19 músicas brasileiras para usar como referência na redação do Enem

Está estudando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio? Conheça 19 músicas brasileiras para redação do Enem.

As músicas brasileiras são famosas em todo o mundo. Além de ser uma arte extremamente valorizada, elas também podem servir de repertório sociocultural em exames e até em concursos públicos. Por isso, selecionamos 19 músicas brasileiras para redação do Enem.

Se você vai prestar esse exame em 2022, recomendamos ler essa matéria até o final para conhecer a nossa seleção, que foi escolhida criteriosamente. Selecione as músicas que mais te interessaram para escutá-las depois e aumentar a sua bagagem conceitual na hora das provas. Confere aí.

Músicas brasileiras para redação do Enem

1) Hino Nacional Brasileiro, de Joaquim Osório Duque Estrada

Essa é uma das músicas brasileiras para redação do Enem mais importantes. A linda letra do hino do nosso Brasil retrata temas como nacionalismo, patriotismo, intensa luta por liberdade/ igualdade, além de evidenciar o meio ambiente.

2) Classe Média, de Max Gonzaga

Essa popular canção desse renomado cantor aborda temas como desigualdade social, criminalidade, violência, pobreza, conflitos sociais e desemprego. É uma letra muito “rica”.

3) Menino Mimado, de Criolo

Outra das músicas brasileiras para redação do Enem. Essa canção aborda temas como pobreza, luta das classes sociais por condições de vida mais dignas, eleições, exploração, desigualdade social e corrupção.

4) Músicas brasileiras para redação do Enem: Ismália, de Emicida

Esse cantor traz à tona, por meio da letra dessa belíssima canção, temas como racismo, violência policial, educação, desigualdade social, sistemas de cotas e escravidão. Não deixe de escutá-la, combinado?

5) Ser diferente é normal, de Lenine

Essa música desse famoso cantor faz menção à gordofobia, liberdade de expressão e religiosa. A letra clama por justiça e pede que todos tenham as mesmas oportunidades em nossa sociedade, apesar das inevitáveis diferenças.

6) Fórmula mágica da paz, de Racionais Mc´s

Essa marcante canção, apesar de ter mais de 10 minutos, aborda diferentes temas de cunho social, mas que têm um único objetivo: dar um basta na violência, principalmente na periferia.

7) Dedo na ferida, de Emicida

Outra das músicas brasileiras para redação do Enem. Corrupção no Congresso Nacional, dificuldades das pessoas mais pobres, a mídia e os crimes contra a minoria, são os principais temas abordados pelo artista.

8) Exú nas escolas, de Elza Soares

Uma das referências da música popular brasileira aborda temas como intolerância religiosa, desvio de merendas nas escolas, estado laico e fome.

9) O real resiste, de Arnaldo Antunes

Temas como fake news, negacionismo histórico e científico e pós verdade, são evidenciados nessa bela canção desse renomado artista.

10) Nego Drama, de Racionais Mc´s

Essa música retrata a criminalidade, racismo, pobreza, violência, preconceito, desigualdade social e luta por direitos, que fazem parte da vida de milhares de pessoas no Brasil.

11) Minha Alma, de O Rappa

Mais uma das músicas brasileiras para redação do Enem. Essa canção é bastante conhecida e aborda temas como alienação, segurança pública, opressão, censura, violência e desigualdade social.

12) 2 de junho, de Adriana Calcanhoto

Essa famosa cantora evidencia temas como direitos trabalhistas, Covid-19, racismo e desigualdade social, nessa linda canção. Vale a pena escutá-la antes de estudar para a redação do Enem, combinado?

13) Músicas brasileiras para redação do Enem: Desconstrução, de Tiago Iorc

Se você escutar essa canção, seguramente vai notar que ela retrata temas como pressão estética, modernidade, solidão, depressão e as famosas redes sociais. Esses assuntos são um prato cheio para qualquer estudante.

14) Cidadão, de Zé Ramalho

A letra dessa música convida o ouvinte a refletir sobre temas como fé, alcoolismo, injustiça e desigualdade social. Vale a pena escutá-la do início ao fim.

15) Que país é este, de Legião Urbana

Mais uma das músicas brasileiras para redação do Enem. Essa clássica canção dos anos 1980 aborda temas como corrupção na política, capitalismo, violência, desigualdade social e criminalidade.

16) Até quando? de Gabriel, o Pensador

Esse talentoso cantor também retrata, nessa bela música, temas como tráfico de drogas, violência policial, pobreza, racismo, criminalidade, racismo e movimento social.

17) Pagu, de Rita Lee

Feminismo, estereótipos de gênero, igualdade salarial, divisão sexual do trabalho e pressão estética, são as principais abordagens dessa linda música de uma das mais renomadas artistas brasileiras.

18) Triste, louca ou má, de Francisco El Hombre

Outra das músicas brasileiras para redação do Enem. O cantor aborda temas como machismo, violência doméstica, sexualidade, padrões de beleza, estética, empoderamento feminino e liberdade de expressão. Se você prestar atenção nos versos, vai notar tudo isso.

19) Sampa, de Caetano Veloso

Por fim, a última das músicas brasileiras para redação do Enem. Esse famoso cantor traz à tona temas como opressão, urbanização, artes, capitalismo, migração e diversidade cultural. Além de ter uma cadência suave, essa canção é inspiradora.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.