do gov.br. Se a pessoa não tiver conta na plataforma do governo, bastará criar uma nova gratuitamente com seus dados pessoais.
O que fazer se cair na malha fina
De acordo com a Receita Federal, quatro situações costumam fazer com que a pessoa caia na malha fina. São elas:
- Omissão de rendimentos;
- Deduções realizadas incorretamente;
- Divergências entre o Dirf e declaração;
- Deduções do imposto devido.
Se o contribuinte teve sua declaração identificada com algum problema, deverá receber uma notificação da Receita Federal. Então, a pessoa terá a opção de recorrer ou de acatar o que foi estipulado pelo órgão e retificar a declaração, pagando eventuais multas.
Restituição do Imposto de Renda começou a ser paga
Quem não caiu na malha fina, poderá contar com a restituição do Imposto de Renda. O 1º lote foi pago em 31 de maio para aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores. Agora, restam quatro repasses. Portanto, confira as datas:
- 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
O dinheiro é depositado na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração.