Concurso INSS: saiba o que fazer antes do novo edital ser publicado

Mesmo que o novo concurso INSS ainda esteja pendente para aprovação, você não pode perder tempo. Veja o que fazer antes do lançamento do edital.

Você está decidido que vai ingressar na carreira pública em 2022 e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? O concurso INSS é uma excelente escolha, já que poderá contar com 7.575 vagas para todo o Brasil. Isso se o certame for autorizado. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar o que fazer mesmo antes do edital ser publicado.

continua depois da publicidade

Afinal de contas, a concorrência pode ser gigantesca e você precisa garantir uma vaga no concurso INSS, não é? Fique de olho nas dicas abaixo.

Consultar requisitos dos cargos solicitados pelo INSS

Mesmo que o novo concurso INSS ainda esteja pendente para aprovação, você não pode perder tempo. Por isso, dê uma boa olhada nos principais requisitos dos cargos solicitados pelo órgão federal. Como são diversos cargos em aberto de nível médio e superior, os requisitos são diferentes. Faça uma busca na internet ou consulte o edital anterior.

Leia também

Dessa forma, você pode ter uma noção se atende ou não todos os requisitos exigidos. Pode acontecer de você escolher o cargo de perito, por exemplo, começar a estudar para as provas e depois descobrir que não atende a todos os requisitos exigidos no concurso INSS.

continua depois da publicidade

Por isso, não deixe de fazer essa consulta prévia, já que as exigências estão cada vez maiores.

Verificar conteúdo programático do concurso anterior

Outra dica importante que muitos concurseiros se esquecem. Você não precisa esperar a publicação do edital para saber as linhas gerais das provas do concurso INSS. Para aumentar as suas chances de ser aprovado, que tal verificar o conteúdo programático do concurso anterior?

Pouquíssimas pessoas fazem isso e ficam de braços cruzados esperando a publicação do edital. É muito tempo perdido que não pode ser recuperado depois. Na maioria das vezes, o conteúdo programático de concursos para o mesmo órgão público quase não muda.

continua depois da publicidade

Algumas poucas alterações pontuais em um ou outro assunto exigido podem até acontecer, mas não é nada que fuja das exigências já conhecidas pelos candidatos. Dessa forma, você pode ter uma noção do que poderá cobrado e já começar a estudar o quanto antes.

Experimentar técnicas de estudo para concurso INSS

Estudar para a cansativa maratona de provas de um disputado concurso público não é nada fácil, certo? Por isso, uma boa dica é experimentar algumas técnicas de estudo que podem turbinar o seu aprendizado. Por exemplo, você pode reproduzir em voz alta tudo aquilo que acabou de aprender, para testar os seus conhecimentos, ou fazer anotações à mão dos assuntos mais importantes, já que isso reforça as informações em sua mente.

continua depois da publicidade

Uma outra técnica que pode ser bastante interessante é fazer os simulados dos concursos anteriores, para que você conheça o nível de dificuldades das questões que poderá enfrentar. Além disso, você também pode fazer conexões mentais, ou seja, relacionar alguma informação relevante com um determinado objeto, palavra ou imagem.

O fato é que você precisa adotar uma ou duas técnicas de estudo para concurso.

Aprender a otimizar o tempo de estudo

Não é só porque o edital do concurso INSS ainda não saiu que você não precisa fazer nada a respeito. Quer uma boa sugestão? Aprenda a otimizar o seu tempo de estudo para que o seu aprendizado seja mais rápido e, sobretudo, efetivo. Afinal de contas, são várias disciplinas exigidas que podem trazer assuntos bastante complexos para se aprender da noite para o dia.

Dessa forma, para otimizar o seu tempo de estudo, você precisa: eliminar todas as distrações digitais ao seu redor, ter um local adequado para estudar que seja silencioso, arejado, limpo e bem iluminado, adotar um cronograma de estudo que seja realista e, acima de tudo, manter o seu foco.

Sem essa de virar noites em claro estudando sem parar, ficar sem se alimentar o dia inteiro ou dormir 3 horas por noite de tanta ansiedade, já que isso não ajuda em nada. A organização deve fazer parte da vida de todo concurseiro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade