5 filmes que concorreram ao Oscar e ajudam nos estudos para o Enem

Os filmes indicados ao Oscar trazem discussões sociais da atualidade que podem te ajudar na hora de se preparar para o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já tem as datas das provas e está previsto para acontecer no mês de novembro. Estudantes de todo o Brasil já estão se preparando para a avaliação por meio dos livros. Mas existem alguns filmes, que foram indicados ao Oscar, que tratam de temas atuais que podem cair no Enem.

A prova é conhecida por trazer questões interdisciplinares e abordar assuntos de relevância nacional e mundial. Apesar de filmes serem muito comuns nos momentos de descanso, também podem ser uma ótima ferramenta para discussões sociais. Pensando nisso, o Concursos no Brasil listou cinco longas que podem te ajudar no Enem.

Amor, sublime amor (West Side Story, título original)

Adaptado de uma peça da Brodway e inspirado no famoso romance de Shakespere, “Romeu e Julieta”, o longa conta a história de amor de dois jovens de gangues rivais. Ele é estadunidense rico nascido em Nova York, enquanto ela é uma moça porto-riquenha de família pobre.

O filme não traz apenas o romance e as dificuldades de enfrentar a família para ficarem juntos. Assuntos como xenofobia e migração, muito cobrados nas provas de disciplina e atualidades do Enem, também são abordados.

  • Ariana DeBose levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante;
  • “Amor, sublime amor” deve ser liberado no Disney+.

YouTube video

Ataque dos cães (The Power of the Dog, título original)

A película traz o tema comum de “Velho Oeste”, com uma visão bastante diferente do que estamos acostumados. O filme indicado ao Oscar conta a história dos irmãos Brubank, que são fazendeiros. Um é calmo, dócil e se casa com uma mulher que já tem um filho.

O outro é o típico couboi dos filmes, com pinta de machão, e se diverte perturbando o “sobrinho” adolescente. A partir desta família, o longa trabalha assuntos bastante atuais como o machismo, o conceito e a desconstrução da masculinidade, a homofobia e o preconceito.

  • Jane Campion levou o Oscar de Melhor Diretor(a);
  • “Ataque dos cães” está disponível na Netflix.

YouTube video

No ritmo do coração (CODA, título original)

A história é sobre uma família dos Estados Unidos cujos pais e filhos são deficientes auditivos e apenas a filha mais nova (Ruby) é ouvinte. Sendo assim, Ruby se torna a responsável pelo negócio de pesca da família e acaba vivendo sob o olhar de julgamento dos colegas de escola.

A garota descobre que sua paixão é cantar e acaba passando por um conflito entre seguir a carreira de canto e ajudar sua família. O filme traz alguns temas atuais que podem ser abordados no Enem, como problemas de acessibilidade e outras dificuldades que as pessoas com deficiência (PcD) vivem todos os dias.

  • Troy Kotsur ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante;
  • “No ritmo do coração” ganhou o Oscar de Melhor Filme;
  • Pode ser assistido no Amazon Prime Video.

YouTube video

Belfast

O enredo se passa em Belfast, capital da Irlanda do Norte na década de 1960, no meio do conflito entre protestantes e católicos. O primeiro grupo queria manter o país no Reino Unido, enquanto o segundo pedia a independência da nação. O personagem principal é um garoto de nove anos chamado Buddy.

O menino vivencia a guerra civil em sua cidade e sonha com uma vida melhor para sua família, que está vivendo com várias dívidas. Os principais temas trabalhados são a própria guerra civil, a luta de classes e a intolerância religiosa. Assuntos históricos nesse sentido podem ser abordados no Enem.

  • “Belfast” ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original;
  • O filme está atualmente em cartaz nos cinemas.

YouTube video

Summer of Soul

O documentário traz o Harlem Cultural Festival, que aconteceu nos Estados Unidos no ano de 1969. O grande evento durou seis semanas e tinha foco na música e na época. Vários artistas negros, como Stevie Wonder, Nina Simone e B.B. King participaram do festival e deram entrevistas que aparecem no filme.

O assunto principal está na forma como a sociedade trata as pessoas negras e o racismo que ainda é muito presente. Esse tema é bastante possível de cair no Enem, especialmente após o movimento mundial Black Lives Matter que tomou grande proporção durante a pandemia de COVID-19.

  • “Summer of Soul” ganhou o Oscar de Melhor Documentário;
  • Atualmente, está disponível apenas na plataforma de streaming Hulu.

YouTube video

Leia também

você pode gostar também