Concurso Caixa: edital com 4 mil vagas; banca CONTRATADA

Concurso Caixa deve ofertar oportunidades para Técnico Bancário, contemplando profissionais de nível médio e com formação na área de TI.

O concurso Caixa 2024 está cada vez mais próximo de ser publicado após contratação de banca organizadora. A instituição financeira deu mais um passo rumo ao lançamento de um dos certames mais esperados do ano. A empresa escolhida para cuidar de todos os trâmites da seleção foi a Fundação Cesgranrio, que também está participando da organização do Concurso Nacional Unificado.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que o da Caixa com todas as regras seja publicado já em fevereiro, com 4 mil oportunidades. A previsão de lançamento do edital foi dada pela própria instituição no último dia 13 de janeiro. A oferta deve contemplar cargos de nível médio e também nível técnico:

“Além de vagas para o encarreiramento geral no banco, estamos abrindo vagas específicas para a área de TI, dando continuidade à modernização dos nossos processos, que é algo prioritário para nós”, afirmou o presidente do banco Carlos Vieira Fernandes.

O extrato de contratação da banca foi divulgado quase um mês após confirmação do concurso por meio de vídeo publicitário divulgado pela instituição. No curta de apenas 30 segundos, é possível ver uma rápida história de um homem que recebe o edital do concurso Caixa enviado por um amigo e começa a estudar. Ao final, uma narração diz "às vezes, a gente só precisa de alguém para acreditar com a gente. Em 2024, acredita e vem".

Leia também

A última cena diz que essa é a história de um homem que passou num certame e, hoje, trabalha como servidor do banco. Com isso, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou, o lançamento de um novo edital em 2024. Confira o vídeo:

continua depois da publicidade

YouTube video

Concurso Caixa: situação atual

O próximo passo para a abertura das vagas do concurso Caixa é o lançamento do edital, uma vez que a banca organizadora já foi escolhida. O extrato de contratação da Fundação Cesgranrio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 15 de janeiro de 2024.

Segundo o documento, a vigência do contrato com a empresa será de 24 meses para organização e realização de certame que pode contemplar cargos de nível médio e/ou superior. A expectativa principal é de que a instituição financeira abra oportunidades para o cargo de Técnico Bancário.

continua depois da publicidade

As 4 mil vagas esperadas devem ser divididas entre candidatos de nível médio e candidatos com alguma formação na área de Tecnologia da Informação (TI). A previsão de um novo concurso Caixa já tinha sido dada pelo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Carlos Vieira Fernandes:

"A Caixa, hoje, tem um quadro de 87 mil servidores, mas já chegamos a ter 114 mil. Então, (o concurso) é uma oportunidade de crescimento. Temos as agências e vamos precisar de mais pessoas qualificadas para entrarem primeiramente como Técnico Bancário."

Em 25 de novembro de 2023, o gestor afirmou que pretendia lançar o concurso Caixa 2024 em breve em entrevista à TV Cabo Branco, do município de João Pessoa (PB) Na ocasião, Fernandes explicou que o edital deve sair após a realização de um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV).

Esse é um plano em que os servidores optam pela demissão e recebem uma série de vantagens além daquelas previstas na demissão sem justa causa, como verbas rescisórias e indenizações. Com a redução do quadro de servidores do banco a partir desse programa que leva à aposentadoria, uma nova seleção para efetivos se faz necessária.

continua depois da publicidade

"Vamos promover, ainda esse ano, um programa de desligamento voluntário de servidores. Na última reunião da diretoria, definimos o orçamento destinado a esse público, para fazer o primeiro processo, que é o desligamento, e com isso abrir espaço para que a gente possa fazer um concurso público, substancial e robusto, para trazer novos servidores para a Caixa", pontuou Fernandes.

Além disso, ainda há a previsão de abertura de mais um concurso Caixa com 50 vagas para candidatos de nível superior completo na área da Saúde. Desse total, 28 oportunidades devem ser para Médicos e as outras 22 para Engenheiros de Segurança do Trabalho. A autorização para esse segundo edital foi dada pelo Conselho de Administração da Caixa na última quinta-feira (11/01).

