Estes 5 passos te ajudam a fazer um cronograma perfeito de estudos

Fique por dentro de cinco dicas que vão te ajudar a fazer um cronograma de estudos e deixe a sua aprovação no concurso mais perto.

Você já sentiu aquela sensação que não está conseguindo ter um aproveitamento satisfatório nos estudos, mesmo passando 12 horas por dia debruçado sobre os livros e apostilas? Caso positivo, é bem possível que um cronograma de estudos esteja faltando em sua rotina.

Leia também

Esse post vai te dar cinco dicas infalíveis para você montar o cronograma de estudos ideal. Afinal, essa estratégia pode acelerar o seu aprendizado e aumentar as chances de ser aprovado no concurso. Confere aí.

Dicas de como montar um cronograma de estudos

1) Conheça bem a sua rotina

Para você fazer um cronograma de estudos eficiente, é preciso conhecer bem a sua rotina. Lembre-se das suas obrigações diárias que também precisam ter espaço na sua agenda. De nada adianta montar um bom plano de estudos que você não vai conseguir cumprir por falta de tempo.

Afazeres domésticos, refeições, cuidados com os filhos, trabalho e compromissos pessoais devem ser levados em consideração, já que eles consomem boa parte das suas horas. Somente dessa forma é que possível calcular o tempo livre que será dedicado aos estudos.

Quando o concurseiro conhece bem a sua rotina, ele consegue estipular um cronograma que não atrapalhe as suas outras tarefas diárias fixas e pode se concentrar somente em seus estudos, sem que nada mais atrapalhe ou tire a sua concentração.

2) Atenção especial ao seu ambiente de estudos

Um cronograma de estudos eficiente também exige que o concurseiro dê atenção especial para o ambiente no qual ele vai se dedicar ao conhecimento. Para que você consiga ter uma produtividade satisfatória, o local escolhido precisa ser propício ao aprendizado.

Se você é daqueles que estudam cada dia em um lugar diferente da casa ou ficam alternando entre a cama e o sofá na hora de aprender, certamente não vai passar nas provas. O seu ambiente de estudos precisa ser silencioso, organizado, bem iluminado e sem nenhum tipo de distração.

Certifique-se de que todo o material que precisa para estudar esteja por perto, para que você não perca tempo procurando aquele livro ou resumo da semana passada. Organização é tudo na vida de qualquer concurseiro.

3) Cronograma de estudos: escolha uma metodologia de aprendizado

Outra dica para montar o seu cronograma de estudos. É fundamental que o concurseiro escolha uma técnica de aprendizagem, já que ela pode ordenar a maneira de estudar e potencializar a sua capacidade de aprendizado.

Mas é preciso deixar claro que você jamais deve se comparar com outros candidatos. Lembre-se de que aquela técnica que deu certo com um nem sempre vai dar com outro. E é assim mesmo. Por isso, escolha a metodologia de estudo com que você teve mais afinidade.

Faça o teste com duas ou três metodologias diferentes e tente perceber qual delas conseguirá ter um maior desempenho. Isso é crucial para que a sua produtividade não seja afetada. O que não vale é ficar experimentando uma técnica de aprendizagem diferente a cada dia, fechado?

4) Não se esqueça de incluir um tempo para as revisões

Um bom cronograma de estudos precisa incluir um tempo para o concurseiro fazer as revisões periódicas do conteúdo estudado. Por isso, não se esqueça de reservar um tempo, todos os dias, para se dedicar às revisões.

Muitos candidatos se esquecem desse importante detalhe ou negligenciam essa parte. Sendo assim, o plano de estudos ideal precisa ter um espaço de tempo para as revisões, já que são elas que vão impedir a curva do esquecimento na hora das provas.

Uma dica interessante é sempre deixar a revisão para o final do dia, pois você vai ter aprendido o conteúdo e, assim, pode revisá-lo com toda a calma. Dessa forma, tudo fica mais organizado.

5) Estipule horários fixos para começar e terminar os estudos

Um cronograma de estudos perfeito também exige que o concurseiro estabeleça horários fixos para começar e terminar os estudos. Isso faz a sua mente se acostumar com essa nova rotina e fica mais receptiva ao aprendizado naqueles horários previamente estipulados.

Além disso, quando o concurseiro tem um horário fixo de estudo, a sua rotina fica bem mais organizada. Mas vale lembrar que o horário reservado ao seu aprendizado precisa ser rigorosamente cumprido, fechado?

Lembre-se de incluir, dentro do seu horário de estudos, os intervalos regulares para as pausas, pois isso também é importante para a sua mente absorver as informações necessárias e, claro, relaxar um pouco. O que não vale é estudar cada dia em um horário diferente, combinado?

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.