Emprego: estas 7 profissões sempre têm oferta de vagas no Brasil

Você está procurando emprego ou querendo mudar de carreira profissional? Leia e descubra algumas profissões que sempre possuem vagas disponíveis.

Com os avanços tecnológicos e o passar dos anos, o mercado de trabalho está em constante transformação. Diante disso, é comum vermos muitos setores profissionais em ascensão por um período e após uma alta demanda de ofertas de vagas de trabalho, estes enfrentarem dificuldades em encontrar profissionais capacitados para trabalharem em diversas profissões.

No entanto, mesmo que em alguns setores haja escassez de profissionais capacitados, existem algumas profissões que até mesmo em momentos de crise no país, você consegue facilmente arrumar um emprego.

Veja a seguir 7 profissões que possuem altas taxas de empregabilidade no Brasil:

Profissões que sempre têm oferta de vagas no Brasil

1. Medicina

Segundo o levantamento de dados realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a área da medicina é uma profissão que possui mais chance de uma pessoa conseguir um emprego.

Isso porque a taxa de empregabilidade nesta área é cerca de 97%. Logo, fica evidente que praticamente todos os profissionais formados em medicina no Brasil estão atualmente empregados.

Vale destacar que a pandemia do coronavírus elevou ainda mais os números de contratação de profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros, nos anos de 2020 e 2021.

Diante disso, mesmo sendo uma das profissões mais valorizadas no mercado de trabalho e com um alto salário, você consegue através da formação exigida arrumar facilmente um emprego, principalmente nas regiões do interior do país, onde há maior escassez de médicos.

2. Pedagogia

A formação em Pedagogia torna os profissionais aptos a trabalharem no ensino da educação básica que compreende a educação infantil e o ensino médio. 

Assim, esse setor sempre possui vagas abertas para contratação de profissionais tanto em escolas públicas (municipais, estaduais e federais) quanto nas escolas particulares.

Essa profissão é de extrema relevância, pois os professores da educação básica são os responsáveis pelo processo de aprendizagem e formação de cada aluno. 

A maioria das ofertas de emprego se concentram entre os pedagogos que atuam na educação infantil, fundamental I e na gestão escolar.

Além disso, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a taxa de empregabilidade dos profissionais formados em Pedagogia no Brasil também é alta, sendo cerca de 94,13%.

3. Marketing

Os profissionais da área de marketing que são responsáveis pela criação, planejamento e divulgação de estratégias que consistem em trazer uma boa imagem de uma empresa, são também facilmente contratados.

Com a popularização das mídias digitais atualmente, surgiu a abertura de muitas vagas de emprego para a contratação de profissionais formados em marketing e nas diversas áreas de comunicação.

4. Logística

Os profissionais de logística são responsáveis pela criação de estratégias e inovações que melhorem os processos de transporte, armazenamento, distribuição e entrega de produtos ou serviços de uma empresa.

Atualmente, com as crescentes vendas realizadas pelo comércio online popularmente conhecido como e-commerce, os profissionais do setor de logística estão sendo muito contratados em todo o país.

5. Enfermagem

Assim como na medicina, os profissionais formados em enfermagem também conseguem facilmente conquistar uma oportunidade de emprego. 

Esta é também uma área de grande importância, pois, os enfermeiros são profissionais que atuam na linha de frente do atendimento e cuidado frequente com os pacientes que chegam nas unidades de saúde.

Portanto, a enfermagem também possui uma alta taxa de ofertas de empregos disponíveis. Devido à pandemia do Coronavírus, a quantidade de vagas abertas para esses profissionais também cresceu.

O número de ofertas de trabalho nesse período aumentou cerca de 397%. Já para os cargos de técnico de enfermagem, subiu 708%; e para enfermeiro especializado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aumentou 718%.

6. Tecnologia da Informação

Por estarmos atualmente em uma era totalmente digital, a área de tecnologia da informação também teve um aumento nas taxas de empregabilidade.

Desse modo, tanto essa carreira quanto suas subáreas, como os cargos de desenvolvimento de softwares, criação de novos sistemas digitais, criação de aplicativos, jogos, entre outros, estão em ascensão no país.

No entanto, muitas vagas estão sobrando. Isso porque, apesar de haver muitas oportunidades, há uma falta de profissionais qualificados para ocupar esses cargos em diversas empresas.

7. Engenharia Civil

Por fim, o setor de engenharia civil também é uma área que possui muitas vagas de emprego disponíveis. Atualmente, a taxa de empregabilidade para a contratação de profissionais formados em engenharia civil é de 75%.

Vale destacar que os engenheiros civis são os profissionais habilitados a projetar, organizar e fiscalizar a construção de diversos tipos de edificações como casas, prédios, pontes, entre outros.

Para tanto, dentre as vagas disponíveis o engenheiro civil pode ocupar cargos em grandes empreiteiras, ficando responsáveis por projetar e gerenciar obras públicas ou privadas.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.