Enem 2022: confira quando sairão os gabaritos e os resultados das provas

Grande parte dos candidatos do Enem já estão ansiosos pelo seu resultado no exame. Veja quando será possível você fazer a consulta da sua nota.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi criado no Brasil no ano de 1998, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Neste ano de 2022, as provas foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Muitos candidatos, inclusive, já querem saber quando saíram os gabaritos e o resultado.

Leia também

Vale lembrar, inclusive, que o Enem é uma prova feita por alunos do ensino médio e por diversos outros estudantes que já concluíram seus estudos na escola.

Com efeito, visando a admissão na educação superior, seja em instituição de ensino superior pública ou privada no Brasil ou internacionalmente, este exame é realizado geralmente no mês de novembro. Os gabaritos oficiais, em contrapartida, são divulgados após o segundo dia de provas do Enem.

Enem 2022: prazos para divulgação dos gabaritos e resultados

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será divulgado pelo Inep às 18h desta quarta-feira (23/11). De acordo com o Ministério da Educação, os resultados finais da prova vão ser publicados no 13 de fevereiro de 2023.

No entanto, quem realizou vista pedagógica ou fez o Enem apenas como teste, terão seus resultados em abril de 2023, mas ainda sem data definida pelo MEC.

Neste ano, 3,4 milhões de candidatos fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame foi realizado nos dias 13 e 20 de novembro através de 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

No primeiro dia, foi realizada a prova referente às matérias de Linguagens (45 questões), Ciências Humanas (45 questões) e Redação, que possuía o seguinte tema: “Desafios para a preservação de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Já no segundo dia de provas, foram respondidas as questões de Matemática (45 questões) e Ciências da Natureza (45 questões).

Para ter acesso a sua nota, após a divulgação do resultado, basta acessar o site do Enem e, na página do participante, inserir os seus dados pessoais, para conferir seu desempenho final na prova.

Dados e abstenção

Segundo os dados do Inep divulgados nesta segunda-feira (21) o exame foi aplicado em 1.747 municípios, 11.175 locais de prova e 153.208 salas de prova pelo país.

Em 2022, dos 3.396.632 candidatos inscritos no Enem, 3.331.566 optaram por realizar o exame de forma tradicional, sendo necessário fazer a prova impressa presencialmente. Já os 65.066 outros candidatos, preferiram fazer o “Enem Digital”.

No primeiro domingo de prova (13), 73,7% dos inscritos compareceram ao local de aplicação. Já no segundo dia de provas (20), em que foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, 68,1% dos inscritos fizeram o exame.

Reaplicação do Enem

Quem teve algum problema durante a aplicação original do Enem 2022, de acordo com as regras, pode refazer a prova nos dias 10 e 11 de janeiro. Inclusive, na mesma data também acontecerá a aplicação das provas para os Privados de Liberdade (PPL).

Segundo os organizadores do Exame, pelo menos 5.126 participantes foram eliminados das provas este ano devido o descumprimento das regras durante a prova.

Os principais motivos de eliminação incluíram: portar equipamentos eletrônicos, se ausentar da sala antes do horário permitido, ignorar às orientações dos fiscais ou não cumprir normas previstas no edital.

Por fim, 193 participantes tiveram problemas de logística, como emergências médias, interrupção de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Leia também


você pode gostar também

Calendário ProUni 2023 é liberado pelo MEC, incluindo data de inscrição

O Ministério da Educação (MEC) liberou o calendário ProUni para a edição de 2023, incluindo a data de inscrição e outras informações sobre demais programas de acesso ao ensino superior no país.

Bradesco oferece mais de 80 cursos online gratuitos em várias áreas

Os candidatos podem se inscrever em mais de 80 cursos online gratuitos em diversas áreas, como Administração, Tecnologia, Gestão e Comunicação, por exemplo.

Calendário SiSU: veja data para inscrições e quando o resultado será divulgado

Os interessados em concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) precisam ter atenção às datas para inscrições e divulgação do resultado.

Novo Ensino Médio começa a ser implementado no país; veja regras

As regras do Novo Ensino Médio poderão afetar mais de 7,7 milhões de estudantes brasileiros, principalmente na etapa inicial de implementação no país.

Fuvest: Uso de máscara será obrigatório para fazer o vestibular

O vestibular da Fuvest, a ser realizado no próximo dia 4 de dezembro, determinou a obrigatoriedade do uso de máscara para os candidatos durante a aplicação.

Google oferece 14 cursos online com certificado gratuito; veja as opções

Você sabia que o Google oferece cursos online gratuitos para todas as pessoas que desejam adquirir novos conhecimentos? Veja a lista aqui.