MEC oferece mais de 100 cursos online no país; opções são gratuitas

Aulas acontecem em ambiente totalmente digital e gratuito, para ampliar a oferta a milhares de estudantes em áreas diferentes do conhecimento, como turismo, comunicação e outras.

O Ministério da Educação (MEC) está com mais de 100 cursos online no país. As oportunidades são na modalidade Ensino a Distância (EAD), ou seja, as aulas acontecem no ambiente virtual e o estudante tem a chance de aprender sem sair de casa.

Leia também

As oportunidades são para cursos de diversas áreas do conhecimento, como a área de comunicação, de turismo, negócios, línguas estrangeiras, produção cultural e design, entre outras. Ao final das aulas, cada curso oferece ao aluno um certificado de conclusão reconhecido pelo MEC.

Os interessados nos estudos podem ficar por dentro de todas as oportunidades de cursos na plataforma do MEC que oferece as aulas. Por meio da Aprenda Mais estão sendo disponibilizados mais de 100 cursos online no país inteiro.

MEC oferece mais de 100 cursos online

Os mais de 100 cursos ofertados pelo MEC de maneira gratuita podem ser acompanhados na plataforma Aprenda Mais, uma iniciativa do próprio ministério, feita com o intuito de ampliar o acesso de milhares de estudantes pelo país inteiro.

Geralmente cada curso tem em média 40 horas de duração em áreas diferentes de aprendizagem. Nesse sentido, o MEC disponibiliza mais de 100 cursos em áreas como:

  • Ambiente e Saúde;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão de Negócios;
  • Idioma, Línguas e Literatura;
  • Informação e Comunicação;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo;
  • Hospitalidade e Lazer.

Além disso, cada área oferece opções variadas de cursos, como por exemplo a área de saúde, com cursos de biologia e epidemiologia, por exemplo. Dentro da área de ciências humanas, por exemplo, o estudante pode escolher cursos de filosofia, geografia ou história do Brasil.

Plataforma Aprenda Mais

A plataforma Aprenda Mais foi criada para ampliar a oferta de cursos gratuitos e disponibilizar a educação de uma maneira mais democrática. Assim, o ambiente virtual conta com inúmeros cursos dentro de mais de 10 áreas do conhecimento diferentes.

O objetivo da plataforma, criada pelo Ministério da Educação (MEC), é de capacitar mais de 820 mil estudantes até o ano de 2025. Nesse sentido, os cursos online e abertos são ferramentas poderosas para auxiliar no desenvolvimento de estudantes em ambientes virtuais.

Dentro do seu propósito, a plataforma trabalha para unificar a oferta de cursos da Rede Federal de Educação Profissional, tornando-os mais acessíveis para a sociedade em geral, a fim de promover mais possibilidades de qualificações para os brasileiros de todas as faixas etárias.

A Aprenda Mais é uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Como se cadastrar

A plataforma Aprenda Mais foi desenvolvida para possibilitar a oferta de cursos gratuitos e online para o grande público em geral. O projeto é coordenado por servidores de instituições de ensino da Rede Federal e para acessar os mais de 100 cursos ofertados pelo MEC, o usuário deve seguir os seguintes passos:

  • Entre no site da Aprenda Mais;
  • Informe os dados necessários e crie uma conta com login e senha;
  • Ao entrar, informe o login e senha criados;
  • Na página inicial o usuário já pode escolher o curso que deseja acompanhar dentre as várias opções encontradas no menu inicial.

Ao se matricular no curso desejado, o estudante recebe as informações das aulas e do conteúdo programático de cada curso, além da carga horária e outras informações. Por lá o usuário também consegue acompanhar o seu progresso em cada curso, assim como as atividades concluídas e as avaliações realizadas.

Leia também


você pode gostar também

Calendário ProUni 2023 é liberado pelo MEC, incluindo data de inscrição

O Ministério da Educação (MEC) liberou o calendário ProUni para a edição de 2023, incluindo a data de inscrição e outras informações sobre demais programas de acesso ao ensino superior no país.

Bradesco oferece mais de 80 cursos online gratuitos em várias áreas

Os candidatos podem se inscrever em mais de 80 cursos online gratuitos em diversas áreas, como Administração, Tecnologia, Gestão e Comunicação, por exemplo.

Calendário SiSU: veja data para inscrições e quando o resultado será divulgado

Os interessados em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisam ter atenção às datas para inscrições e divulgação do resultado.

Novo Ensino Médio começa a ser implementado no país; veja regras

As regras do Novo Ensino Médio poderão afetar mais de 7,7 milhões de estudantes brasileiros, principalmente na etapa inicial de implementação no país.

Fuvest: Uso de máscara será obrigatório para fazer o vestibular

O vestibular da Fuvest, a ser realizado no próximo dia 4 de dezembro, determinou a obrigatoriedade do uso de máscara para os candidatos durante a aplicação.

Google oferece 14 cursos online com certificado gratuito; veja as opções

Você sabia que o Google oferece cursos online gratuitos para todas as pessoas que desejam adquirir novos conhecimentos? Veja a lista aqui.