Estas 5 características são as mais valorizadas no mercado de trabalho

As características que são mais valorizadas garantem ao profissional uma boa convivência no ambiente de trabalho, e também com suas atividades.

O mercado de trabalho exige que os profissionais tenham mais do que um diploma de Ensino Superior ou uma série de cursos no currículo. Assim como as experiências de trabalho, existem uma série de características que são fundamentais e se destacam, pois referem-se também ao perfil do trabalhador naquela função.

Desde uma comunicação assertiva até a inteligência emocional, existem 5 características que são consideradas as mais valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, são comuns a diferentes áreas de atuação, pois são importantes nas mais diversas profissões. Confira-as a seguir:

5 características mais valorizadas no mercado de trabalho

características valorizadas no mercado
Foto: Reprodução / Pixabay

1) Flexibilidade

Em primeiro lugar, a flexibilidade refere-se à capacidade de se adaptar a novos ambientes, regras diferentes e também mudanças na gestão. Porém, algumas empresas interpretam essa característica como a capacidade do profissional em sair do tradicionalismo, sendo flexível na hora de tomar decisões mais arriscadas, por exemplo.

A flexibilidade é uma habilidade importante para os profissionais se encaixarem no ambiente de trabalho, mas também encontrarem a melhor forma de se portar em eventos ou situações sociais relacionadas à empresa. Sendo assim, é uma ferramenta importante para se destacar na rotina produtiva.

2) Inteligência Emocional

Em resumo, a Inteligência Emocional consiste em uma área de estudo da Psicologia que analisa a capacidade dos indivíduos de gerir os próprios sentimentos diante de diversas situações, mas também estender essa habilidade a outras pessoas. Desse modo, tem relação direta com o autoconhecimento, o autocontrole e a consciência pessoal.

A Inteligência Emocional é fundamental no mercado de trabalho, pois significa que o profissional consegue gerenciar suas ações, emoções e reações diante de situações diversas. Portanto, pode lidar melhor com crises na empresa, momentos de emergência, problemas com os colegas de trabalho ou até com o estresse cotidiano.

3) Comunicação assertiva

A comunicação assertiva no mercado de trabalho é aquela que transmite a mensagem e garante a compreensão sem necessidade de repetição, e sem deixar espaço para dúvidas. Nesse sentido, permite com que profissionais trabalhem com mais qualidade em relação aos seus pares, mas também em apresentações e reuniões importantes.

Acima de tudo, a comunicação assertiva é uma comunicação não violenta, pois consegue ser empática, sensível e objetiva ao mesmo tempo. Assim, é possível garantir não somente bons relacionamentos interpessoais, agindo como referência aos colegas de trabalho, como também um perfil atrativo para a maior parte das empresas atualmente.

4) Autonomia

A autonomia é outra característica valorizada no mercado de trabalho, porque significa que o profissional consegue tomar as próprias decisões, sem depender de seus supervisores. No entanto, não é sinônimo de intransigência, pois a autonomia é aplicada dentro da jurisdição e liberdade autorizada pela empresa naquela função.

Desse modo, o profissional consegue solucionar crises antes que elas tomem escalas maiores e mais graves. Além disso, força o trabalhador a estar informado e conectado com todas as etapas do processo, pois precisa saber o que está acontecendo para prosseguir com as suas atividades.

5) Visão estratégica

Também conhecido como Visão 360, essa característica torna o profissional mais curioso e interessado em buscar novas informações para a realização do seu trabalho. Neste sentido, permite com que o trabalhador encontre novas oportunidades no mercado, assim como facilita a identificação de problemas ou conflitos.

A visão estratégica normalmente acompanha o profissional que possui um perfil analítico, sempre agindo com a observação em primeiro lugar. Como consequência, tende a ser mais ponderado e justo, pois toma decisões somente após avaliar todas as informações disponíveis sobre aquela questão.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.