De acordo com informações do Ministério da Educação, o prazo para pedir reaplicação do Enem 2022 ficará aberto até sexta, 25 de novembro. Neste sentido, os candidatos que não compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio este ano poderão participar da reaplicação.
A previsão é que a reaplicação aconteça nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. No entanto, existem regras específicas para realizar essa solicitação, porque somente alguns casos são contemplados pelo edital da prova. Saiba mais a seguir:
Como funciona a reaplicação do Enem 2022?
De acordo com o edital do Enem 2022, os candidatos que passaram por acidentes ou casos fortuitos após a realização do inscrição tiveram o prazo de solicitar atendimento especializado até 10 dias antes da aplicação do exame. Neste ano, as provas foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.
A avaliação de cada caso designou o atendimento especializado para esses candidatos dentro de suas necessidades e da disponibilidade de recurso das organizações responsáveis. Porém, as situações em que o recurso não estava disponível, mas a necessidade foi comprovada, o candidato poderá solicitar a reaplicação do Enem.
O edital estabelece que candidatos que tiveram problemas logísticos também podem solicitar a reaplicação do Enem 2022. Em específico, existe uma definição para problemas logísticos ou de força maior. Segundo o edital são enquadrados nesse conceito:
- Desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame por conta do comprometimento da infraestrutura do local;
- Falta de energia elétrica que comprometa a visualização da prova, diante da ausência de luz natural;
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido aos participantes que solicitaram atendimento especializado por meio do uso de leitor de tela;
- Erro na aplicação de qualquer procedimento de aplicação que possa prejudicar o participante.
Além disso, de acordo com as regras do exame, podem solicitar a reaplicação os participantes com doenças infectocontagiosas previstas no edital. Basicamente, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela ou coronavírus.
Como solicitar a reaplicação?
Em primeiro lugar, para pedir reaplicação do Enem 2022 deve-se acessar a Página do Participante, no portal do Inep. Ao preencher o formulário de reaplicação, o candidato deverá justificar o motivo pela qual não compareceu ao exame. Posteriormente, cada pedido será analisado em particular por parte da comissão responsável.
Em todos os casos, a reaplicação deverá ser concedida somente após a avaliação de documentos que comprovem o motivo da ausência, além do envio dos dados pessoais. Neste sentido, o Inep pode requisitar tanto os laudos médicos, como informações complementares a respeito do local de residência e de aplicação da prova.
Por via de regra, a solicitação da reaplicação poderá ser feita no período máximo de 5 dias úteis após o último dia de aplicação das provas, por isso o prazo é até 25 de novembro. Os estudantes que tiveram problemas para participar do primeiro dia do exame devem ter participado normalmente do segundo dia.
Assim, poderão solicitar a reaplicação da primeira etapa dentro desse mesmo período de atendimento dos candidatos. Entretanto, as solicitações que forem realizadas depois do período estabelecido não serão consideradas. Ademais, é responsabilidade do solicitante acompanhar o andamento do processo na página de participante.
Por fim, a reaplicação das provas do Enem 2022 são a última etapa desse exame. Ou seja, não haverá uma segunda reaplicação após o período do dia 10 e 11 de janeiro.