Enem chegando: veja 5 dicas infalíveis para fazer uma boa redação

A data das provas do Enem está chegando e você procura uma forma para fazer uma boa redação? Conheça cinco dicas incríveis.

Milhares de candidatos que vão fazer as provas do Enem nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, para conquistar uma vaga na universidade, ficam em dúvidas sobre fazer uma boa redação. Por isso, essa matéria trouxe cinco dicas valiosas sobre esse assunto.

Leia também

Preste bastante atenção em cada uma delas e não deixe de colocá-las em prática. Lembre-se de que a prova de redação tem caráter eliminatório, seja em um concurso público e até no Enem, fechado? Leia até o final e fique por dentro.

Confira as dicas para fazer uma boa redação no Enem 2022

1) Descubra a proposta da redação

Para fazer uma boa redação, a primeira coisa que o estudante precisa se dar conta é a proposta do texto. Por isso, leia com bastante atenção o enunciado redação da qual pretende redigir, para que você não corra o risco de discorrer sobre um tema diferente do que foi solicitado.

Muitos candidatos, por causa do nervosismo, acabam não fazendo isso. O problema é que o enunciado sempre traz informações valiosas que podem ser uteis para que uma redação nota 1000 seja feita. Quem não “pula” essa parte acaba ganhando tempo.

Se você descobrir a real proposta da redação, a sua argumentação pode fluir com muito mais naturalidade, o que aumenta suas chances de ser aprovado. Afinal de contas, escrever sobre um tema que não está bem alinhado com aquele que foi pedido pode ser bem complicado.

2) Faça um rascunho antes

Enem chegando: veja 5 dicas infalíveis para fazer uma boa redação
Foto: Pexels.

Outra dica sobre como fazer uma boa redação que parece até meio óbvia, mas que muito estudante também negligencia. Depois que você estiver ciente da proposta do texto, é hora de estruturá-lo através de um rascunho.

Escreva as principais ideias (e argumentações) em uma folha à parte e procure concatená-las de forma que elas façam sentido para você e para quem vai ler. Não se preocupe com sua letra nesse momento, já que o mais importante nessa fase é fazer um “protótipo” da redação final.

Esse projeto de texto é importante para você se basear na hora de escrever a sua redação. Com todas as informações necessárias para criar um texto persuasivo bem ali na sua frente, fica muito mais fácil discorrer sobre o assunto que precisa ser abordado. Faça o teste e comprove.

3) Atente-se para a estrutura do texto

Talvez essa seja a dica mais importante sobre como fazer uma boa redação. Ao todo, o seu texto deve ter, no máximo, quatro parágrafos. O primeiro deve ser uma breve e criativa introdução a respeito do tema. Aqui, você precisa apresentar o assunto principal ao leitor.

O segundo e terceiro parágrafos se referem ao desenvolvimento da redação. Apresente suas ideias sempre relacionando-as com o tema principal (de uma forma espontânea). Evite divagar demais ou aquelas frases que não dizem nada e que não fazem o menor sentido. Tudo precisa ter embasamento.

O quarto parágrafo deve ser a conclusão. Aqui, o candidato deve propor uma solução para os problemas propostos, sempre seguindo o mesmo raciocínio abordado na redação. Lembre-se de que é preciso que haja uma sequência das ideias que foram apresentadas.

4) Coerência e coesão: atenção para essa dupla dinâmica

Mais uma dica importantíssima sobre fazer uma boa redação para o Enem. Muitos estudantes não costumam dar a devida importância para essas duas variáveis na hora de redigir um texto e acabam sendo reprovados.

Para manter a coerência das palavras em toda a sua redação, é necessário estabelecer a manutenção lógica do assunto que está sendo abordado. É preciso evidenciar argumentos que façam jus ao seu posicionamento, sempre defendo aquilo que você acredita, naturalmente.

Já a coesão faz com que o texto tenha uma progressão lógica e dinâmica. Ou seja, os conectivos usados devem deixar a leitura clara e guiar o leitor durante todo o texto. Afinal, ler um texto sem a mínima coesão pode ser muito chato.

5) Fazer uma boa redação: Limite-se ao espaço disponível

Por fim, mas não menos importante, é preciso que o candidato não se esqueça do limite disponível para escrever a sua redação para o Enem, que é de 30 linhas. De nada adianta estar munido de bons argumentos convincentes se você extrapolar esse espaço, certo?

Se isso acontecer, a sua redação provavelmente ficará incompleta, já que não teve uma conclusão. Dessa forma, resuma todas as suas ideias (por isso, é importante o rascunho) de forma que elas caibam dentro das 30 linhas, fechado? E o mais importante: com início, meio e fim.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.