Confira 9 erros que você comete na hora de estudar e nem percebe

Está achando que o seu aprendizado não está satisfatório? Conheça os nove erros que você comete na hora de estudar e aumente as suas chances de aprovação no concurso.

Responda com a máxima sinceridade: você já ficou por várias horas estudando um determinado assunto e, quando acabou, sentiu aquela sensação de que não aprendeu nada? O problema pode estar em alguns erros que você comete na hora de estudar.

Essa matéria vai te mostrar os piores equívocos que a maioria dos concurseiros comete enquanto estão estudando. Se você realmente deseja passar em qualquer certame, evite-os e maximize o seu aprendizado durante a fase de preparação para as provas. Bora lá conferir?

Erros que você comete na hora de estudar

1) Falta de planejamento

Talvez esse seja um dos erros que você comete na hora de estudar. Aquele concurseiro que não elabora um bom planejamento antes de colocar a mão na massa, pode não ter um aprendizado eficiente.

Por isso, recomendamos que você faça um planejamento dos dias e horários (ao longo da semana) que vai estudar e siga-o à risca. Além disso, não se esqueça de reservar um tempinho para a revisão do conteúdo, fechado?

2) Não se livrar das distrações

Esse também é outro dos erros que você comete na hora de estudar. Aquele concurseiro que tem o péssimo hábito de estudar rodeado por todo tipo de distração, pode não ter um aprendizado eficaz, no dia a dia.

Se você quiser aprender de verdade, livre-se das distrações, especialmente as digitais. Quer uma dica? Deixe o seu celular desligado, estude em um ambiente silencioso e sem trânsito de pessoas, desative todas as notificações das suas redes sociais e da sua caixa de e-mails. Concentre-se somente nos estudos.

3) Não fazer pausas frequentes

Tem muito concurseiro por aí que acha que não precisa fazer intervalos regulares durante os estudos, o que é um erro. A mente humana precisa de um tempo para assimilar tudo aquilo que aprendeu, sabia? Por isso, as pausas são fundamentais.

Um macete interessante é fazer um intervalo de 15 minutos a cada duas horas de estudo intenso. Levante da cadeira, dê uma boa espreguiçada, ande um pouco, se hidrate, coma uma fruta e respire um pouco de ar fresco. Esse tempo é fundamental para turbinar o seu aprendizado.

4) Erros que você comete na hora de estudar: Estudar só aquilo que gosta

Se você é daqueles que só estudam as matérias que gosta e evitam ao máximo ter contato com assuntos que não tem afinidade, o seu aprendizado pode ficar comprometido, concurseiro. Lembre-se de que a banca examinadora não leva em consideração as suas preferências.

É claro que estudar assuntos nos quais temos uma maior conexão emocional pode ser bem mais prazeroso, sem dúvidas. Mas não estudar uma ou outra disciplina exigida pelo edital, somente por não gostar dela, está longe de ser uma atitude inteligente.

5) Não elaborar um cronograma de estudos

Esse também é um dos erros que você comete na hora de estudar. Aquele concurseiro que acha que o cronograma de estudos é perda de tempo, pode não conseguir aprender com eficiência.

Essa estratégia permite que o candidato tenha uma visão geral dos assuntos que precisam ser estudados e consiga distribuí-los ao longo do tempo disponível até a data das provas. Se você negligenciá-la, pode ficar perdido na hora de estudar.

6) Estudar em meio a bagunça

Aquele concurseiro que não se importa de estudar em um local sujo, desorganizado e com muita poluição visual, também pode ter o aprendizado pouco eficaz, já que tudo isso pode atrapalhar o seu foco.

Lembre-se de que a nossa mente se distrai com facilidade. Dessa forma, procure sempre estudar em um ambiente clean, bem organizado, arejado, silencioso e, sobretudo, limpo.

7) Não manter o foco

A falta de foco também é mais um dos erros que você comete na hora de estudar. Para aprender de verdade, é preciso que o concurseiro mantenha o foco exclusivamente nos estudos. Caso contrário, o seu aprendizado será pífio.

Estudar pensando no passeio do final de semana, no churrasco com os amigos do dia seguinte, na sessão do cinema com a pessoa amada ou na festa que rolou no feriado, não vai te deixar mais próximo da aprovação, concurseiro.

8) Erros que você comete na hora de estudar: Procrastinar

A procrastinação também pode atrapalhar o aprendizado do concurseiro. Por isso, se você é daqueles que vive enrolando para começar a estudar, tem o hábito de deixar tudo para “amanhã” e vive adiando as tarefas, é melhor rever esse nocivo comportamento.

9) Não adotar uma técnica de estudo

O último dos erros que você comete na hora de estudar. O candidato que utiliza uma metodologia de estudo diferente a cada dia, provavelmente vai ter o aprendizado comprometido. A dica aqui é: adote a técnica de aprendizagem na qual tiver mais afinidade e utilize-a todos os dias, combinado?

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.