Estas 5 dicas valiosas te ajudam a ter um estilo de vida cada vez mais feliz

Se você é um concurseiro ávido em ser aprovado no certame, conheça cinco dicas valiosas que te ajudam a ter um estilo de vida cada vez mais feliz.

Apesar do conceito de felicidade ser bastante relativo, devemos considerar que se trata de um sentimento que todo ser humano sempre procura nutrir dentro de si.

Se você está estudando para as provas de um concurso, por exemplo, e quer ter um estilo de vida mais feliz no cotidiano, conheça as nossas cinco dicas para ter uma rotina mais saudável – e leve.

1. Não ignore os sinais de cansaço

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele precisa ter em mente que é um ser humano e precisa de um tempo para descansar. De nada adianta estudar freneticamente por 12 horas por dia ou mais sem fazer intervalos regulares, uma boa noite de sono e momentos de lazer.

O seu organismo simplesmente vai entrar em colapso. Sem mencionar que o nosso corpo dá sinais de cansaço. Por isso, se você que ter um dia a dia mais feliz em sua maratona de estudos para as provas do certame, recomendamos não ignorar os sinais de que o seu corpo precisa de um descanso urgente.

Reserve pelo menos um dia na semana para relaxar ou praticar um hobby. Fingir que está tudo bem e negligenciar o cansaço (físico ou mental) não vai deixar a sua aprovação mais perto, já que o seu aproveitamento nos estudos será pífio.

2. Seja mais leve consigo mesmo

Se você é daqueles concurseiros que se cobram o máximo de desempenho nos estudos, a qualquer custo, vai pagar um preço alto por isso. Como? A ansiedade e o estresse logo vão dar as caras em sua vida. Por isso, para ter estilo de vida mais feliz, seja mais leve consigo mesmo.

Saiba reconhecer quais são as suas limitações e jamais force a barra com nada. Deixe as coisas fluírem naturalmente, assim como o seu aprendizado. Mesmo que você esteja empenhado a passar no concurso (o que é excelente), mantenha a leveza no dia a dia.

Deixe as cobranças excessivas, a agitação e o nervosismo fora da sua mesa de estudos e da sua vida.

3. Não se esqueça de passar um tempo com quem ama

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele não deve se esquecer dos seus familiares e parentes. Por isso, mesmo que o seu cronograma de estudos esteja bastante apertado, não deixe de passar um tempinho ao lado das pessoas que você ama, pois elas também são importantes para você, não é?

Lembre-se de todo apoio recebido ao longo de toda fase de preparação para as provas e das concessões feitas, para que você tivesse uma maior produtividade nos estudos.

É claro que o seu foco sempre deve ser a sua aprovação no concurso, mas, sempre que for possível, esteja ao lado de quem você considera, tem carinho e apreço. Isso faz um bem danado.

4. Não se culpe por mudar o cronograma de estudos

Uma outra dica para ter um estilo de vida mais feliz é não se culpar por ter que implementar algumas alterações em seu cronograma de estudos. Isso pode acontecer, concurseiro. Às vezes, as coisas podem não sair conforme o previsto e você precisa se adaptar ao novo contexto.

Por isso, pare de ficar carregando toda a culpa porque foi obrigado a alterar o seu plano de estudos, pois isso em nada interfere na sua aprovação. Lembre-se de que você, vez ou outra, pode falhar, o que é absolutamente natural.

5. Sobre os estudos para concurso, sempre tenha um plano B

Para que o concurseiro tenha um estilo de vida mais feliz, ele sempre precisa ter um plano B na hora que estiver estudando para as provas do certame. Ou seja, é preciso estar sempre precavido em casos de imprevistos que possam atrapalhar os seus estudos ou tirar a sua concentração. Afinal, vivemos em sociedade e tudo pode acontecer.

Por exemplo, aquela técnica de memorização não está dando mais certo? Tenha outra em mente. Um parente veio visitar a sua família e vai ficar por alguns dias na sua casa? Estude em outro local que permita um aprendizado mais efetivo. Vai precisar fazer hora extra no trabalho? Estude na hora do almoço para compensar.

E se você não passar naquele concurso que era a sua prioridade? Sempre tenha em mente algum plano para que você possa depositar a sua dedicação.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.