Dificuldade de aprender: veja 6 dicas para melhorar nos estudos

Se você está com dificuldade de aprender o conteúdo exigido pelo edital do concurso, conheça seis dicas para melhorar nos estudos.

Você decidiu que vai começar uma carreira pública ainda esse ano, mas está com dificuldade de aprender os assuntos das provas do certame? Relaxa, concurseiro. Continue a leitura desse artigo que vai te mostrar seis dicas incríveis sobre como melhorar nos estudos e turbinar o seu aprendizado no dia a dia. Acredite, é possível conseguir essa proeza e deixar a sua aprovação mais perto.

Entenda o que fazer para melhorar nos estudos

1) Identifique o horário que você é mais produtivo

Leia também
continua depois da publicidade

Se você está com dificuldade de aprender o conteúdo das disciplinas exigido pelo edital, é bastante provável que esteja estudando em um momento que o seu aproveitamento não é satisfatório. Por isso, é fundamental que o concurseiro estude em um horário no qual esteja mais bem-disposto, tanto física quanto mentalmente.

Não importa se é nas primeiras horas da manhã, no mormaço da tarde, no cair da noite ou na escuridão da madrugada. O ideal é identificar um horário no qual você seja mais produtivo, já que o seu cérebro vai estar mais receptivo para aprender e, sobretudo, reter tudo aquilo que está sendo estudado. Se atente para esse detalhe, combinado?

2) Exercite a sua mente a manter o foco

Quem está com dificuldade de aprender e quer melhorar nos estudos deve exercitar a sua mente a manter o foco no conteúdo, a todo custo. É um exercício diário que precisa ser feito com frequência. Lembre-se de que é impossível aprender algo, mesmo que seja banal, sem manter o foco no assunto em si.

continua depois da publicidade

Algumas técnicas para manter o foco podem ajudar. Se for o caso (e viável) invista em meditação. Outras atividades também podem ser interessantes.

Jogos que exijam concentração e o uso de estratégias como xadrez, sudoku, dama, batalha naval ou banco imobiliário, podem fazer a sua mente se manter mais focada, quando estiver estudando.

3) Fuja das distrações

O concurseiro que está com dificuldade de aprender e precisa passar nas provas do certame deve, literalmente, evitar todo tipo de distração, em especial, as digitais. Elas não vão agregar nenhum conhecimento na sua mente e fazem o candidato perder um tempo precioso que poderia estar sendo empregado no aprendizado efetivo.

Por isso, desative todas as notificações do seu celular (principalmente das redes sociais e do WhatsApp) ou deixe o aparelho desligado, estude em um local tranquilo e livre de todo tipo de barulho, trânsito de pessoas ou poluição visual. Quando o assunto é aprender, absolutamente nada pode desviar a sua atenção.

continua depois da publicidade

4) Tenha um cronograma de estudos

O candidato que está com dificuldade de aprender e quer aprimorar o seu aprendizado precisa estabelecer um cronograma de estudos que seja realista. Todas as disciplinas que precisam ser estudadas devem constar no seu cronograma.

Dessa forma, é possível ter uma noção da quantidade de conteúdo que precisa ser aprendido. Separe os dias e horários da semana que você vai se dedicar inteiramente aos estudos.

Depois, faça a distribuição de todo o conteúdo dentro dos períodos estipulados, sem se esquecer de nada importante e de reservar um tempinho para fazer, pelo menos, uma redação semanal. Um cronograma bem elaborado permite ao concurseiro um melhor aproveitamento do seu tempo de estudos.

5) Não seja um procrastinador

Se você tem o péssimo hábito de procrastinar, é bastante provável que esteja com dificuldade de aprender o conteúdo das provas do concurso. Ficar enrolando para começar a colocar a mão na massa não é o mais recomendado, já que o tempo não para, certo?

continua depois da publicidade

O concurseiro que costuma procrastinar nos estudos e acha que sempre terá tempo hábil se deixar tudo para amanhã ou depois, seguramente não será aprovado no certame. Aquele ditado que diz “Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje” se encaixa perfeitamente nesse contexto, não é?

6) Saiba quais são as suas dificuldades

Por fim, mas não menos importante, quem está com dificuldade de aprender precisa identificar quais dificuldades são essas e como amenizá-las, da melhor forma possível. As causas podem ser físicas ou psicológicas, por isso, é fundamental que o concurseiro saiba quais são elas.

Lembre-se de que é natural apresentar uma ou outra dificuldade para assimilar um ou mais tipos de conteúdo. Se você souber, de fato, o que está impedindo o seu aprendizado, poderá cortar o mal pela raiz e eliminar esse problema de vez. O que não vale é ficar tentando tapar o sol com a peneira, como dizem por aí, combinado?

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade