Copa do Mundo: veja o que abre e fecha em dias de jogos do Brasil

A Copa do Mundo começou oficialmente no domingo, 20 de novembro. Veja o que abre e fecha em dias de jogos do Brasil.

A Copa do Mundo é, normalmente, um período de muita celebração, torcida e animação por parte dos brasileiros que torcem pela seleção nacional. No entanto, há muitas dúvidas se haverá expediente em estabelecimentos durante os dias de jogos do Brasil. Por isso, confira a seguir o que abre e o que fecha no país.

Leia também

Vale lembrar que os jogos estão programados para acontecer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, com base na tabela oficial divulgada pela organização do evento.

Haverá folga no dia dos jogos do Brasil?

Conforme a legislação atual, as empresas não têm obrigação legal de liberar os profissionais nos dias das partidas do jogo do Brasil durante a Copa do Mundo.

O calendário dos jogos considera a diferença de fuso-horário entre os países, de modo a garantir parte dos embates aconteçam no período da tarde dos dias úteis. Dessa maneira, caberá ao empregador determinar se haverá folga, liberação ou flexibilização da jornada de trabalho nessas ocasiões.

Algumas empresas podem organizar confraternizações internas para assistir aos jogos, enquanto outros podem liberam mais cedo. No entanto, dias das partidas do Brasil não são consideradas como feriados ou pontos facultativos.

De acordo com os especialistas da área de RH, acompanhar as partidas dentro do ambiente de trabalho pode estreitar laços entre os membros da equipe, além de criar um ambiente mais descontraído.

O que abre e fecha no dia de jogos do Brasil?

O primeiro jogo da seleção brasileira acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, às 16h no horário de Brasília. Como integrante do Grupo G na primeira fase de grupos, a seleção brasileira enfrenta o time da Sérvia.

Já no dia 28 de novembro, uma segunda-feira, o jogo será às 13h (horário de Brasília), na partida contra a Suíça. No dia 2 de dezembro, sexta-feira, a partida será contra Camarões, e o jogo será às 16h.

Durante os jogos da seleção brasileira, assim como em outras instituições, o INSS terá alterações no seu horário de funcionamento. Veja, a seguir, como será o funcionamento das agências bancárias, Correios e INSS:

Agências bancárias

Pensando na segurança das instituições bancárias, assim como do transporte de dinheiro em dias de jogos da seleção brasileira, os horários de expediente sofrerão alterações:

1) Jogos previstos para começar às 16h

  • Para os estados que possuam fuso-horário de Brasília: funcionamento das 9h às 14h;
  • Para os estados com diferença de uma hora comparando com o fuso-horário de Brasília: das 8h às 13h;
  • Para os estados com diferença de duas horas em relação ao fuso-horário de Brasília: das 7h às 12h.

2) Jogos previstos para começar às 13h

  • Para os estados com fuso-horário de Brasília: funcionamento das 8h30 às 11h30;
  • Para os estados com diferença de uma hora em relação ao fuso-horário de Brasília: das 7h30 às 10h30;
  • Para os estados com diferença de duas horas em relação ao fuso-horário de Brasília: das 7h às 9h30.

3) Jogos previstos para começar às 12h

  • Para os estados com fuso-horário de Brasília: funcionamento das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30;
  • Para os estados com diferença de uma hora em relação ao fuso-horário de Brasília: das 8h às 10h e das 14h30 às 15h30;
  • Para os estados com diferença de duas horas em relação ao fuso-horário de Brasília: das 7h às 9h e das 13h30 às 14h30.

Correios

Durante a primeira fase dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, as agências dos Correios terão horário especial de atendimento. Assim, nos dias 24 e 28 de novembro, e 2 de dezembro, o expediente será encerrado sempre uma hora antes do início das partidas.

Agências do INSS

As agências do INSS terão o funcionamento alterado em dias de jogo do Brasil. Quando as partidas forem marcadas para às 13h, as agências do INSS funcionarão até as 11h. Já nos dias aonde as partidas acontecem às 16h, o funcionamento do INSS acontece até as 14h.

Caso o Brasil avance para a segunda fase, e tenha o jogo marcado para às 12h, as agências do INSS permanecerão fechadas.

No entanto, os atendimentos virtuais seguem mantidos. É possível acessar o site ou aplicativo do “Meu INSS” (disponível para iOS Android), que permite solicitar benefícios, emitir extratos, agendar o atendimento presencial, dentre outros serviços.

Vale ressaltar que a Central 135, que disponibiliza informações sobre o benefício referente a pagamentos e agendamentos, também terá seu horário alterado nos dias dos jogos do Brasil. O atendimento ficará suspenso 30 minutos antes da partida e, por sua vez, retomado 30 minutos após o final do respectivo jogo.

Leia também


você pode gostar também

Salário mínimo 2023: veja qual é a previsão atual do valor para ano que vem

Novo governo do Partido dos Trabalhadores prevê reajuste salarial acima da inflação, elevando o valor pago do salário mínimo a todos os brasileiros.

Chuvas intensas podem afetar 1,4 mil cidades nesta quarta (7), alerta INMET

Alerta começou a valer às 11h desta quarta-feira (7) e se estende até 11h de amanhã (8/12), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia.

Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado; saiba como participar

As negociações do Feirão Serasa Limpa Nome estariam disponíveis até o dia 5 de dezembro, mas a data foi prorrogada por conta do sucesso do evento.

INMET alerta: 1,7 mil cidades podem ser atingidas por chuvas intensas nesta terça, 6

Alerta de chuvas intensas foi emitido nesta terça-feira, dia 06/12, para grande parte do país. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica.

Chuva de meteoro acontece em dezembro; veja data do fenômeno

Em poucos dias, será possível observar o pico máximo da chuva de meteoros mais importante do mês de dezembro e uma das últimas do ano.

TikTok: dancinhas podem gerar demissão por justa causa; entenda

Se você costuma fazer dancinhas no TikTok em seu ambiente de trabalho precisa ficar atento ao conteúdo que posta na rede social chinesa para não ser demitido por justa causa.