Pensando em ajudar os concurseiros, nós reunimos os principais detalhes preliminares sobre os editais anteriores, como requisitos para concorrer às vagas, atribuições dos cargos e o que geralmente cai na etapa de provas eliminatórias. Você também pode se preparar com antecedência por meio de nossos simulados gratuitos. Saia na frente da concorrência e não deixe os seus estudos para a última hora!

  • 5 dicas para evitar a curva do esquecimento durante os estudos

Concurso Caixa: déficit de servidores

Em julho de 2022, a Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) encomendou um estudo para avaliar o déficit de servidores no banco. As informações foram repassadas, na época, pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Ao todo, existem pelo menos 20 mil cargos vagos, o que ressalta a necessidade de um novo concurso Caixa em 2023. Cada funcionário contratado, inclusive, ficou responsável em atender 1,7 mil clientes entre 2018 e 2021.

A instituição também perdeu aproximadamente 14,6 mil postos de 2015 a 2020, ainda conforme os estudos levantados pelo Dieese. Agora, vários outros servidores devem ser desligados por meio do PDV.

Concurso Caixa: o que é necessário para trabalhar no banco?

Além dos requisitos escolares, os interessados devem cumprir uma série de exigências para ser contratado via concurso Caixa. Confira:

  1. Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal e do Decreto nº 70.436/1972;
  2. Estar em gozo dos direitos políticos;
  3. Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  4. Estar quite com as obrigações eleitorais;
  5. Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2 deste edital;
  6. Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da contratação;
  7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  8. Não haver mantido relação empregatícia com a CAIXA encerrada por um dos motivos capitulados no art. 482 da CLT, ou por qualquer outro motivo, se, à época da rescisão, era arrolado(a) em processo administrativo disciplinar e este tenha sido finalizado com decisão pela rescisão por justa causa;
  9. Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, emprego ou função, inclusive como funcionário(a) autárquico(a), ou sob Contrato de Trabalho regido pela CLT, ou em serviço público, a quaisquer tipos de entidades: empresa pública; sociedade de economia mista, suas controladas ou coligadas; autarquia vinculada à União, estados, municípios e Distrito Federal, inclusive Fundação Civil mantida ou subvencionada pelo Poder Público, salvo nos casos de acumulação permitida pela Constituição Federal;
  10. Não estar em licença, ainda que não remunerada, de cargo ou emprego público que exerça na Administração Direta ou Indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios;
  11. Não ser servidor(a) público(a) que tenha solicitado vacância do cargo público que ocupava por outros motivos que não sejam exoneração, demissão ou posse em outro cargo inacumulável;
  12. Não ser aposentado(a) pelo INSS por invalidez;
  13. Não ser sócio(a), sócio(a)/gerente, sócio(a)/cotista, dirigente ou participar de Conselho e(ou) Administração de organização bancária ou qualquer outra empresa concorrente ou que transacione/possua contrato firmado com a CAIXA, salvo quando se tratar de sociedade anônima na qual o(a) candidato(a) não ocupe qualquer posição nos colegiados;
  14. Não ser proprietário(a), sócio(a), dirigente, administrador(a) ou procurador(a) de pessoa jurídica permissionária de Unidade Lotérica e, também, não ter cônjuge ou companheiro(a) que o seja. 3.16 Não ser proprietário(a), sócio(a), dirigente, administrador(a) ou procurador(a) de pessoa jurídica contratada como Correspondente CAIXA AQUI e, também, não possuir familiar que o seja. Para efeitos do disposto no subitem deste edital, considera-se como familiar o cônjuge, companheiro(a) ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau – pai(mãe), filhos(as), avós, netos(as), bisavós, bisnetos(as), irmãos(ãs), tios(as), sobrinhos(as), enteados(as), sogros(as), genros/noras, cunhados(as) e padrasto/madrasta;
  15. Não manter relação de emprego ou de prestação de serviço em organização bancária ou empresa concorrente da CAIXA, ainda que de natureza técnica ou especializada;
  16. Não ser prestador(a) de serviço, estagiário(a) ou bancário(a) temporário(a) em unidade da CAIXA ou Unidade Lotérica;
  17. Não possuir, contra si, sentença criminal condenatória que impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo;
  18. Não exercer atividade de magistério em instituição de ensino da rede pública.

Concurso Caixa: cargos previstos, requisitos e atribuições

A instituição financeira ainda não confirmou quais cargos serão contemplados com o novo concurso Caixa. De acordo com o acordo firmado pelo banco e o MPT, é possível que o edital contemple vagas para Técnico Bancário.

Outras carreiras, por outro lado, também podem constar no próximo edital de abertura. Por isso, vale a pena conhecer os principais cargos da Caixa, além de requisitos e atribuições correspondentes. Confira:

Técnico Bancário Novo no concurso Caixa

  • Requisitos: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação;
  • Atribuições: prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público; efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade; operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade; instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade; efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da Caixa; elaborar e redigir correspondências internas e(ou) destinadas aos clientes e ao público; preparar o movimento diário; manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente; dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade; realizar trabalho relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivo, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais; elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos, quando solicitado; realizar outras atribuições correlatas; divulgar e promover a venda dos produtos da Caixa.

Médico do Trabalho no concurso Caixa

  • Requisitos: diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e certificado de conclusão de curso de Especialização em Medicina do Trabalho, ambos registrados até a data de admissão;
  • Atribuições: atividade profissional destinada a atuar em programas de medicina e segurança no trabalho e prevenção e assistência à saúde, visando a preservar a saúde e a integridade física e mental dos empregados.

Concurso Caixa: salários e jornadas

O plano de cargos e salários da Caixa varia de acordo com os cargos e jornada semanal de trabalho. Atualmente, os valores estão definidos da seguinte maneira:

  • Técnico Bancário: salário inicial de R$ 3.762,00;
  • Outros cargos com jornadas de 30 horas semanais (nível superior): inicial em torno de de R$ 11,1 mil;
  • Outros cargos com jornadas de 40 horas semanais (nível superior): inicial em torno de R$ 14,9 mil.

Vale reforçar que os valores podem passar por ajustes pontuais, dependendo das necessidades e critérios adotados pela Caixa junto ao novo edital de abertura do próximo concurso.

Concurso Caixa: benefícios adicionais

Além dos salários iniciais, os candidatos aprovados no concurso Caixa também podem receber alguns benefícios, tais como:

  • Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  • Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente;
  • Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
  • Auxílio-refeição/alimentação;
  • Auxílio-cesta/alimentação;
  • Possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
  • Programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes;
  • Contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.

Concurso Caixa: documentos exigidos para a contratação

No ato da contratação via concurso Caixa, os seguintes documentos são geralmente cobrados:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
  • CPF;
  • Cédula de Identidade ou documento de identidade;
  • Título de Eleitor e Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
  • Certidão de nascimento, se solteiro(a);
  • Certidão de casamento, se casado(a);
  • Comprovante de escolaridade na forma do item 2 deste edital;
  • Uma fotografia 3x4 cm (de frente, colorida, com fundo branco e recente);
  • No caso de candidato de nacionalidade portuguesa, documento comprobatório da igualdade de direitos e obrigações;
  • Se candidato de outra nacionalidade, documento comprobatório de naturalização;
  • Termo de opção de remuneração, para servidores públicos aposentados e servidores militares reformados ou da reserva remunerada e apresentação do Termo de Responsabilidade, ambos conforme Decreto nº 2.027/1996 e Instrução Normativa nº 11/1996, do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, não exigíveis dos aposentados por tempo de serviço pelo INSS, nas condições do Regime Geral de Previdência Social (RGPS);
  • Declarações firmadas pelo(a) candidato(a) quando da apresentação para a etapa de comprovação de requisitos, em formulários próprios da CAIXA: 1) de não ter sofrido, no exercício profissional ou de qualquer cargo ou função pública ou privada, penalidade disciplinar por prática de atos desabonadores ou condenação por crime ou contravenção; 2) de que não existe contra a sua pessoa processo criminal, civil ou outro de qualquer espécie, impeditivo de sua contratação na CAIXA; 3) de que não existe contra a sua pessoa sentença penal condenatória que impeça o exercício das atividades inerentes ao cargo objeto de provimento; 4) de que não tem conduta incompatível com a atividade bancária; 5) de autorização irrestrita e irrevogável para que a CAIXA possa solicitar esclarecimentos a terceiros sobre todos os fatos relacionados às informações prestadas, especialmente quanto às declarações anteriores e às certidões apresentadas;
  • Certidão Negativa de Antecedentes Criminais, fornecida pelos Cartórios Judiciais Federal, Estadual ou Distrital onde o(a) candidato(a) houver residido nos últimos 5 anos, expedida no máximo, há 6 meses, ou dentro do prazo da validade consignado no documento;
  • Folha de Antecedentes, expedida pela Polícia Federal há, no máximo, 6 meses ou dentro do prazo de validade consignado no documento;
  • Folha de Antecedentes da Polícia dos Estados/do Distrito Federal onde houver residido nos últimos 5 anos, expedida no máximo há 6 meses ou dentro do prazo de validade consignado no documento.

Último concurso Caixa ocorreu em 2014

Organizado pelo Cebraspe, o último concurso Caixa ofertou nove vagas imediatas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. Os candidatos puderam se inscrever nos cargos de Técnico Bancário Novo, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Mecânico e Médico do Trabalho. As jornadas de trabalho foram definidas em 30 ou 40 horas semanais.

Cerca de 11,6 mil candidatos de nível médio foram convocados entre 2014 e 2023, além de 17 aprovados nos demais cargos. A presidente do banco, Rita Serrano, também anunciou em maio de 2023 a contratação de mais 800 que foram aprovadas em todas as etapas da seleção.

De acordo com ela, os candidatos começaram a ser convocados em junho e o trabalho, no caso, tem caráter imediato. Os novos contratados atuarão no atendimento de agências espalhadas pelo país, sendo que todos eles vão participar de cursos presenciais.

 

Na época, as taxas de inscrição foram definidas nos valores de R$ 43,00 para o cargo de Técnico Bancário Novo e R$ 74,00 aos demais. As isenções puderam ser solicitadas se os interessados fossem membros de família com baixa renda e estivessem inscritos no CadÚnico.

Concurso Caixa: etapas previstas

As mesmas etapas eliminatórias de 2014 podem ser levadas adiante no novo concurso Caixa. Por isso, vale a pena conhecê-las:

  • Provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório;
  • Provas discursivas de caráter eliminatório e classificatório com nota máxima de 20,0 pontos. A etapa consistiu em uma redação de texto dissertativo de até 30 linhas, versando sobre os tópicos de Conhecimentos Específicos;
  • Exames médicos admissionais de caráter eliminatório para aqueles que se classificarem nas etapas anteriores.

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no mesmo dia, com duração máxima de 4h30.

Concurso Caixa: sobre as provas objetivas

As provas objetivas do último concurso Caixa foram compostas por 120 itens de certo (C) ou errado (E), conforme sistemática adotada pela banca Cebraspe. De forma geral, os candidatos tiveram que se preparar para itens de Conhecimentos Básicos e Específicos. "O somatório dos itens das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 204,00 pontos", informou o edital na época.

No entanto, com a contratação da Fundação Cesgranrio para cuidar do novo edital e etapas, é provável que a avaliação seja composta por questões de múltipla escolha.

Confira as disciplinas que caíram no edital anterior do concurso Caixa:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica;
  • Conhecimentos Específicos.

Concurso Caixa: e as provas discursivas?

Em 2014, somente foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiveram classificação nas provas objetivas do concurso Caixa. A etapa teve valor máximo de 20,0 sob os seguintes critérios de avaliação:

  • Conteúdo, coesão e coerência;
  • Conhecimento do tema;
  • Capacidade de expressão na modalidade escrita;
  • Uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

"Nos casos de fuga ao tema, ou de não haver texto, o candidato receberá nota na prova discursiva igual a zero", informou o edital.

