Concurso público: 4 coisas que você pode estar esquecendo de fazer

Mesmo que você esteja com muita coisa para estudar, já que o dia das provas está próximo, não se esqueça de se alimentar regularmente.

Quando o assunto é concurso público, os nervos podem ficar à flor da pele e acabar atrapalhando a fase de preparação para as provas. Se você acha que tudo está conspirando contra a sua aprovação, esse artigo vai te mostrar 4 coisas que você pode estar esquecendo de fazer e que são cruciais para todo concurseiro de sucesso.

continua depois da publicidade

1. Controlar a ansiedade

É claro que uma certa dose de ansiedade em quem vai prestar algum concurso público é absolutamente natural. Mas o que você provavelmente pode estar esquecendo é de manter o controle da sua ansiedade no dia a dia. Se você deixar essa desagradável sensação tomar conta da sua vida, não vai se sair bem nas provas.

Uma boa dica para controlar a sua ansiedade é fazer meditação ou yoga, além de buscar ajuda de um psicólogo. Um concurseiro ansioso ao extremo não vai conseguir estudar como deveria, por isso, saiba controlar a sua ansiedade.

Leia também

2. Se alimentar a cada 3 horas

Se você é daqueles concurseiros que ficam o dia inteiro estudando e nem sequer lembram de comer, é melhor tomar muito cuidado com esse péssimo hábito. O ideal é se alimentar a cada 3 horas e ter uma dieta equilibrada, sem excessos.

continua depois da publicidade

Mesmo que você esteja com muita coisa para estudar, já que o dia das provas está próximo, não se esqueça de se alimentar regularmente. Uma dieta balanceada nos fornece todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para termos energia suficiente para encarar a rotina de estudos.

Se você passa o dia inteiro em jejum ou só no cafezinho, o seu aprendizado pode estar sendo prejudicado. Tenha atenção especial quanto à sua alimentação.

3. Dormir tempo suficiente

Um boa noite de sono é primordial para qualquer ser humano, em especial, para os concurseiros. Afinal, a sua mente precisa descansar para gravar tudo aquilo que aprendeu naquele dia tenso de estudos. Mesmo que o dia das provas do concurso público esteja batendo à porta, você não pode se esquecer de dormir por, pelo menos, 7 horas, todas as noites.

continua depois da publicidade

De nada adianta virar noites e mais noites em claro debruçado sob os livros ou apostilas, pois o seu rendimento não será satisfatório. Estabeleça uma rotina de estudos, com horário para começar e terminar. O mesmo também vale para o seu sono, dessa forma, procure ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários. A sua saúde mental agradece.

4. Se exercitar é essencial antes de prestar concurso público

Não é só porque você vai prestar um disputado concurso público que precisa ser uma pessoa sedentária, certo? Atividades físicas aeróbicas podem deixar o seu aprendizado mais efetivo e fazem muito bem para o corpo e para a mente. Por isso, uma boa dica é reservar pelo menos 1 hora todos os dias para se exercitar. Você vai notar uma incrível diferença.

continua depois da publicidade

E opções para isso não faltam: caminhada matinal, corrida em grupo, pedalar com os amigos, natação, tênis ou qualquer outro esporte que te faça suar a camisa. Além de fazer um bem danado para todo o organismo, exercícios aeróbicos regulares também evitam uma série de problemas de saúde, especialmente os cardíacos.

Quando se trata de concurso público, algumas coisas importantes podem passar despercebidas para os candidatos. Por isso, veja se você não está esquecendo de nenhuma das que foram citadas acima e boa sorte.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade