Confira 9 profissões para quem está entrando no mercado por agora

Conheça as principais profissões que não exigem experiência prévia e que podem ser o trampolim para começar uma carreira de sucesso.

Com o desemprego em alta no Brasil, é bastante comum muita gente pensar que não ter nenhum tipo de experiência profissional anterior é um fator impeditivo de entrar no mercado de trabalho. Para comprovar que isso não é verdade, selecionamos nove profissões para candidatos que estão começando a trabalhar por agora. Se você acabou de concluir o ensino médio e procura uma oportunidade, recomendamos ler até o final.

Leia também

Cargos para quem está entrando no mercado de trabalho

1) Motorista entregador

Se você tem carteira de habilitação (CNH) na categoria B, tem um perfil profissional dinâmico e não curte ficar o dia inteiro “preso” dentro de um escritório, já pensou na possibilidade de trabalhar como motorista de entrega?

Além de não exigir experiência prévia, essa função ainda permite uma certa flexibilidade no dia a dia, já que o próprio profissional é quem define o seu horário de trabalho.

2) Corretor de imóveis

Outra das profissões para candidatos que estão começando a trabalhar, é a de corretor de imóveis. Pessoas que têm um perfil negociador e sabem identificar com facilidade as necessidades dos compradores, podem se arriscar nessa profissão, que tem uma alta demanda no mercado. Se você investir nela e acumular anos de experiência, poderá trilhar uma lucrativa carreira.

3) Representante de vendas

Quem tem facilidade para se relacionar com outras pessoas, é desinibido, tem um perfil ágil e dinâmico, pode se dar muito bem como representante de vendas.

O dia a dia desse profissional costuma ser bem acelerado, pois negócios precisam ser fechados todos os dias. Se o candidato tem uma habilidade natural para persuadir e sabe lidar com números (porcentagem), experiência anterior não é um empecilho.

4) Policial

Mais uma das profissões para candidatos iniciantes que estão começando a trabalhar. Se você sempre quis se tornar um policial militar ou civil, não vai precisar ter nenhum tipo de experiência prévia nessa função.

Basta ser aprovado em um concurso público e ter bons antecedentes criminais. Dependendo da sua dedicação, é possível subir de cargo dentro da corporação e trilhar uma carreira de sucesso.

5) Recepcionista

Essa também é uma das profissões para iniciantes no mercado de trabalho. Pessoas que gostam de lidar com o público em geral, têm proatividade, familiaridade com a internet e um perfil organizado, podem se dar bem no cargo de recepcionista.

Essa função, além de não exigir experiência anterior, tem uma alta demanda de trabalho no mercado. Com esforço e dedicação, o profissional tem grandes chances de ser promovido.

6) Cozinheiro

Determinação, atenção aos detalhes, vontade de aprender e paixão pela gastronomia são as únicas exigências para uma pessoa começar a trabalhar como cozinheiro aprendiz.

Depois de uma certa experiência na função, é possível alçar voos maiores e se tornar um renomado chef de cozinha, dependendo do seu empenho no dia a dia. Vale lembrar que inúmeros profissionais famosos dessa área começaram a carreira como cozinheiro. Que tal encarar esse desafio?

7) Confeiteiro

Mais uma das profissões para candidatos que estão começando a trabalhar e que também tem um vasto mercado de atuação. Se você tem familiaridade com a culinária e sabe fazer deliciosos doces, bem como outros tipos de sobremesa, que tal investir nessa profissão?

É possível trabalhar em supermercados, padarias ou até por conta própria. O fato é que, para se tornar um confeiteiro, ter experiência não é necessário. Basta gostar do que faz e saber inovar nas receitas.

8) Atendente de loja

Outra das profissões para candidatos sem experiência no mercado de trabalho é a de atendente de loja. As únicas exigências são: gostar de lidar com pessoas, ter um perfil persuasivo, familiaridade com números, paciência e curtir trabalhar com vendas.

Dependendo do seu empenho, é possível faturar boas comissões todos os meses. Se você está iniciando a sua vida profissional agora e tem todas as habilidades mencionadas, essa pode ser uma chance de ouro de conseguir o primeiro emprego.

9) Auxiliar de serviços gerais

Por fim, a última das profissões para candidatos que estão começando a trabalhar. Pessoas com muita disposição no dia a dia, que são organizadas, comprometidas e versáteis, mas não têm nenhum tipo de experiência prévia, podem começar trabalhando como auxiliar de serviços gerais. Muitas vezes, dependendo da dedicação, pontualidade e boa vontade no trabalho, é possível ser promovido em pouco tempo.

O que você achou das profissões para candidatos iniciantes que estão começando a trabalhar e não têm experiência anterior? Mesmo que o início seja complicado, é essencial manter o foco nos objetivos e ter mente que é apenas o começo de uma carreira que pode ser bem promissora. Acredite, só depende de você.

Leia também


você pode gostar também

Esquentar o motor do carro antes de arrancar: certo ou errado?

Anos atrás, era comum ver pessoas ligarem o veículo, principalmente em dias frios, e deixá-lo ligado por muito tempo antes de sair. Mas isso está certo? Leia e descubra.

Cuidado: estes 5 materiais não podem ser colocados no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha, no entanto, é importante saber quais recipientes podem ser colocados dentro deste aparelho.

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?