Com estas 5 dicas, você conseguirá render mais nos seus estudos

Descubra como é possível ter um maior rendimento nos estudos para as provas do concurso, por meio das nossas dicas.

Faltam poucas semanas para as provas do concurso e você está procurando uma maneira de render mais nos seus estudos? Relaxa. Quando se fala em rendimento, é essencial deixar o planejamento, o foco, a eficiência e a produtividade fazerem parte da sua rotina diária. Continue a leitura que vamos dar cinco valiosas dicas de como render mais nos estudos. Confere aí.

O que fazer para render mais nos estudos?

1) Planeje-se

Para render mais nos seus estudos, a primeira coisa que você deve fazer é um bom planejamento. Selecione as disciplinas que serão estudadas durante a semana e estipule o tempo que será dedicado para cada uma delas.

Quando você começa o dia sabendo o que vai estudar, pode economizar um tempo precioso. Um concurseiro que elabora um cronograma de estudos que seja realista e se compromete fielmente a cumpri-lo, tem grandes chances de ser aprovado nas provas do certame.

Existem diversos vídeos na internet que ensinam a fazer um bom planejamento de estudos de acordo com as suas necessidades. Afinal, ficar completamente perdido em meio a tanto conteúdo e sem saber ao certo o que ainda falta para estudar, só vai causar frustração e desânimo.

2) Livre-se das distrações

De nada adianta você ter feito um planejamento condizente com a sua realidade, se não ficar livre daquilo que possa atrapalhar a sua concentração. As distrações (principalmente as digitais) são as grandes vilãs do foco e fazem o concurseiro perder um tempo precioso que poderia estar sendo empregado para aprender ainda mais.

Sendo assim, deixe o seu celular no modo avião ou desligado, desative as notificações das suas redes sociais, elimine a poluição visual do ambiente bem como qualquer barulho que possa desviar a sua atenção. Em suma, absolutamente nada pode te distrair.

Se você não se livrar das distrações (que podem ser de vários tipos), seguramente não vai conseguir se concentrar e, automaticamente, render mais nos seus estudos. Lembre-se: quanto mais tempo passar concentrado no que importa, maior será a sua produtividade.

3) Não se esqueça dos intervalos

Você sabia que para render mais nos estudos, fazer intervalos regulares é fundamental? É verdade. Para que a sua produtividade seja satisfatória, a sua mente precisa de um tempo para assimilar aquilo que aprendeu. Dessa forma, fazer pausas regulares é essencial.

A dica aqui é: a cada duas horas de estudo, faça um pequeno intervalo de 15 minutos. Levante-se da cadeira, dê aquela boa espreguiçada (para aliviar a energia acumulada em determinados pontos do corpo), tome uma xícara de café e respire um pouco de ar fresco no jardim.

Em suma, vale tudo para evitar a fadiga mental. Quando o concurseiro faz intervalos frequentes, a sua concentração e produtividade podem aumentar bastante. Essa prática faz a sua mente continuar absorvendo as informações necessárias, já que está devidamente recuperada e sem um nível de cansaço exagerado.

4) Estipule metas diárias

Outra dica de ouro para render mais nos seus estudos é estipular metas diárias, pois elas ajudam o concurseiro a focar no seu principal objetivo, que é a aprovação no certame. Para cada dia da semana, estipule uma meta de estudo que seja realista, conforme sua rotina.

Ou seja, de nada adianta estabelecer que vai estudar quatro disciplinas durante oito horas por dia, se você não tem todo esse tempo livre. A sua mente vai virar uma bagunça, concurseiro.

Lembre-se de que as suas metas diárias precisam ser condizentes com a sua realidade atual. Querer “abraçar o mundo” pode ser extremamente prejudicial para o seu desempenho e aprendizado nos estudos. Recapitulando: ter metas é importante desde que sejam realistas, afinal, você precisa cumpri-las.

5) O sono é fundamental

Por fim, mas não menos importante, para render mais nos estudos é preciso dormir bem todas as noites. É por meio do sono reparador e de qualidade que as informações recém-aprendidas são consolidadas em sua mente.

De nada adianta manter o foco nos estudos durante 10 ou 12 horas por dia e dormir mal à noite. Sem uma boa noite de sono, o seu cérebro não vai conseguir memorizar o que precisa e vai se sentir cansado no dia seguinte. Tenha horários regulares para ir para cama e se levantar e evite dormir menos do que seis horas por noite.

Se você sofre de insônia ou tem dificuldades para dormir, recomendamos buscar por ajuda profissional. A fase de sono profundo e duradouro é essencial para qualquer pessoa que lida com atividades intelectuais no dia a dia.

Agora é seguir as nossas dicas sobre render mais nos estudos e boa sorte nas provas do concurso.

Leia também

você pode gostar também

5 truques para acelerar os estudos faltando 3 meses para a prova

Se você é um concurseiro que procura uma forma de acelerar os estudos para as provas do certame, conheça cinco truques infalíveis.

5 truques essenciais para planejar uma rotina mais saudável e feliz

Para que você consiga planejar uma rotina mais saudável e feliz, conheça cinco dicas de ouro e aumente suas chances de passar no concurso.

Estes 5 sinais indicam que você não está feliz com o relacionamento

Se você é um concurseiro que está envolvido em uma relação amorosa, conheça cinco sinais que indicam que não está feliz com ela.

Quantas horas devo estudar por dia para garantir bons resultados?

Conheça as variáveis que podem indicar o número de horas de estudo por dia, para garantir a aprovação do concurseiro.

7 hábitos para manter uma boa saúde mental durante os estudos

Conheça dicas incríveis sobre como o concurseiro pode manter uma boa saúde mental durante os estudos, para aumentar as chances de aprovação.

Estas 5 atitudes te ajudam a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022

Conheça cinco dicas valiosas que podem te ajudar a ter mais autoestima e ser mais feliz em 2022.