Confira 10 profissões que deixam os jovens mais felizes, segundo estudo

As 10 profissões que deixam os jovens mais felizes foram listadas com base em um estudo recente do Glassdoor, com foco na Geração Z e as tendências desse grupo no mercado de trabalho.

Em primeiro lugar, uma pesquisa recente realizada pelo Glassdoor mapeou quais são as 10 profissões que deixam os jovens mais felizes. Sobretudo, a satisfação parte da busca desse grupo por propósito e transformação social através das atividades profissionais.

Mais especificamente, o estudo focou na Geração Z, caracterizada por indivíduos que nasceram entre o final dos 1990 a 2010. Atualmente, a Glassdoor é um dos portais globais mais importantes no ramo de empregos, Recursos Humanos, avaliação de empresas e pesquisa relacionada às profissões.

Em resumo, o estudo divulgado pela companhia considerou as informações veiculadas ao portal ao longo dos últimos anos. Saiba mais a seguir:

Quais são as 10 profissões que deixam os jovens mais felizes?

1) Recrutador corporativo

O Recrutador corporativo é o profissional responsável pela criação e publicação de vagas dentro de uma empresa. Além disso, é quem realiza o processo de entrevista, aplicação de testes e avaliação de candidatos para novas funções. Ou seja, é quem administra o ciclo do recrutamento do começo ao fim.

Portanto, a possibilidade de participar de decisões importantes à companhia, mas também trabalhar influenciando novos funcionários parece um atrativo aos jovens. Em especial, a profissão dialoga com o interesse da Geração Z em reconstruir os sistemas a partir de valores mais humanos.

2) Gerente de Marketing

O Gerente de Marketing é quem administra a equipe de Marketing de uma empresa. Em específico, realiza o mapeamento e análise do desempenho de campanhas, mas também gerencia o orçamento e as entregas dentro da empresa. Por isso, é responsável por coordenar os diferentes processos dentro desse departamento.

Em alguns casos, pode trabalhar com os Analistas e Assistentes de Marketing diretamente, auxiliando-os a executar a visão exigida em planejamentos e briefings. Porém, também atende um aspecto mais corporativo, por meio da apresentação de relatórios de desempenho e participação em reuniões de organização com os diretores.

3) Gerente de Social Media

Com funções semelhantes a do Gerente de Marketing, esse profissional tem como foco as redes sociais e plataformas digitais. Neste sentido, pode trabalhar com toda e qualquer mídia, desde as online até as off-line. Porém, é mais comum que trabalhe com as mídias sociais, nos aspectos de divulgação e relacionamento com os clientes.

4) Cientista de Dados

Apesar de ser uma profissão relativamente nova no mercado, os Cientistas de Dados estão se tornando cada vez mais essenciais às empresas. Acima de tudo, se trata de um profissional que trabalha com a análise de dados a fim de auxiliar a empresa na tomada de decisões.

Portanto, atua no recolhimento, interpretação, processamento, organização e apresentação de informações que podem ser pertinentes. Ou seja, transforma uma grande quantidade de dados em materiais legíveis e de fácil acesso a todos os profissionais e setores dentro de uma instituição.

5) Gerente de Produto

Conhecido também como Product Manager, esse profissional é quem trabalha nas pontas de produção, circulação, avaliação e aperfeiçoamento de produtos de uma empresa. Sendo assim, precisa ser capaz de identificar as necessidades do mercado, demanda dos consumidores, pontos fracos da companhia e trabalhar a fim de tornar o produto sempre melhor.

Ainda que seja uma profissão recente, é esse profissional quem garante o retorno dos investimentos de uma companhia em um novo projeto. Desse modo, deve ser capaz de administrar equipes, trabalhar com outros setores e agir analiticamente a fim de executar planos relativos a novos produtos.

6) Especialista em Tecnologia da Informação

Os Especialistas em Tecnologia da Informação devem auxiliar todo o sistema de uma empresa em relação aos aspectos tecnológicos. Portanto, realiza o suporte para programas, redes, plataformas e aparelhos dentro da cadeia da companhia.

Em específico, podem atuar na implementação de novas tecnologias, mas também na configuração, atualização e manutenção. Ou seja, são responsáveis por garantir que esses instrumentos e ferramentas estejam em pleno funcionamento.

7) Coordenador de Contas

Basicamente, o Coordenador de Contas, também conhecido como Gerente de Contas, é quem cuida da carteira de clientes de uma empresa. Mais do que garantir o atendimento das demandas dos clientes vigentes, deve procurar novas oportunidades no mercado, atuar na fidelização de clientes, recuperação de projetos perdidos e afins.

8) Analista de Crédito

No geral, o Analista de Crédito atua paralelamente ao Coordenador de Contas, nas empresas que possuem ambos profissionais. Em resumo, é quem gerencia a política financeira da companhia a fim de analisar as informações relativas às finanças dos clientes. Comumente, isso inclui desde os gastos com cada projeto até o lucro obtido ao longo da execução dos projetos.

9) Engenheiro de Projetos

O profissional de Engenharia de Projetos pode ser formado em cursos como Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Produtos e diversos outros segmentos associados. No geral, é quem elabora e executa  as propostas de uma empresa.

Neste sentido, trabalha com a identificação das necessidades iniciais, solicitação de orçamentos, mapeamento de recursos e metas, mas também com a execução, funcionamento, reparo e afins.

10) Desenvolvedor de Negócios

Por fim, a última das 10 profissões que deixam os jovens mais felizes refere-se ao Desenvolvedor de Negócios. Semelhante a um Consultor Profissional, é quem realiza a identificação de problemas no modelo de trabalho de empresas, realiza atualizações nos posicionamentos, constrói uma rede de parceiros e ajuda na expansão dos negócios.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.