Concurso Caixa: critérios de desempate

Em caso de empate na nota final do último concurso Caixa, teria preferência aquele candidato que, na seguinte ordem:

  1. Tivesse idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);
  2. Obtivesse a maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  3. Obtivesse o maior número de pontos em Língua Portuguesa;
  4. Obtivesse a maior nota na prova discursiva;
  5. Tivesse maior idade;
  6. Tivesse exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal).

Concurso Caixa: o que pode cair nas provas para Técnico Bancário?

Pessoa mexendo em notebook ao fundo. Destaque para texto: concurso Caixa

Novo edital pode ser lançado em breve. Foto: Working From Home - Canva / montagem Concursos no Brasil.

Abaixo, listamos todo o conteúdo programático que foi cobrado em 2014 para o cargo de Técnico Bancário Novo. Mais informações podem ser consultadas no edital de abertura da época, disponível no site do Cebraspe.

Língua Portuguesa no concurso Caixa

  1. Compreensão e interpretação de textos;
  2. Tipologia textual;
  3. Ortografia oficial;
  4. Acentuação gráfica;
  5. Emprego das classes de palavras;
  6. Emprego do sinal indicativo de crase;
  7. Sintaxe da oração e do período;
  8. Pontuação;
  9. Concordância nominal e verbal;
  10. Regência nominal e verbal;
  11. Significação das palavras;
  12. Redação Oficial.

Matemática no concurso Caixa

  1. Juros simples e compostos: capitalização e descontos;
  2. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente;
  3. Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos;
  4. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento;
  5. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

Raciocínio Lógico no concurso Caixa

  • Princípios do raciocínio lógico: conectivos lógicos; diagramas lógicos; lógica de argumentação; interpretação de informações de natureza matemática; probabilidade.

Atualidades no concurso Caixa

  • Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais que desenvolvimento sustentável, ecologia, economia, educação, educação a distância, energia, política, redes sociais (Twitter, Facebook, Google+, Linkedin), relações internacionais, responsabilidade socioambiental, segurança, sociedade e tecnologia.

Ética no concurso Caixa

  1. Conceito de ética;
  2. Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional;
  3. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas;
  4. Código de Ética da CAIXA (disponível no site da CAIXA na Internet).

Legislação Específica no concurso Caixa

  1. Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial - beneficiários e critérios para saque);
  2. Lei nº 8.036/1990 (FGTS: possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS;
  3. Guia de Recolhimento (GRF);
  4. Lei Complementar nº 7/1970 (PIS);
  5. Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência);
  6. Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).

Conhecimentos Específicos para todos os polos, menos Tecnologia da Informação

  • Atendimento: 1. Legislação: Lei nº 8.078/1990 (dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências); Resoluções CMN/Bacen nº 3.694/2009 (dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras) e alterações posteriores. 2. Marketing em empresas de serviços: marketing de relacionamento. 3. Satisfação, valor e retenção de clientes. 4. Propaganda e promoção. 5. Telemarketing. 6. Vendas: técnicas de vendas de produtos e serviços financeiros do setor bancário;
  • Conhecimentos Bancários: 1. Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 2. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 3. Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação. 4. Sistema de pagamentos brasileiro. 5. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; sistema de seguros privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada. 6. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros. 7. Mercado Financeiro. 7.1. Mercado monetário. 7.2. Mercado de crédito. 7.3. Mercado de capitais: ações – características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão. 7.4. Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio – características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX. 8. Mercado primário e mercado secundário. 9. Produtos bancários: Programa Minha Casa Minha Vida; Crédito Rural – Agronegócio; Microcrédito Produtivo Orientado; Cartões; Penhor; Loterias; Financiamento Estudantil (FIES). 10 Correspondentes Bancários.

