5 dicas valiosas para quem está começando a estudar para concursos

Estudar sem revisar pode dar aquele branco na hora da prova, já que os assuntos não foram gravados de forma eficiente. Veja dicas.

Entrar para a carreira pública é o sonho de milhares de pessoas que procuram estabilidade financeira e as regalias que o serviço público oferece aos seus servidores. Se você acabou de fazer a inscrição em um concurso público, preparamos 5 dicas valiosas para quem está começando a estudar para concursos.

continua depois da publicidade

Faça uma boa gestão do seu tempo

Quem está estudando para prestar concursos, o tempo pode ser o principal inimigo ou um verdadeiro aliado. Tudo vai depender de como você vai gerir seu cronograma. Se você for uma pessoa organizada e tiver uma rotina de estudos, certamente vai dar tempo de estudar tudo aquilo que precisa.

Faça um cronograma de todas as disciplinas que precisa estudar e estabeleça metas semanais de estudo. Lembre-se de se dedicar a mesma quantidade de horas para cada disciplina exigida no edital. Uma boa dica é estudar uma matéria diferente cada dia da semana, para um melhor aproveitamento.

Leia também

Tenha um local apropriado para estudar

Essa é uma das principais dicas para quem está começando a estudar para concursos. Ter um local apropriado para estudar é fundamental para o seu aprendizado. Não importa a sua escolha, desde que o lugar seja silencioso, arejado, bem iluminado e sem trânsito intenso de pessoas, está de bom tamanho.

continua depois da publicidade

Além disso, você precisa contar com móveis confortáveis e que permitam uma boa ergonomia durante os estudos. Afinal de contas, você não vai conseguir aprender absolutamente nada se estiver sentindo dores nas costas, nos braços ou qualquer outro tipo de desconforto.

O seu material didático é fundamental

Se você está começando a estudar para concursos, deve dar atenção especial ao seu material didático. Por isso, use e abuse da tecnologia para estudar. Vídeo aulas, aplicativos para concursos, e-books gratuitos e simulados anteriores, devem fazer parte da sua rotina de estudos para as provas.

continua depois da publicidade

Mas isso não significa que você deve abrir mão dos livros e apostilas. Pelo contrário, quanto mais material didático disponível você tiver, melhor será para o seu aprendizado. Só tenha a certeza de que todo o seu material de estudo tenha sido elaborado por fontes que sejam renomadas e confiáveis.

Mantenha-se atualizado

Mais uma das dicas para quem está começando a estudar para concursos. Grande parte dos editais exige uma prova de redação. E o tema dela costuma ser de grande relevância para a sociedade em geral ou ter um grande impacto na vida das pessoas. Por isso, você deve se manter sempre atualizado.

Afinal, para se sair bem em uma redação de concurso público, é necessário estar antenado em todos os assuntos importantes e que são noticiados pelos meios de comunicação. Sendo assim, assista os telejornais, acompanhe os principais sites de notícias e procure estar sempre ligado em tudo o que acontece.

continua depois da publicidade

Lembre-se: zerar a redação é eliminação automática.

Não se esqueça das revisões

Muitos concurseiros iniciantes se debruçam sob os livros e se dedicam para valer aos estudos. Mas um detalhe importante que muitos deles se esquecem é de fazer uma boa revisão em todos os assuntos que foram estudados. Estudar sem revisar pode dar aquele branco na hora da prova, já que os assuntos não foram gravados de forma eficiente.

Por isso, jamais ignore as revisões de conteúdo. Reserve um tempo em sua agenda para revisar tudo aquilo que acabou de aprender. Somente dessa forma é que todas as informações ficam devidamente registradas na mente. A revisão pode aprimorar o seu aprendizado, por isso, jamais ache que ela é perda de tempo, combinado?

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade