Confira 5 frutas que dão sorte para o Ano Novo

A tradição do Ano Novo também está presente nos alimentos, com frutas que podem atrair boa sorte, amor, saúde, dinheiro e prosperidade para os 365 dias que se iniciam.

Seja você supersticioso ou não, pode se interessar em conhecer frutas que trazem sorte e que você pode servir na mesa do Ano Novo para começar o ano com o pé direito. O Ano Novo é um dia de tradições e rituais que se desenrolam em diferentes lugares ao redor do mundo. Muitos deles estão relacionados à alimentação.

Além disso, a filosofia chinesa baseada no Feng Shui garante que algumas frutas estão relacionadas à energia positiva, com propriedades benéficas que simbolizam boa saúde. Outras ainda podem trazer harmonia e paz à família.

Confira abaixo 5 frutas que dão sorte para o Ano Novo:

1. Frutas cítricas

Comer tangerinas e laranjas é um símbolo de sorte e bons votos de Ano Novo. Além de ricas, essas frutas cítricas representam a despedida do ano velho e a renovação de sonhos, desejos e projetos futuros.

Em países como Polônia, Holanda e Suíça, as fatias dessas frutas cobertas de chocolate são oferecidas como sobremesa.

2. Uvas verdes

Acredita-se que comer 12 uvas verdes à meia-noite pode trazer boa sorte no ano seguinte. Embora o estouro de uma rolha de champanhe sinalize a chegada de um novo ano em todo o mundo, alguns países têm suas próprias tradições.

Como é o caso deste ato que teve origem na Espanha: à meia-noite, devem ser comidas as 12 uvas da sorte, uma a cada badalada do relógio.

Diz-se que esta tradição remonta ao início do século XX. Uma história frequentemente repetida é que os produtores de Alicante tiveram uma colheita abundante em 1909 e encontraram uma maneira criativa de vender seu excedente.

Além disso, de acordo com a numereologia, cada uva representa boa sorte em cada mês do ano, mas todas as frutas devem ser comidas durante o tempo que o relógio leva para bater 12 vezes. Se você comer todas as 12 uvas até o final das badaladas, terá boa sorte no ano novo.

3. Romã

A romã é uma fruta cultivada e consumida pelo homem desde a antiguidade e sempre adquiriu um forte valor simbólico. O termo deriva das palavras latinas malum (maçã) e granum (trigo), que contêm mais de 600 grãos ricos em ingredientes úteis para a saúde do nosso corpo.

É por isso que a romã sempre foi considerada um símbolo de fertilidade, abundância e longevidade. Na religião judaica a fruta é mencionada várias vezes na Bíblia como um dos sete frutos da Terra Prometida. Na Grécia antiga era a planta sagrada de Vênus e Juno, a deusa protetora dos casamentos frutíferos.

Na época do Império Romano, as noivas entrelaçavam ramos de romã em seus cabelos como um desejo de fertilidade.

Desse modo, a romã assume um papel especial como símbolo da fertilidade através dos seus muitos grãos e a sua cor representa a prosperidade, por isso quebrar uma romã para dar as boas-vindas ao Ano Novo é uma tradição comum em várias partes do mundo.

4. Maçã

Se no Brasil as uvas verdes são comuns na mesa de Ano Novo, na República Tcheca eles recorrem às maçãs. É tradição, durante a ceia de Natal, que cada pessoa à mesa corte uma maçã ao meio.

Se o caroço da maçã se parecer com uma estrela, é um presságio de felicidade; se parecer uma cruz, você não terá muita sorte no ano que se aproxima.

5. Abacaxi

Por fim, essa fruta é um símbolo tradicional popular no Feng Shui. No Ano Novo, ela simboliza riqueza, boa sorte e, de forma mais geral, prosperidade.

Além disso, o abacaxi é uma das frutas mais gostosas e que traz diversos benefícios para a saúde. Além da fruta, os objetos decorativos que têm a sua forma também são usados para atrair boas energias.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.