Dia do Estudante (11/08): 5 truques para aplicar na prova para concurso

Para você comemorar o dia do estudante (11/08) em grande estilo, conheça cinco dicas para aplicar na prova para concurso.

Milhares de concurseiros ficam com os nervos à flor da pele durante a fase de preparação para as provas. Para que a sua aprovação fique cada vez mais perto e você comemore o dia do estudante (11/08), selecionamos cinco truques para aplicar na hora da prova para concurso.

continua depois da publicidade

Preste atenção em cada um deles, pois todos têm a sua importância. Afinal, determinadas atitudes podem fazer uma baita diferença entre arrasar e ir mal nas provas, certo?

Truques para aplicar na prova para concurso

prova de concurso, etapas de concurso, regras de concurso

Foto: Reprodução / Pexels

Leia também

1) Não estude no dia da prova

O concurseiro jamais deve estudar no dia da prova, já que isso mais atrapalha do que ajuda. Tentar recapitular todas aquelas teorias e leis, poucas horas antes das provas, pode afetar negativamente o seu aprendizado, já que pode gerar dúvidas momentâneas em sua mente sobre um determinado assunto que foi lido de maneira rápida.

Por isso, recomendamos que você não faça isso. Estudar no dia da prova só vai aumentar a sua apreensão. Além disso, essa atitude também pode confundir o seu cérebro. Lembre-se de que as chances de você absorver um assunto importante no dia das provas são mínimas.

continua depois da publicidade

2) Considere a sua organização mental

O concurseiro também precisa levar em consideração a sua organização mental. Muitos candidatos acham as questões de Ciências Exatas, por exemplo, mais cansativas e preferem resolvê-las primeiro.

Já outros preferem sempre começar pelas questões mais fáceis e deixar as mais complicadas para o final. Por isso, é preciso que o concurseiro saiba como o seu cérebro funciona da melhor maneira e fazer a sua organização mental com base nela.

Afinal, pouco adianta começar pelas questões mais complicadas, ficar com a mente cansada e, mesmo assim, ter que continuar a prova até finalizar tudo. Por isso, conheça o funcionamento do seu cérebro, nesse sentido.

continua depois da publicidade

3) Sente-se longe da porta e janelas

Conheça mais uma dica para aplicar na prova para concurso. Assim que você entrar na sala do local das provas, procure se sentar longe da porta e janelas.

Aquele “entra e sai” de pessoas o tempo todo e o barulho oriundo dos corredores, pode tirar a atenção até do concurseiro mais focado. Lembre-se de que absolutamente nada pode te distrair nesse importante momento.

Se for possível escolher o lugar onde se sentar, reflita sobre qual seria a melhor posição para que o seu foco não fique prejudicado e que você possa se concentrar exclusivamente no caderno de questões que está bem na sua frente.

continua depois da publicidade

4) Faça uma leitura superficial na prova antes de começá-la

Acabou de receber a prova? Respire fundo e planeje-se. Lembre-se do tempo disponível que você tem e mantenha a calma. Comece fazendo uma leitura superficial nos enunciados, para que você tenha uma noção do tempo que vai precisar para resolver cada uma das questões.

Isso pode amenizar todo aquele clássico nervosismo inicial. Quando você “passa o olho” nas questões, pode perceber quais são os assuntos que vão exigir mais tempo e quais são as questões mais fáceis de se resolver. Dessa forma, o concurseiro pode identificar quais são as suas prioridades e ir diretamente nelas.

5) Lembre-se de reservar um tempo para o gabarito

Apesar do dia do estudante (11/08) ser lembrado em todo o país, o concurseiro não deve se esquecer de reservar um tempo para algo que não tem nada a ver com os estudos: o preenchimento do gabarito. Na inevitável afobação, muitos se esquecem desse importante detalhe.

Por isso, reserve pelo menos uns 30 minutos do tempo total das provas para preencher o gabarito (e conferi-lo), com bastante calma e atenção. Lembre-se de que rasuras não são aceitas em concursos públicos, por isso, sem pressa nessa hora, fechado?

De nada adianta fazer uma boa prova no certame e se enganar na hora de marcar as opções. Vale ressaltar que o gabarito é um documento que não deve ser preenchido com pressa, já que o nosso cérebro pode nos confundir, principalmente na hora que nos sentimos “pressionados”, de alguma maneira.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade