Encceja: afinal, como funcionará a etapa de redação na prova de 2022?

A prova de redação é uma das etapas fundamentais do Encceja, pois avalia o estudante em sua habilidade de dissertação, argumentação e domínio sobre a norma padrão da língua.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) garante que estudantes que não concluíram o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental no período regular obtenham o diploma dessas etapas. Em 2022, a previsão é que a prova aconteça no dia 28 de agosto, com questões de múltipla escolha sobre diferentes áreas do conhecimento.

continua depois da publicidade

Além disso, as duas provas demandam que os estudantes escrevam um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta de redação, com apoio de artigos e materiais de referência sobre o tema. Confira a seguir como funciona a etapa de redação do Encceja 2022.

Como funciona a prova de redação do Encceja?

Em primeiro lugar, a proposta da redação Encceja apresenta uma frase-tema do texto que deve ser foco da dissertação a ser desenvolvida pelo estudante. Como o exame garante diplomas para Ensino Fundamental e Ensino Médio, a prova de redação é composta por dois temas distintos, equivalentes em nível de dificuldade para essas duas modalidades.

Leia também

Além da frase-tema, a banca avaliadora disponibiliza os chamados textos motivadores, que ajudam a entender sobre o assunto e o que é esperado dos candidatos. Dessa forma, são uma referência inicial para que o estudante comece a escrever seu texto, com reflexões e discussões que podem servir também para as redações a serem desenvolvidas.

continua depois da publicidade

No entanto, é proibido copiar trechos desses textos, sob pena de zerar a prova e prejudicar o resultado final do exame. Em relação ao texto dissertativo-argumentativo, o principal ponto é apresentar um ponto de vista sobre o assunto, que tende a ser um problema social, e defender essa perspectiva ao longo do texto.

Além disso, é importante apresentar possíveis soluções para o problema, assim como os agentes responsáveis pela realização dessas medidas. No geral, é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

continua depois da publicidade

A princípio, a introdução demanda uma apresentação geral sobre o tema e também da perspectiva a ser defendida ao longo do texto. Já no desenvolvimento, é importante apresentar, no mínimo, dois ou três argumentos e defendê-los com dados, citações e outras informações convincentes. Por fim, a conclusão é uma revisão do texto, onde deve constar a proposta de intervenção com soluções para os problemas discutidos.

A partir dessa estrutura, são avaliadas competências como domínio da norma-padrão da língua portuguesa escrita, capacidade de elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro de uma proposta, domínio sob diferentes áreas do conhecimento e outras questões. Sendo assim, é fundamental que o texto esteja legível e não conste com outros caracteres além de palavras, como desenhos ou rabiscos.

Acima de tudo, é fundamental se atentar para a proposta do texto, o tema e o gênero textual a ser desenvolvido. A fuga do tema ou quebra da tipologia requisitada pode gerar anulação da redação.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade