Estes 5 rituais podem te tornar mais feliz e disposto durante a rotina

Se você procura uma forma de ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos, conheça cinco rituais práticos e eficazes.

A nossa vida é pautada por desafios constantes que precisam ser superados. Se você está empenhado em estudar bastante para passar nas provas do concurso e procura uma maneira de ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos, fique ligado em nossas cinco dicas sobre esse assunto.

continua depois da publicidade

1. Ao levantar da cama, relembre o que te motiva a continuar

Para o concurseiro ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos, essa dica é fenomenal, já que tem relação direta com as suas emoções. Assim que se você levantar da cama pela manhã, pense em todas as coisas que tem motivam a continuar firme e forte nos estudos. Ou seja, relembre os seus propósitos para a sua vida profissional.

Essa retrospectiva mental pode te deixar mais bem disposto para encarar mais um dia de estudos rumo à aprovação no concurso. Pense nas benesses de uma carreira pública, na estabilidade financeira, no salário, bem como nas mordomias e benefícios exclusivos que só um cargo público pode oferecer.

Todos esses pensamentos positivos podem deixar a sua mente muito mais feliz e receptiva ao aprendizado, já que todo negativismo foi excluído dela. Sabemos que nem sempre é fácil ter aquela motivação diária, já que muitos obstáculos parecem instransponíveis.

continua depois da publicidade

Mas se você criar o hábito de relembrar os fatores que te motivam, o seu cérebro vai manter o foco neles. Estudar vai ser mais prazeroso.

2. Reserve um tempo especial para saborear o café da manhã

Essa dica para ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos também é de grande valia. A correria desenfreada do cotidiano, muitas vezes, não nos permite apreciar os pequenos prazeres da vida. Dessa forma, que tal reservar um tempo a mais para saborear o seu café da manhã? Isso pode fazer muito bem para sua mente.

continua depois da publicidade

Antes de começar a estudar para as provas, desfrute de um desjejum com alimentos saudáveis (frutas, queijo magro e cereais integrais, por exemplo), já que eles pode aumentar a sua disposição para estudar. Evite comer com pressa, saboreie com calma e mastigue bem para facilitar a digestão.

Aprecie esse momento tão especial e agradável, sempre mantendo o foco naquilo que está fazendo.

3. Faça uma breve faxina diária para sentir a sensação de limpeza

Estudar em um ambiente sujo e desorganizado pode afetar e muito a sua capacidade de aprender com eficiência. Por isso, para o concurseiro ter mais disposição e felicidade durante a sua rotina diária de estudos, ele deve fazer uma breve faxina em seu ambiente de aprendizado antes de colocar a mão na massa.

continua depois da publicidade

Pode até não parecer, mas aquela indescritível sensação de limpeza pode deixar a sua mente muito mais receptiva ao conhecimento, sabia disso? Manter o local de estudos sempre bem limpo e sem nenhum tipo de poluição visual, todos os dias, pode deixar o seu cérebro bem mais focado. E aquele cheirinho de limpeza é tudo de bom, não é?

4. Reserve ao menos 1 hora diária para o seu hobby favorito

Se você é daqueles concurseiros que estudam 12 horas por dia e não param nem para almoçar direito, sua saúde (física e mental) pode estar pedindo socorro.

Para ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos, você precisa se “desligar” um pouco das disciplinas que precisam ser aprendidas para se dedicar ao seu hobby favorito.

Lembre-se de que o seu cérebro precisa de um período para relaxar e conseguir reter o conteúdo com eficiência. O ideal é que você reserve ao menos uma hora por dia para fazer aquilo que gosta e que não tenha nenhuma relação com os estudos.

Pode acreditar, ter um hobby diário pode te deixar muito mais feliz e empenhado para passar nas provas.

5. Tente “limpar” sua mente alguns minutos antes de dormir

Não podemos negar que uma boa noite de sono é fundamental para a nossa saúde. O problema é que muitos concurseiros têm o péssimo hábito de ir para a cama com a mente cheia de incertezas e preocupações a respeito de alguma matéria que ficou pendente no cronograma de estudos.

E isso é extremamente prejudicial, já que atrapalha o descanso necessário. Sendo assim, para ter mais disposição e felicidade em sua rotina diária de estudos, procure “limpar” a sua mente de tudo aquilo que a aflige, meia hora antes de dormir.

Livre-se dos pensamentos negativos, das angústias e dúvidas que permeiam o dia a dia da maioria dos candidatos. Levar os problemas para a cama não vai deixar a sua aprovação mais perto e tampouco aprimorar o seu aprendizado. Pelo contrário, só vai atrapalhar o seu sono.

Leia também

você pode gostar também

Vírgula: Quando usar? Guia prático para evitar erros de pontuação

A vírgula é uma das principais pontuações da Língua Portuguesa, mas muitas pessoas possuem dúvidas sobre quando usar. Pensando nisso, existe um guia prático para evitar erros de pontuação e garantir credibilidade ao discurso.

Conheça 5 exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a memória

Está querendo turbinar ainda mais o seu aprendizado, concurseiro? Então, fique por dentro dos cinco melhores exercícios para ativar e desenvolver a memória.

Estas 9 profissões são as mais “felizes” do mundo; veja ranking

O ranking das 9 profissões mais felizes do mundo foi desenvolvida pela revista Forbes em parceria com a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Além disso, existem algumas dicas que te ajudam a ser feliz no ambiente de trabalho.

Concurso BBTS: qual conteúdo estudar para a prova?

Se você vai tentar o concurso BBTS em 2023, fique por dentro das disciplinas que serão cobradas pelo edital e saiba como serão as provas.

Horta vertical: conheça 3 tipos incríveis que vão otimizar seu espaço

Modelo de horta vertical é indicado para lugares pequenos, como apartamentos. Confira como otimizar o espaço de casa com 3 tipos incríveis de hortas.

‘Mim’ ou ‘me’: entenda como usar cada um

Utilizar corretamente os pronomes "mim" e "me" é essencial para evitar erros gramaticais e garantir uma comunicação clara e precisa.