MEC oferta mais de 100 cursos online gratuitos

Brasileiros de várias idades podem se inscrever nos cursos online gratuitos de qualificação fornecidos pelo MEC por meio do site Aprenda Mais.

O Ministério da Educação (MEC) tem várias oportunidades para quem quer aperfeiçoar o currículo e obter novos conhecimentos. Para isso, a pasta disponibilizou a plataforma digital Aprenda Mais. No site, é possível acessar os mais de 100 cursos online gratuitos do MEC.

continua depois da publicidade

As aulas estão distribuídas em 12 áreas de atuação, visando preparo de jovens para ingresso no mercado de trabalho. De acordo com o próprio Ministério, a ideia é alcançar mais de 800 mil pessoas até 2025. Aqueles que finalizarem os módulos nos quais se inscreveram devem receber certificado.

As matrículas não são apenas para brasileiros. O Aprenda Mais também permite que estrangeiros se inscrevam nos cursos online gratuitos do MEC, desde que possuam CPF. Segundo o Ministério da Educação, é possível fazer mais de uma aula ao mesmo tempo, não havendo um limite de inscrições.

Como funcionam os cursos gratuitos do MEC?

Leia também

Cada área contemplada pelo portal Aprenda Mais possui uma série de cursos disponíveis para matrícula, com cargas horárias variadas. Isso porque a duração das aulas depende do tema abordado. Dessa forma, os estudantes podem se matricular em cursos online gratuitos do MEC de até 60 horas.

continua depois da publicidade

A menor carga horária é de 20 horas. É importante pontuar também que os módulos vêm com prazo para término. Sendo assim, os estudantes não podem receber certificado antes do período mínimo previsto. Já aqueles que ultrapassarem o limite de tempo para a conclusão do curso podem perder toda a inscrição.

Os cursos online gratuitos do MEC estão abordados dentro das 12 áreas de atuação abaixo:

  • Ambiente e Saúde;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Idiomas, Línguas e Literatura;
  • Informação e Comunicação;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Além dessas opções, o Aprenda Mais também tem um curso específico para professores interessados em dar aula no site, chamado de "Capacitação para Autores de Cursos". De acordo com a plataforma, docentes e técnicos administrativos da Educação poderão se inscrever nessas aulas.

continua depois da publicidade

Como se inscrever nos cursos online gratuitos do MEC?

Antes de fazer a sua matrícula, é preciso saber que cada aula conta com requisitos específicos. Alguma são voltadas para estudantes do ensino médio, outras para nível superior e ainda existem aquelas que contam com conhecimentos específicos para compreensão do conteúdo.

Levando isso em consideração, para se inscrever nos cursos online gratuitos do MEC, você deve cumprir o passo a passo a seguir:

  1. Acessar o site do Aprenda Mais;
  2. Selecionar a área que você deseja fazer o aperfeiçoamento;
  3. Conferir quais são os cursos online gratuitos do MEC disponíveis;
  4. Ler as informações sobre as aulas, principalmente os requisitos;
  5. Clicar sobre o curso no qual você quer se matricular;
  6. Ao ser redirecionado, fazer login na plataforma com e-mail e senha. Quem ainda não for cadastrado, pode criar uma conta gratuitamente na mesma hora;
  7. Informar os dados necessários para a matrícula.

Para acessar as aulas nos dias seguintes à inscrição, basta fazer login no Aprenda Mais e ir na parte de "Meus cursos - acessar" e clicar no curso. Vale pontuar que as lições são todas gravadas e não há acompanhamento de professores.

continua depois da publicidade

O certificado é gerado após a conclusão se o estudante atingir a nota mínima de aproveitamento no teste final.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade