Como estudar para concurso respondendo questões

Conheça a importância de estudar para concurso respondendo questões e dicas valiosas sobre como fazer isso com eficiência.

Um dos principais desafios para milhares de concurseiros é encontrar uma maneira de estudar que seja produtiva e que aumente as chances de aprovação.

Mas você sabia que estudar para concurso respondendo questões pode ser de grande valia? Esse artigo vai te mostrar a importância de se fazer isso, além de dicas sobre como estudar dessa forma.

Por que estudar respondendo questões é importante?

Pode até parecer estranho em um primeiro momento, já que a maioria dos candidatos dos concursos estuda através da leitura. Mas se você adquirir o hábito de estudar resolvendo questões, pode garantir maiores chances de se dar bem, justamente pelo fato de saber aplicar toda a bagagem teórica que a sua mente absorveu.

Além disso, estudar para concurso respondendo questões pode deixar você bem menos ansioso na hora H, já que vai estar mais familiarizado com esse formato de prova. Sem mencionar que você também pode aprender muito mais, já que vai estar testando o seu nível de conhecimento.

Dicas de como estudar para concurso respondendo questões

Conheça as nossas dicas sobre estudar para concurso respondendo questões:

Defina o seu foco nesse processo

Antes de você começar a estudar resolvendo questões, é necessário ter a máxima clareza sobre qual será o seu foco de atuação em todo o processo de estudo.

Defina o cargo almejado, o nível de escolaridade e a banca examinadora. Dessa forma, você pode escolher os concursos que mais tenham a ver com o seu perfil profissional. Ficar perdido em meio a tanto assunto, não rola.

Analise a fundo o edital e encontre as provas dele

Depois que você escolheu a área a que vai dedicar os seus esforços, é preciso encontrar um bom material de estudo (livros, apostilas ou videoaulas).

Antes de encontrar as provas de um certame anterior, não se esqueça de analisar o edital dele, já que esse documento é de suma importância para qualquer concurseiro. Dessa forma, você terá mais praticidade quando tiver acesso ao edital do concurso que vai prestar.

Não tenha receio de começar, mesmo que seja do zero

Dependendo do seu nível de conhecimento sobre as disciplinas que serão cobradas no certame, é natural ter uma certa resistência para começar a estudar para concurso respondendo questões.

Mesmo que você ainda não domine muito bem os assuntos, não tenha receio de começar, mesmo que seja do zero. Pode até ser complicado no início, mas depois a sua mente se acostuma com esse ritmo de estudo.

Personalize as questões

Mais uma valiosa dica sobre como estudar para concurso resolvendo questões. Se você já tem um certo domínio dos assuntos que serão cobrados nas provas, personalizar as questões que vai resolver pode ser uma ótima maneira de aprender ainda mais.

Muitos concurseiros acabam se dando bem com essa tática. Mas tenha bastante cuidado para não alterar o sentido do enunciado da questão ou deixar subentendida a sua resposta, fechado?

Comece pelos assuntos mais básicos no edital

Se você é iniciante no universo dos certames, outra dica interessante sobre como estudar respondendo questões é começar praticando os assuntos mais básicos que serão cobrados pelo edital.

Depois, resolva todas as questões sobre o que acabou de estudar. Além de fazer a sua mente gravar com mais facilidade, essa prática pode turbinar o seu aprendizado.

Não se esqueça das questões comentadas

Uma excelente ferramenta para o concurseiro são as questões comentadas, seja em texto ou videoaula. Muitos professores de cursinhos preparatórios têm o hábito de comentar sobre algumas questões.

E isso pode ser de grande valia para você, já que vai ter uma análise de todas as alternativas da questão, bem como os erros e acertos de cada uma delas. E o melhor: tudo feito por um especialista no assunto que está sendo discutido.

Sem achismos

Você jamais vai conseguir ser aprovado em um concurso público se for um adepto do achismo. Não adianta insistir: para alcançar a pontuação necessária nas provas, é preciso ter 100% de certeza sobre as respostas.

Então, se você resolveu estudar para concurso resolvendo questões, é bom deixar a preguiça de lado. Se não sabe a resposta, procure-a em fontes confiáveis. O que não vale é achar que na hora H vai descobrir a resposta certa e se dar bem.

Viu como estudar para concurso respondendo questões pode ser uma arma eficaz para quem deseja ser aprovado nas provas de um certame? Agora é seguir as nossas dicas, manter o foco, a calma e boa sorte.

Leia também

você pode gostar também

Relacionamento tóxico: estes 5 sinais indicam que a relação não é saudável

Fique por dentro dos cinco sinais que indicam que você está inserido em um relacionamento tóxico, o que não é nada saudável.

Saiba como lidar com pessoas “difíceis” usando a inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos pilares dos relacionamentos interpessoais, principalmente diante de pessoas desafiadoras, pois permite maior autocontrole e empatia.

Cargos em alta: veja 5 profissões da área de TI com grande oferta de vagas

Profissões de áreas como cibersegurança, gestão de dados e engenharia de software são cada vez mais promissoras.

Vença a procrastinação: ESTA técnica dos 5 minutos vai mudar sua vida

Se você é um concurseiro que vive procrastinando os estudos, a técnica dos cinco minutos vai acabar com este hábito.

Sinais de ansiedade no corpo: veja 18 sintomas comuns que merecem atenção

Desde tensão muscular até taquicardia e preocupação excessiva, a ansiedade se torna um problema quando começa a aparecer em níveis exagerados, prejudicando o organismo.

Você tem a Síndrome do Impostor? Estes 5 sinais te ajudam a identificar

Saiba reconhecer os sinais que podem indicar que você foi acometido pela síndrome do impostor, que é bastante comum em todo o mundo.