Confira 5 hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso

Se você está focado em sua aprovação no certame ou nas provas do Enem, confira cinco hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso.

A pressão da família e dos amigos para passar nas provas do concurso está cada vez maior? Relaxa. Isso pode ser possível se você deixar os cinco hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso fazerem parte da sua rotina de estudos.

Leia também

Lembre-se de que não existe uma receita, ou fórmula mágica, para ser aprovado em um disputado certame ou nas provas do Enem. Na verdade, é uma combinação de fatores que deixam a sua aprovação mais perto. Sem mais delongas, confira as dicas abaixo.

Dicas de hábitos para ter sucesso nos estudos

1. Antecipar os estudos e planejar um cronograma realista

Esse é um dos hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso. Se você realmente quer passar nas provas de um disputado concurso, por exemplo, é preciso antecipar os estudos, mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado.

Milhares de concurseiros cometem o erro crasso de esperar a publicação do edital do certame para somente depois começar a estudar. O problema é que, depois da publicação, restam poucos meses até a data das provas. Aí não dá tempo de estudar todo o conteúdo necessário.

Além disso, você precisa elaborar um cronograma de estudos que seja realista e condizente com a sua rotina diária. Estipular um plano de estudos impossível se de ser cumprido ou totalmente fora da sua realidade, pode te deixar desanimado e frustrado. Atenção para esse detalhe.

2. Organizar os materiais de estudo (físicos e virtuais)

Outro dos hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso. O candidato que é organizado em sua rotina de estudos, provavelmente tem mais chances de ser aprovado em qualquer certame.

Por isso, que tal dar aquela boa organizada em todo o material que será usado para aumentar o seu conhecimento para as provas? E isso inclui materiais físicos (livros, apostilas e resumos) e virtuais (podcasts e videoaulas).

Ou seja, tudo aquilo que possa agregar ainda mais valor no seu aprendizado deve estar sempre bem organizado em cima da sua mesa de estudos. A organização não te deixa perder um tempo precioso que poderia estar sendo empregado em outra atividade mais importante.

3. Não estudar todas as matérias de uma vez

Quando falamos em hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso, adotar essa prática é fundamental. Por isso, recomendamos que você jamais estude todas as disciplinas de uma única vez, pois o seu aprendizado não será satisfatório.

Lembre-se de que o seu cérebro precisa de um tempo para processar as informações recebidas e, se você o sobrecarrega demais, certamente ele não vai conseguir fazer as conexões que precisa para garantir uma assimilação efetiva.

Dessa forma, concurseiro, não cometa o erro de estudar todas as matérias de uma vez, fechado? Pelo contrário, elabore um cronograma de estudos que seja realista e distribua todas as disciplinas dentro dele. Querer aprender tudo ao mesmo tempo não rola!

4. Identificar a técnica de estudo compatível com o seu perfil

Esse é um dos hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso sempre prática. Para aumentar as chances de ser aprovado em concurso público é preciso identificar uma metodologia de estudos que seja compatível com o seu perfil de aprendizado.

Não existe uma técnica de estudo que seja considerada a melhor. O concurseiro precisa experimentar todas elas para identificar aquela que mais se adaptou. Tudo vai depender da sua afinidade com o método de estudos que foi escolhido.

O que não vale é estudar para as provas do concurso usando uma metodologia diferente a cada dia, já que essa prática pode fazer o seu cérebro “bugar” de vez. E isso está longe de ser saudável, além de não aprimorar o seu aprendizado.

5. Hábitos de todo concurseiro e estudante de sucesso: não desistir na primeira tentativa

Se você é daqueles candidatos que desistem de começar uma carreira pública de sucesso só porque não passou no primeiro concurso que tentou, seguramente, a sua vida profissional não vai decolar. E isso pode ser frustrante demais.

Tentou um concurso e não foi aprovado? Calma, concurseiro, pois outros editais serão lançados em breve. Aproveite o seu “fracasso” momentâneo e transforme-o em um aprendizado consistente. Afinal, sempre podemos aprender com as nossas derrotas, já que tudo tem um lado positivo.

Além disso, nada vai acontecer com você caso não seja aprovado em um certame. Mantenha o foco e tente quantos concursos forem necessários até conseguir passar em algum deles.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.