Encceja: afinal, como funcionará a etapa de redação na prova de 2022?

A prova de redação é uma das etapas fundamentais do Encceja, pois avalia o estudante em sua habilidade de dissertação, argumentação e domínio sobre a norma padrão da língua.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) garante que estudantes que não concluíram o Ensino Médio ou o Ensino Fundamental no período regular obtenham o diploma dessas etapas. Em 2022, a previsão é que a prova aconteça no dia 28 de agosto, com questões de múltipla escolha sobre diferentes áreas do conhecimento.

Leia também

Além disso, as duas provas demandam que os estudantes escrevam um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta de redação, com apoio de artigos e materiais de referência sobre o tema. Confira a seguir como funciona a etapa de redação do Encceja 2022.

Como funciona a prova de redação do Encceja?

Em primeiro lugar, a proposta da redação Encceja apresenta uma frase-tema do texto que deve ser foco da dissertação a ser desenvolvida pelo estudante. Como o exame garante diplomas para Ensino Fundamental e Ensino Médio, a prova de redação é composta por dois temas distintos, equivalentes em nível de dificuldade para essas duas modalidades.

Além da frase-tema, a banca avaliadora disponibiliza os chamados textos motivadores, que ajudam a entender sobre o assunto e o que é esperado dos candidatos. Dessa forma, são uma referência inicial para que o estudante comece a escrever seu texto, com reflexões e discussões que podem servir também para as redações a serem desenvolvidas.

No entanto, é proibido copiar trechos desses textos, sob pena de zerar a prova e prejudicar o resultado final do exame. Em relação ao texto dissertativo-argumentativo, o principal ponto é apresentar um ponto de vista sobre o assunto, que tende a ser um problema social, e defender essa perspectiva ao longo do texto.

Além disso, é importante apresentar possíveis soluções para o problema, assim como os agentes responsáveis pela realização dessas medidas. No geral, é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

A princípio, a introdução demanda uma apresentação geral sobre o tema e também da perspectiva a ser defendida ao longo do texto. Já no desenvolvimento, é importante apresentar, no mínimo, dois ou três argumentos e defendê-los com dados, citações e outras informações convincentes. Por fim, a conclusão é uma revisão do texto, onde deve constar a proposta de intervenção com soluções para os problemas discutidos.

A partir dessa estrutura, são avaliadas competências como domínio da norma-padrão da língua portuguesa escrita, capacidade de elaborar um texto dissertativo-argumentativo dentro de uma proposta, domínio sob diferentes áreas do conhecimento e outras questões. Sendo assim, é fundamental que o texto esteja legível e não conste com outros caracteres além de palavras, como desenhos ou rabiscos.

Acima de tudo, é fundamental se atentar para a proposta do texto, o tema e o gênero textual a ser desenvolvido. A fuga do tema ou quebra da tipologia requisitada pode gerar anulação da redação.

Leia também


você pode gostar também

Fies: inscrições para 2º semestre estão abertas; veja calendário oficial

Estudantes podem se candidatar ao programa federal de financiamento (Fies) até a próxima sexta-feira, 12 de agosto de 2022.

Encceja será aplicado em breve; consulte horário das provas e o que estudar

Destinado aos estudantes que não concluíram as etapas de ensino na idade correspondente, o Encceja 2022 será aplicada em breve.

MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

As aulas da plataforma são de áreas como Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Idiomas e ciências variadas.

Inscrições para o Prouni 2022 terminam nesta sexta; veja como se cadastrar

Candidatos ao Prouni 2022 devem cumprir todos os requisitos para realizar as inscrições pelo site do Acesso Único criado pelo MEC.

Estes 5 sites oferecem cursos online gratuitos e você não conhecia

A Fundação Bradesco, FGV, Sebrae, Omie.Academy e o Gov.Br são opções populares na hora de buscar especializações práticas.

Prouni 2022 tem inscrições prorrogadas; veja novo prazo limite

As inscrições para o Prouni 2022 foram prorrogadas. Prazo aumentou após alunos apontarem falha no sistema online.