Conhecimentos Específicos apenas para o polo de Tecnologia da Informação

  • Tecnologia da Informação: 1. Fundamentos de computação. 2. Organização e arquitetura de computadores. 3. Componentes de um computador (hardware e software). 4. Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. 5. Princípios de sistemas operacionais. 6. Aplicações de informática. Família Windows e UNIX. 7. Redes de computadores. 7.1. Fundamentos de comunicação de dados. 7.2. Meios físicos de transmissão. 7.3. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores). 7.4. Estações e servidores. 7.5. Tecnologias de redes locais e de longa distância. 7.6. Arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação. 7.7. Arquitetura TCP/IP. 7.8. Arquitetura cliente servidor. 7.9. Conceitos de Internet e Intranet. 8. Engenharia de software. Noções sobre: Modelagem de processos, Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Arquitetura orientada a serviços. Métricas e estimativas de software. Análise por pontos de função. Conceitos básicos e aplicações. 9. Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Noções sobre: técnicas de elicitação de requisitos, especificação de requisitos e técnicas de validação de requisitos. Prototipação. 10. Desenvolvimento de sistemas: noções sobre linguagens de programação, programação em Java e COBOL, arquitetura e padrões de projeto JEE v6, desenvolvimento web em Java, Servlets, JSP e Ajax, interoperabilidade de sistemas, SOA e Web Services, Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e Soap, uso da linha de comando no Windows, segurança no desenvolvimento, práticas de programação segura. Revisão de código: conceitos e aplicações. 11. Testes de software: conceitos e aplicações. 11.1. Testes unitários, de integração e de aceitação: conceitos e aplicações. 11.2. Desenvolvimento orientado a testes: conceitos e aplicações. 12. Gerência de configuração: conceitos e práticas. 12.1. Uso de ferramentas de gerência de configuração. 12.2. Controle de defeitos: conceitos e práticas. 13 Bancos de dados. 13.1 Abstração e modelo de dados. 13.2 Sistemas gerenciadores de banco de dados. 13.3 Linguagens de definição e manipulação de dados. 13.4. Linguagem de consulta – SQL; conceitos e comandos PLSQL. Ferramentas de ETL. 14. Portais corporativos: arquitetura da informação, portlets e RSS. Ferramentas de Gestão de Conteúdos. Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. 15. Gestão e governança de TI. Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Gerenciamento de projetos – PMBOK 4ª edição. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento e ferramentas. Qualidade de software – CMMI/MPS-BR – Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade;
  • Conhecimentos Bancários: 1. Sistema de Pagamentos Brasileiro. 2. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros.

Concurso Caixa: seleção de 2021 ofertou vagas para PcDs

Além do concurso Caixa realizado em 2014, outra seleção contemplou vagas para o banco em 2021. As oportunidades foram exclusivamente destinadas para pessoas com deficiência (PcDs). Todas as etapas foram organizadas pela banca Cesgranrio.

Ao todo, o concurso Caixa da época ofertou 1.100 vagas em caráter imediato, além de 100 postos para cadastro reserva. As oportunidades foram distribuídas para os cargos de Técnico Bancário Novo (a nível nacional) e Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação (somente para o Distrito Federal).

Os candidatos tiveram que se preparar para as seguintes etapas do concurso Caixa, realizado em 2021:

  1. Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas de caracteres eliminatório e classificatório;
  2. Prova de Redação de caráter eliminatório;
  3. Análise do Laudo sobre a deficiência por Equipe Multiprofissional da condição declarada de deficiência, de caráter eliminatório;
  4. Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos, de caráter eliminatório;
  5. Procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para a contratação e Exames Médicos Admissionais, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Caixa.

O salário inicial foi definido no valor de R$ 3.000,00 para jornadas de 30 horas semanais.

Sobre a Caixa

YouTube video

A Caixa Econômica Federal, também conhecida como Caixa ou CEF, é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública. Ela conta com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal.

Além disso, também possui filiais em todo o território nacional, sendo diretamente vinculada ao Ministério da Fazenda (MF). Rita Serrano é a presidente atual do banco.

"O ano de 1969 foi um dos marcos na história da Caixa. O Decreto-Lei Nº 759 daquele ano a constituiu como uma empresa pública e deu a ela diversas obrigações e deveres, com foco em serviços de natureza social, promoção da cidadania e do desenvolvimento do país", detalha o banco.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade