O Ministério da Educação (MEC) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará por modificações. O formato da prova, das questões e até das pontuações devem ser alterados. O novo Enem deverá valer a partir de 2024.
Vale lembrar que o Enem é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anualmente. A avaliação do exame ocorre em dois dias, geralmente dois domingos seguidos.
Novo Enem: principais mudanças
Entre as principais mudanças promovidas pelo MEC para o novo Enem está a composição da avaliação. Como o novo ensino médio já foi implementado nas escolas públicas e particulares, a prova irá se adaptar ao novo padrão e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Saem as quatro divisões atuais compostas por Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias para a entrada do novo modelo.
O primeiro dia de prova será composto principalmente por Língua Portuguesa e Matemática, em questões interdisciplinares, que exigem conhecimentos em outras áreas. Assim, os alunos precisarão saber interpretar, ter raciocínio lógico e contextualizar as informações repassadas. Além disso, será o dia da redação.
O segundo dia será do que ficou conhecido como Itinerários Formativos, ou seja, blocos opcionais de matérias que o estudante seleciona no ensino médio. No caso, a pessoa irá escolher uma das quatro opções a seguir:
- Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Novo Enem: mudanças nas questões e pontuações
De acordo com o MEC, o novo Enem terá modificações no formato das questões. Atualmente, a prova conta com questões de múltipla escolha e uma redação. A tendência é que haja abertura para questões dissertativas. No caso há uma recomendação para que a redação e os itens dissertativos representem cerca de 25% da nota total.
Além disso, existirá um incentivo para quem tenha cursado ensino técnico. No caso, esses estudantes terão um bônus na pontuação, desde que tenha relação com a área do curso superior desejado.
Especialistas temem implementação do novo Enem
Alguns especialistas da área da educação apontam que as mudanças do Enem ainda não estão totalmente claras. A divulgação das matrizes é considerada urgente para que se tenha uma noção sobre os caminhos que serão percorridos na elaboração do exame.
Parte dos educadores também possuem temores sobre o novo ensino médio, que teoricamente já está em vigor. Segundo eles, a nova forma do ensino médio ainda não foi bem adaptada em boa parte das escolas, o que pode gerar dificuldades para os alunos nas provas do novo Enem.
Por fim, outros defendem também a criação de uma espécie de conselho de governança, que até chegou a ser feito, mas não engrenou como deveria. No caso, ele seria composto pelas secretarias estaduais de educação, escolas públicas, particulares e representantes do Inep. A intenção é tornar as regras mais claras e todo o processo transparente e aberto ao diálogo.
Em entrevista à Agência Brasil, o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais Chico Soares, que já foi presidente do Inep, afirmou que as mudanças estão próximas e que o Enem tem responsabilidade em pautar o que é aprendido na escola, pois parte da preparação do ensino médio gira em torno do exame.
Enem digital fortalecido
O MEC também anunciou que pretende fortalecer o Enem digital, modalidade que vem ganhando força nos últimos anos e que torna a prova mais moderna, fácil de corrigir e automatizada. A avaliação é feita em computadores sem acesso à internet, em locais designados pelo MEC.
Por outro lado, o Ministério da Educação afirmou que, enquanto o serviço digital não atender todos os estudantes, a versão física (em papel) do Enem continuará funcionando normalmente. Ou seja, é provável que o Enem tradicional ainda dure alguns anos.