Descubra quantas pessoas, em média, já viveram na Terra

No dia 15 de novembro de 2022, a população mundial alcançou o número de 8 bilhões de pessoas, o que levanta grandes debates sobre o passado e o futuro do nosso planeta.

O planeta Terra está constantemente em evolução. Desse modo, o crescimento populacional também se modifica, seja com o aumento ou diminuição da população, em razão de alterações climáticas, alimentação e doenças que influenciam nos índices populacionais.

À medida que novos descobrimentos arqueológicos surgem, através de métodos inovadores é possível estimar a quantidade de pessoas que já viveram na Terra. Logo, a base para se chegar nesses números se inicia por meio do entendimento de que existimos na Terra há cerca de 200.000 anos.

Quantas pessoas já viveram na Terra?

Para chegar à quantidade aproximada de pessoas que já viveram no planeta Terra, as pesquisas giram em torno da análise do Homo sapiens, que trata das primeiras civilizações que existiram na Terra por volta de 200.000 anos a.C.

Diante disso, segundo estudos, pesquisadores estimam-se que aproximadamente 117 bilhões de pessoas já nasceram no planeta Terra.  No entanto, ainda não há dados demográficos exatos que demonstrem a correta extensão da existência dos humanos no planeta.

Os cálculos são considerados como um Guesstimating, isto é, uma estimativa que se baseia em resultados incompletos. As suposições acerca do tamanho da população em diferentes períodos da história, para saber os dados aproximados de quanto tempo cada pessoa permaneceria viva no planeta, apontam que era necessário muitos nascimentos para que a população crescesse na antiguidade.

Método PRB

Dessa forma, para se chegar a um cálculo aproximado, o método de análise utilizado pelos pesquisadores é o Population Reference Bureau (PRB). O PRB toma por base a primeira contagem populacional a partir do ano de 1995 e desde então vem se atualizando sobre o total de habitantes na Terra. 

Além disso, considerando que nos dias atuais existem mais de 8 bilhões de pessoas em nosso planeta, e que cada indivíduo possui seus ascendentes e descendentes, foi possível concluir pelo PRB que em 50.000 a.C. existiam no mundo uma enorme quantidade de Homo Sapiens que nasciam todos os dias.

Por essa metodologia, tem-se que os hominídeos mais antigos surgiram na Terra por volta de 7 milhões de anos a.C., e desde então as pessoas passaram a viver mais, porém a taxa de natalidade caiu. 

Isso porque, a taxa de natalidade atualmente, a depender do país, chega a cerca de 45 a 50 por 1000 habitantes, e antigamente essas taxas chegavam a 80 por 1000 habitantes.

Assim, como resultado da pesquisa e por meio de uma análise sobre a existência do primeiro Homo Sapiens até os dias de hoje, estima-se que houve um aumento de 109 bilhões de pessoas para 117 bilhões.

Por fim, levando todos esses fatores em consideração, vemos que esse número de pessoas que já habitaram a Terra poderia ser ainda maior, sem o avanço da medicina e o uso de métodos anticoncepcionais que atualmente freiam o crescimento populacional.

Leia também

você pode gostar também

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.

Oscar 2023: lista completa de indicados e onde assistir cada filme

Você sempre foi fã das novidades do mundo do cinema? Então, conheça os filmes indicados ao Oscar 2023 e saiba onde assistir a cada um deles.

Mal ou mau: qual a diferença? Veja exemplos

Uma das maiores dificuldades dos falantes da língua portuguesa é descobrir quando usar corretamente os termos mau ou mal. Para sanar esta dúvida de uma vez por todas, confira algumas dicas para exercitar as palavras.

Recebeu uma multa que não é sua? Veja o que fazer e como recorrer

Se você foi multado, mas a pena foi aplicada de forma equivocada ou indevida, é possível entrar com recurso e regularizar a situação.

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.