Quando o assunto é memorizar conteúdo, existem diversas técnicas que podem auxiliar o concurseiro nessa tarefa. E uma considerada bastante eficiente são os flashcards. Continue a leitura que vamos te mostrar o que é isso e como eles podem ajudar na memorização durante os estudos. Afinal, a sua aprovação depende exclusivamente disso, certo? Confere aí.
O que são os flashcards?
Basicamente, flashcards são fichas, cartões ou pequenos pedaços de papel retangulares que vêm com uma pergunta na frente e a resposta no verso. Trata-se de um método extremamente eficiente, quando o assunto é memorização de conteúdo.
O mais interessante é que o uso dos flashcards é bastante simples. Basta que o concurseiro tente acertar a resposta que está no verso do cartão, mas sem “colar”, claro. A metodologia dos flashcards é extremamente útil no aprendizado de idiomas ou na memorização de fórmulas em geral.
Se você vai prestar um concurso público, os flashcards podem ser de grande valia nas disciplinas de Matemática, Contabilidade, Estatística, Física, dentre outros conceitos que podem ser complicados de se memorizar, mas que frequentemente caem nas provas.
Como confeccionar os flashcards?
Conheça o passo a passo para criar os seus flashcards e conseguir memorizar todo o conteúdo que precisa:
- Pegue umas 20 fichas ou cartões em branco, que serão os seus flashcards.
- Em seguida, elabore uma pergunta que não seja vaga ou complexa e que tenha apenas uma única resposta.
- Escreva-a em seu cartão e anote a resposta no verso dele.
- Repita o mesmo procedimento com todos os flashcards disponíveis (quanto mais perguntas, melhor).
Os seus flashcards estão prontos e já podem ser usados para turbinar a sua memorização para as provas do concurso. Não se esqueça de se certificar de que as perguntas fazem sentido e que as respostas sejam condizentes a elas, fechado?
Como posso usar os flashcards?
Veja como é possível usar os seus flashcards para aprender o conteúdo que precisa para ser aprovado.
- Quando todos os cards estiverem com as devidas perguntas e respostas, embaralhe todos eles. Lembre-se de averiguar se as respostas estão para baixo.
- Leia a pergunta do flashcard sorteado, mas sem espiar o verso do cartão, combinado?
- Depois, você pode responder da forma que achar mais adequada: em voz alta, mentalmente ou até por escrito.
- Agora vire a ficha em questão e confira se a sua resposta está de acordo com o que está escrito.
- Caso tenha acertado, coloque o cartão na pilha de “acertos”. Se porventura você errou a resposta, mova-a para a pilha de “erros”.
- Faça o mesmo com todos os flashcards disponíveis ou durante uns 40 minutos. Você deve fazer a sua arguição oral usando sempre um cartão de cada vez, separando os acertos dos erros.
Após essa rodada inicial, você deve pegar todas as fichas que errou e comparar as respostas escritas nelas com aquelas que foram dadas no momento. Após essa comparação, é hora de descansar a mente um pouco.
Depois de algum tempo, repita o processo novamente, começando do zero. Faça isso também nos dias seguintes ou até achar que já está craque na memorização do conteúdo dos seus flashcards. O mais interessante é que, com o passar dos dias, você vai perceber que a pilha de “erros” está cada vez menor ou, quem sabe, até sem nenhum card.
E na hora da revisão?
Quando você for fazer a revisão, recomendamos colocar os seus flashcards em três pilhas:
- Pilha 1 – as perguntas que foram acertadas facilmente e que você percebeu que já conseguiu memorizá-las sem grandes dificuldades;
- Pilha 2 – as perguntas que acertou com uma certa dificuldade e que acredita que ainda necessitam de uma boa revisão;
- Pilha 3 – as perguntas que você errou.
As perguntas que você acertou em cheio (pilha 1), devem ser revisadas a cada quatro semanas, em média. As que estão na pilha 2, precisam ser revisadas a cada duas semanas, aproximadamente.
Já aquelas que estão na pilha 3 devem ser revisadas diariamente ou todas as semanas. Vale ressaltar que isso se trata apenas de uma sugestão, já que tudo depende da quantidade de conteúdo que precisa ser revisado.
As perguntas e respostas dos seus flashcards sempre devem ser escritas com suas próprias palavras. O concurseiro deve explicar os conceitos de uma forma bem simples e resumida, mas que faça sentido para ele. Agora é aproveitar essa técnica e se dar bem nas provas do concurso. Boa sorte.