Marinha do Brasil abre 90 vagas imediatas em nova seleção

Processo seletivo Marinha do Brasil anuncia oportunidades para fluviários; diversos níveis de escolaridade.

No Amazonas, seguem em andamento as inscrições para mais um processo seletivo Marinha do Brasil, que dessa vez oferta 90 vagas para os chamados cursos de formação e adaptação para aquaviários do ensino profissional marítimo, meio de ingresso dos profissionais na Marinha Mercante. O certame é regido pelo edital nº 01/2022.

continua depois da publicidade

As oportunidades divulgadas são para marinheiros, cozinheiros, taipeiros (garçons), enfermeiros e auxiliares de saúde, selecionados via provas objetivas e de aptidão física, para lotação na denominada Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

Concurso Marinha do Brasil: vagas

Confira abaixo as oportunidades ofertadas no seletivo e alguns dos seus requisitos:

  • Marinheiro Fluvial de Convés - nível fundamental completo;
  • Marinheiro Fluvial de Máquinas - nível fundamental completo;
  • Cozinheiro - nível fundamental completo;
  • Taifeiro (Garçom) - nível fundamental completo;
  • Auxiliar de Saúde - certificado de Auxiliar de Enfermagem com registro profissional;
  • Enfermeiro - ser Enfermeiro ou Técnico em Enfermagem com registro profissional.

Além da formação mínima exigida para cada área, o edital também estipula outros pré-requisitos. Consulte o regulamento para verificar todos os detalhes.

Edital Marinha do Brasil: inscrições presenciais

Abertas durante um mês, de 9 de fevereiro a 9 de março de 2022, as inscrições serão realizadas pessoalmente pelo candidato, no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO), localizado na Rua Marquês de Santa Cruz, nº 246, Centro.

Os atendimentos acontecem das 8h às 11h e entre 13h e 15h, com a entrega de originais e fotocópias de toda a documentação detalhada no item 4 do edital de abertura. Será cobrada taxa única no valor de R$ 8,00.

Processo seletivo Marinha do Brasil: etapas

O certame estipula três etapas para seleção dos candidatos, todas realizadas em Manaus/AM: provas objetiva (classificatória) e de aptidão física (eliminatória), além de apresentação de documentos no CTFFAO e matrícula para convocados.

Comum a todos os inscritos, a prova objetiva está prevista para o dia 3 de abril de 2022, quando serão aplicadas 40 questões objetivas de múltipla escolha distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Marinha do Brasil: como funciona o curso?

“Este processo seletivo não tem caráter de concurso público para ingresso na Marinha Mercante ou na Marinha do Brasil (MB)”, informa o edital de abertura.

De acordo com o documento, os cursos serão aplicados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no mesmo local das inscrições: o Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).

Os cursos de formação contarão com 50 dias úteis de aulas teóricas e práticas. Já o curso de adaptação (para cozinheiros, taifeiros, enfermeiros e auxiliares) será realizado em 27 dias úteis.

Após a conclusão do curso, alunos aprovados estarão habilitados a se tornarem comandantes ou tripulantes de embarcações, além dos intitulados “imediato de embarcações” e “subalterno de quarto de navegação”, bem como outras habilitações descritas no item 13 do edital de abertura.

Saiba mais

Outras informações sobre o concurso Marinha do Brasil podem ser acessadas no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental pelos canais: (92) 98818-3233 e cfaoc.secom@marinha.mil.br.

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade